Hospital Santa Cruz lança livro de 77 anos de história

 Publicação aborda a trajetória da Instituição como um marco da imigração japonesa

 

O Hospital Santa Cruz (HSC) está completando 77 anos de atividades. Para comemorar, a Instituição lança o livro “História do Hospital Santa Cruz – Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Dojinkai)”, que narra toda a trajetória do HSC.

 

resized_6_max

 

A cerimônia de lançamento da publicação ocorrerá nesta sexta-feira, 29 de abril, às 19 horas, no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, e contará com a presença do presidente do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa, além de diversas autoridades e pessoas ilustres representando a comunidade nipo-brasileira.

“Estou muito feliz em honrar um compromisso que assumi frente à presidência do Hospital Santa Cruz. A publicação sobre o HSC é muito importante, pois trata-se de uma história muito rica e profunda e tinha de ser transformada em livro para que a memória da comunidade nipo-brasileira pudesse ser preservada”, afirma Ishikawa.

A publicação foi baseada em minuciosa pesquisa histórica em diversos arquivos e bibliotecas públicos e privados, em acervos pessoais e em depoimentos de alguns de seus protagonistas. A trajetória da Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, também conhecida como Dojinkai, fundada em 1926, e do Hospital Santa Cruz, inaugurado em 1939, são um marco da história da imigração japonesa, assim como da fundação e do desenvolvimento de uma comunidade nipo-brasileira em São Paulo e no País. Trata-se, portanto, de importante data da história dos hospitais, da medicina e da saúde no Brasil.

O livro fala sobre saga da chegada dos primeiros imigrantes japoneses na primeira década do século 20 ao Brasil. Eles enfrentaram muitas dificuldades, seja a de se relacionar com os brasileiros e falar a língua portuguesa, como a difícil adaptação às condições locais. Muitos contraíram graves doenças e não tinham condições de serem tratados de forma adequada. Na época, o atendimento médico era precário e os imigrantes japoneses sofriam muito.

A publicação relata sobre como foi essencial a intervenção do então Cônsul do Japão em São Paulo, senhor Iwataro Uchiyama, em 1931, para criar a Associação Pró-Construção do Hospital para atender a comunidade japonesa, que também contou com importante apoio do Imperador Hiroito, que fez uma relevante doação para a viabilização do projeto de construção do Hospital. Também conta sobre como o Hospital Santa Cruz se consolidou como um Centro de Referência de Medicina, Saúde e Bem-Estar para a comunidade nipo-brasileira.

O livro foi patrocinado por entidades e empresas parceiras do Hospital: CNL Empreendimentos Imobiliários, Construtora HOSS Ltda, Fundação Kunito Miyasaka, NEC Corporation e Sakura. Participaram da coordenação do projeto a comissão editorial, composta por Renato Ishikawa, Léo Ota, Akihiro Ikeda, Isidoro Yamanaka, Masato Ninomiya, Michi Yamanaka, Paulo Yokota, Sonia Ninomiya e Yuli Fujimura. O projeto e a realização ficaram por conta da Editora Narrativa Um – Projetos e Pesquisa de História.

 

 

 

SERVIÇO

Evento de lançamento do livro “História do Hospital Santa Cruz – Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Dojinkai)”

Data: 29 de abril de 2016 (sexta-feira)

Hora: 19 horas

Local: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Endereço: Rua São Joaquim, 381 – 9º andar – Liberdade – São Paulo/SP

 

 

Sobre o Hospital Santa Cruz

O Hospital Santa Cruz completou em 29 de abril passado 76 anos de atividades ininterruptas, sendo a única entidade fundada pelos primeiros imigrantes em plena atividade e considerado um marco de intercâmbio nipo-brasileiro na área da saúde. Conhecido antigamente como “Nihon Byouin”, que significa Hospital Japonês, o Santa Cruz é referência em Oftalmologia, Ortopedia, Neurologia, Cardiologia entre outras especialidades e é reconhecido pelo atendimento humanizado e personalizado com profissionais bilíngues. Hospital de médio porte, com centro cirúrgico capacitado para atender todos os tipos de procedimentos, desde os mais simples até os de alta complexidade, dispõe de quatro salas para cirurgias oftalmológicas, nove salas para cirurgias em geral, 30 leitos de UTI (geral, neurológica e coronariana, sendo 10 leitos em cada um) e 139 leitos de internação. O Pronto Atendimento, bem como o Ambulatório, está preparado para atender as mais variadas especialidades médicas.

 

Site: www.hospitalsantacruz.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/santacruzhosp

LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/hospital-santa-cruz

 

Related Post

ARTE E CULTURA: Oshibana Art faz homenagem ao gra...   A 7ª Exposição de Oshibana Art acontece de 8 a 17 de novembro, das 10h às 19h, no Salão Nobre da Catedral Nossa Senhora do Líbano, localizad...
BATE-PAPO: Artista Erica Mizutani fala sobre sua c... O Sarau Conversar e a Livraria Martins Fontes promovem, na próxima quarta-feira, 14, das 19h15 às 21h30, A linguagem encantadora das cores, com a pres...
SOCIAL: MASAHARU TANIGUCHI MASAHARU TANIGUCHI – A Igreja Seicho-no-Ie Masaharu Taniguchi realizou no dia 13 de novembro, no Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de C...
COMUNIDADE: 9º Nikkey Matsuri comemora sucesso de ... Cerimônia de abertura do 9º Nikkey Matsuri (foto: Aldo Shiguti)   Como já havia ocorrido no ano passado, São Pedro mais uma vez insistiu e...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *