IKEBANA: Grande Exposição Coletiva apresenta ‘Hana – A flor e seus encantos’ dentro do Bunka Matsuri

A Associação de Ikebana do Brasil realiza neste fim de semana (21 e 22), no Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, a Grande Exposição Coletiva de Ikebana (Godo Katen). A abertura será nesta sexta-feira (20), a partir das 19h30, no Salão Nobre, no segundo andar da entidade. A exposição, que permanecerá aberta ao público no sábado e domingo no Hall de entrada e no Salão Nobre , reúne cerca de 70 arranjos feitos por 100 professoras das 12 escolas que compõem a associação: Instituto de Ikebana do Brasil, Associação Cultural de Ikebana Koguetsu Ryu, Sogetsu Ryu, Ohara Ryu, Shoguetsudo Koryu, Sogetsu Ryu Brasília Study Group, Associação de Ikebana Kado Ikenobo, Tatibana da América Latina, Saga Ryu, Kado Misho Kai, Ikenobo Kadokai Nambei Shibu, Ikebana Sanguetsu e Seiguetsu Ryu.

 

Programação de Hana foi dividida em quatro itens básicos e envolve o ritual da cerimônia de chá  (foto: divulgação)

Programação de Hana foi dividida em quatro itens básicos e envolve o ritual da cerimônia de chá (foto: divulgação)

 

Kadô – Este ano, a Grande Exposição, que integra a programação da nona edição do Bunka Matsuri –  que acontece neste domingo nas dependências da entidade reunindo diversas atividades (leia matéria publicada na edição passada do Jornal Nippak – apresenta como novidade o evento “Hana – A flor eseus encantos”, que será realizado no sábado, das 14 às 18 horas, no Grande Auditório. A ideia é apresentar as diversas formas de expressão estética a partir do Kadô, a arte do arranjo floral.

“Homenageando os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e os 60 anos de fundação do Bunkyo, decidimos montar esse programa especial reunindo algumas das manifestações da cultura clássica japonesa tomando como como referência o ikebana”, explica Erisson Thompson de Lima, presidente da Comissão de Ikebana do Bunkyo e da Associação Ikebana do Brasil.

A programação de “Hana” foi dividida em “quatro itens básicos” que envolvem dança clássica, cerimônia do chá, queima de carvão para o preparo do chá, queima de incenso, shodô e ikebana. Abrem a dança tradicional japonesa a peça “Rikka” (Neve), e demonstração de Cerimônia do Chá. A dança, jiutamai “Yuki – Neve”, é acompanhada da cerimônia do chá com os utensílios de chá que são transportados numa caixa de madeira laqueada e faz menção ao tema da dança.

 

O presidente da Associação de Ikebana do Brasil, Erisson Thompson (foto: divulgação)

O presidente da Associação de Ikebana do Brasil, Erisson Thompson (foto: divulgação)

 

A apresentação terá a participação da grão-mestre da Escola Ikeshiba de Dança Japonesa, Midori Ikeshida, e do mestre do Centro de Chadô Urasenke do Brasil, Sôkei Hayashi. A segunda apresentação chama-se “Flor, Carvão, Incenso”, uma das Sete Cerimônias Shichijishiki., criadas com a finalidade de treinar e aperfeiçoar o espírito do Chadô (caminho da cerimônia do chá).

Nesta edição será apresentada somente a primeira parte, Shaza, em que os convidados são responsáveis por fazer os arranjos de flor, colocar os pedaços de carvão para o preparo do chá e queimar o incenso. Após esses preparaticvos é que o anfitrião inicia o efetivo preparo do chá.

Após a queima do carvão, terá início a leitura do Sutra do Coração da Grande Sabedoria Perfeita pelo Dôsho Saikawa / Yoshiki Tahara do Templo Bushunji, sede da Missão Soto Shu para a América do Sul.

Na sequência, haverá a demonstração de shodô pelo mestre Gissem Kobayashi, que ministra aulas na Associação Centro Social Ibaraki do Brasil. Na ocasião, ele estará fazendo a demonstração da caligrafia japonesa em papel de três metros de comprimento.

A série de atividades será encerrada com a demonstração de ikebana com mestres das 12 escolas que formam a Associação Ikebana do Brasil.

 

 

 

Grande Exposição Coletiva de Ikebana

Quando: Dias 21 e 22. Sábado e domingo, das 9 às 18 horas

Onde: Hall de entrada e Salão Nobre do Bunkyo

Entrada franca

 

Hana – A flor e seus encantos

Quando: Dia 21 (sábado), das 14 às 18 horas

Onde: Grande Auditório do Bunkyo

Entrada franca

 

Bunkyo: Rua São Joaquim, 381 (próximo à estação São Joaquim do metrô)

Informações pelo telefone:

11/3208-1755

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
ESPETÁCULO: Ainda dá tempo de garantir seu ingress... Itsuki Hiroshi (Foto: divulgação)   Os fãs do cantor Itsuki Hiroshi já estão em contagem regressiva para o show In Brazil que será realiza...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
CAMPINAS: Isadora Kataoka visita o Brasil A cantora Isadora Kataoka, em passagem rápida pelo Brasil, reviveu bons momentos e, com muita emoção, reencontrou familiares e amigos em Campinas (SP)...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *