IKEBANA: SÃO PAULO RECEBE A EXPOSIÇÃO “SOGETSU, THE FLOWER BECOMES ME”

De hoje até domingo (6 a 9), acontece a exposição “Sogetsu, The Flower becomes me” no lobby do Hotel Transamérica, na zona Sul da capital paulista. Para comemorar os 90 anos da Sogetsu no Japão e no Brasil, a Escola Sogetsu de Ikebana expõe 40 trabalhos na mostra. Destaque para o Taisaku (arranjo grande) homenagem a professora veterana Reiko Kenmoku.

Em entrevista a professora e escritora, Hilda Tagusagawa destaca a importância da Ikebana no Brasil e seus efeitos. “A Escola Sogetsu de Ikebana está no Brasil desde a década de 1950, porém sua sede está no Japão há 90 anos”, afirma. “A Ikebana Sogetsu pode ser criada em qualquer momento, por qualquer pessoa em em qualquer lugar do mundo. O Brasil com sua riqueza e biodiversidade da flora, conduz os ikebanistas modernos e de vanguarda com características que cativaram e conqistaram um grande público”, destaca a sensei Tagusagawa.

 

A professora e escritora Hilda Tagusagawa. Foto: Luci Judice Yizima

A professora e escritora Hilda Tagusagawa. Foto: Luci Judice Yizima

 

De acordo com Hilda, a Escola Sogetsu de Ikebana está presente em mais de 30 países. A escola possui mais de 800 alunos em todo o Brasil, participa de diversos eventos, workshops , demonstrações e exposições, além de trabalhos em espaços públicos e privados. “Sempre refletindo a liberdade de criar com flores, valorizando harmonia e beleza”, Finaliza Hilda.

 

Tradição – A Ikebana é o trabalho artesanal de transformação de flores e galhos em obras de arte incorporando materiais diversos como cerâmica, metal, bambu, ferro, pedra e outros em sua composição, privilegiando a criatividade e a visão muito particular do mundo contemporâneo através de criações instigantes e inusitadas do artista. É um dos pilares da cultura tradicional japonesa.

A ikebanista pertence à Escola Sogetsu, fundada em 1927, por Sofu Teshigahara, responsável por importantes mudanças na forma de expressão artística clássica, marcando o início da Ikebana moderna, em que a flor deixa de ser meramente flor, assumindo então a personalidade do artista.

Hilda, desde 1990 dedica-se a Ikebana através do ensino em cursos, workshops e demonstrações ocasionais e da participação em associações de Ikebana, responsáveis por exposições e atividades de ensino.

 

LUCI JUDICE YIZIMA

LUCI JUDICE YIZIMA

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
LUCI JUDICE YIZIMA

Últimos posts por LUCI JUDICE YIZIMA (exibir todos)

     

     

    Exposição de Ikebana

    “Sogetsu, The Flower becomes me”

    Onde: Hotel Transamérica – Lobby – Av. das Nações Unidas, 18591 – Vila Almeida, São Paulo – SP

    Quando: 06 a 09 de Outubro

    Entrada Gratuita

     

     

    afife-600

    Related Post

    ESPETÁCULO: Grupo japonês YUI se apresenta gratuit... Depois do enorme sucesso no ano passado, o grupo YUI - Trio de Instrumentos Tradicionais do Japão volta ao Brasil para duas únicas apresentações. O pr...
    KARAOKÊ: VI Taikai Kazue Kakazu Kayo Kyoshitsu reú... Realizado no último dia 28, nas dependências da Associação dos Shizuoka Kenjin do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo, o VI Karaokê Taikai Ka...
    COMUNIDADE: Festival da Abeuni comemora 10 anos ne... A Abeuni (Aliança Beneficente Universitária) realiza neste domingo (4), no Colégio Santa Amália (próximo à estação Saúde do metrô), mais um tradiciona...
    LITERATURA: Editora Satry lança ‘A história de Bud...   O fenômeno editorial japonês que revolucionou a forma de ver os quadrinhos em todo o mundo agora conta a origem do budismo. A história de Bu...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *