INDAIATUBA: 25ª edição da Festa do Sushi celebra cultura e gastronomia japonesa neste final de semana

A Acenbi (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) realiza neste fim de semana (dias 15 e 16), no Pavilhão da Viber, a 25ª edição da Festa do Sushi de Indaiatuba. Com entrada franca, o festival, que celebra a gastronomia e a cultura japonesa, tem a finalidade de angariar recursos para a manutenção da Escola de Língua Japonesa da Acenbi.

 

Asayuki Kamada, Roberto Ioneda, Patrício Moniwa e Massao Kanesaki (a partir da esquerda) (Foto: divulgação)

Asayuki Kamada, Roberto Ioneda, Patrício Moniwa e Massao Kanesaki (a partir da esquerda) (Foto: divulgação)

 

A Festa do Sushi, que conta com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, integra o calendário de eventos do município e é considerado uma das principais atrações de toda a região.

Durante os dois dias, o público poderá saborear uma grande variedade da tradicional iguaria da culinária japonesa que dá nome à festa. Mas o setor gastronômico não se resume apenas à degustação de sushis e sashimis. Serão oferecidos também outros pratos orientais já conhecidos pelos frequentadores habituais, como yakissoba, tempurá, udon, harumaki e guioza..

Os apreciadores da culinária japonesa poderão experimentar ainda pratos pouco conhecidos como o takoyaki e o okonomiyaki. Além disso, estarão disponíveis outras opções na área alimentícia, como batata espiral, pastel, massas (ravioli, rondele, nhoque), doces e bebidas.

“Serão servidos mais de 60 pratos típicos”, informa o presidente do conselho administrativo da Escola de Língua Japonesa e coordenador da Festa do Sushi, Patrício Moniwa. A expectativa é de receber cerca de cinco mil pessoas nos dois dias de festa, de acordo com Moniwa.

 

(Foto: Aldo Shiguti)

(Foto: Aldo Shiguti)

 

Exposição – Além da gastronomia, a Festa do Sushi tem também a finalidade de divulgar a cultura japonesa por meio de manifestações como a dança, canto, taiko e artes. O público poderá apreciar no local exposições de cerâmica, bonsai e ikebana. Os visitantes poderão também adquirir uma grande variedade de produtos típicos nos estandes comerciais.

Já as crianças terão um local especial para se divertir, o Espaço Kids. Outras opções para o entretenimento são os workshops ministrados pela Escola de Língua Japonesa, onde serão apresentadas algumas atividades desenvolvidas em seu dia a dia, como o origami.

As principais atrações artísticas são a cantora Karen Ito e o saxofonista Derico. Mas haverá ainda diversão para todos os gostos: danças, taiko e show de mágica.

Durante todo o evento, o público poderá participar de sorteio de brindes.

 

Apresentação de taiko é uma das atrações da Festa do Sushi (Foto: divulgação)

Apresentação de taiko é uma das atrações da Festa do Sushi (Foto: divulgação)

 

 

Posto de arrecadação – Como acontece nos principais eventos promovidos pela Acenbi, a Festa do Sushi servirá mais uma vez de posto de arrecadação de donativos para o Funssol (Fundo de Solidariedade). Qualquer pessoa poderá colaborar levando um quilo de alimento não perecível e entregá-lo no ponto de coleta localizado na entrada da Víber.

 

Escola de Língua Japonesa – Conhecida também como Nitigo Gakko, a Escola de Língua Japonesa integra o mesmo prédio da EMEB Miyoji Takahara, onde mantém parceria com a prefeitura de Indaiatuba. Está localizada nas dependências do Centro Esportivo da  Acenbi (Rua Chile, 689 – Vila Castelo Branco – Tel. 3834-7108/ 3834-2584).

O Nitigo Gakko não tem fins lucrativos e sua manutenção depende das mensalidades dos alunos e do trabalho voluntário dos associados e da comunidade. A Festa do Sushi representa uma das principais fontes de renda do trabalho voluntário.

A escola oferece cursos para crianças e adultos nos períodos diurno e noturno. Além do idioma, são ministradas também aulas de cultura japonesa. Os cursos são destinados a todas as pessoas interessadas em conhecer o idioma e a cultura japonesa.

Desde o início de sua fundação, a Escola de Língua Japonesa tem a sua história intimamente ligada à Acenbi. Os primeiros imigrantes que formaram a associação no município tinham entre suas principais prioridades manter uma escola e as atividades esportivas para os filhos.

“A língua é a maior ferramenta que um povo possui para a transmissão de sua cultura, costumes e valores através de gerações”, explica Moniwa.

 


 

 

Festa do Sushi de Indaiatuba

(15 e 16 de agosto)

Sábado: 12h às 23h (almoço e jantar)

Domingo: 12h às 15h (almoço)

Pavilhão da Víber – Rua Almirante Tamandré, 675 – Cidade Nova

 

 

 

 

Related Post

MINAS GERAIS / CINEMA: Espasmos do Medo – Terror A... Parte final da trilogia que revisitou filmes de terror das décadas de 70 e 80, a mostra Espasmos do Medo – Terror Anos 90 traz para o Cine Humberto Ma...
TURISMO: Pará e Ciptur garantem segurança em recep... Belém recebe, no próximo dia 28, o navio cruzeiro Azuka, que traz ao Estado 600 turistas japoneses. A embarcação, que antes de Belém passa pelo Rio de...
CIDADES/ANDRADINA: Jamil Ono disputa a fase nacion... No próximo 15 de maio, o prefeito de Andradina, Jamil Ono (PT) vai participar da fase Nacional do 7º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Sebrae. No ev...
SÃO PAULO: Vereador Aurélio Nomura é homenageado c... A Associação Beneficente e Cultural da Comunidade do Hospital das Clínicas da USP realizou no último dia 27, na Câmara Municipal de São Paulo, cerimôn...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *