INDAIATUBA: Escola de Língua Japonesa abre matrículas para 2014

 

Cursos destinam-se não apenas ao ensino do idioma, mas também aos interessados em conhecer a cultura japonesa

 

O Nitigo Gakko, Escola de Língua Japonesa da ACENBI, está com as matrículas abertas para o ano letivo de 2014. Os cursos destinam-se não apenas ao ensino do idioma, mas também aos interessados em conhecer a cultura japonesa. O início das aulas está marcado para o dia 27 de janeiro.

A escola oferece cursos divididos em turmas seriadas de acordo com o nível de aprendizado do aluno, idade ou interesse específico (trabalho, viagem, intercâmbio). As aulas para crianças e adolescentes são determinadas em nível introdutório, básico e intermediário.

 

Apresentação de alunos durante encerramento do ano: atividade cultural (foto: divulgação)

 

Já o curso para adultos é constituído de cinco módulos e tem como foco principal a “conversação business”. A escola mantém ainda turmas especiais para pessoas da terceira idade.

Os interessados em conhecer os cursos do Nitigo Gakko podem procurar a secretaria para obter mais esclarecimentos específicos. Segundo Eliza Mukai, coordenadora pedagógica da escola, nesse primeiro contato são fornecidas as informações básicas dos propósitos do estudo.

 

 

Sem fins lucrativos

 

Eliza Mukai: conjunto de conhecimentos (foto: divulgação)

O Nitigo Gakko pertence à ACENBI (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) e, portanto, não tem fins lucrativos. É mantido pelas mensalidades dos alunos e pela colaboração dos associados e de toda a comunidade. “Um dos principais exemplos dessa ajuda é a Festa do Sushi, tradicional evento gastronômico e cultural da cidade, para arrecadar verba para a escola”, cita Eliza.

“Sua finalidade não é apenas ensinar a língua japonesa, mas transmitir a cultura e seus costumes”, explica Eliza. Portanto, os cursos não se restringem apenas ao ensino de conversação, leitura e escrita, mas também a transmissão de um conjunto de conhecimentos sobre a cultura japonesa.

Nos cursos destinados a jovens, os alunos aprendem caligrafia (escrita com pincel), desenho, dança, música, ginástica, culinária e teatro durante as aulas. “Dispomos também de recursos tecnológicos para enriquecer as aulas com materiais visuais e de compreensão auditiva”, complementa a coordenadora pedagógica.

 

 

Origem

 

A Escola de Língua Japonesa da ACENBI faz parte da história da formação da primeira associação de imigrantes japonesesem Indaiatuba. Noinício, as poucas famílias se reuniam para se auxiliarem mutuamente na sobrevivência. Com a vinda de outras famílias ao município, a associação decidiu criar uma escola de língua japonesa para atender crianças e jovens.

O Nitigo Gakko vem acompanhando toda a evolução da história da ACENBI, fundada oficialmente em 7 de setembro de1947. Aescola representa um dos principais alicerces da entidade na divulgação e preservação da cultura japonesa aos descendentes e não descendentes no município e na região.

A ACENBI mantém parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba por meio de um projeto conjunto para divulgar a língua e a cultura japonesa aos alunos da EMEI Miyoji Takahara. Nessa unidade, os professores do Nitigo Gakko levam as primeiras noções sobre a milenar cultura às crianças.

 

 

Sobre a ACENBI

 

Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a ACENBI é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, na rua Chile, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

As atividades da ACENBI são abertas a todos os interessados.

 

 

Nitigo Gakko – Escola de Língua Japonesa de Indaiatuba

Rua Chile, 689 – Jardim América

Tel. 3834-7108 3834-2584

escola@acenbi.org.br ou nitigo.idt@terra.com.br

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ENTREVISTA: HARUMI GOYA: ‘A comunidade nikkei semp... Primeira mulher a presidir o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) – considerada a principal entidade representati...
LINS/SP: NIKKEYS DE LINS NO SAMBRÓDOMO , VISANDO O... O objetivo é a apoteose no Carnaval de 2016, quando se comemoram os cem anos da chegada dos primeiros imigrantes em Lins. Os foliões são da Associação...
SOCIAL: Homenagem o desembargador aposentado do Tr... HOMENAGEM – A Aliança Cultural Brasil-Japão organizou um jantar de adesão no último dia 14, no Buffet Colonial (zona sul de São Paulo) para cerca de 6...
MARINGÁ-PR: O 24º Festival Nipo Brasileiro de Mari...   Bon Odori (foto: divulgação) A comunidade japonesa está em contagem regressiva para o Festival Nipo Brasileiro de Maringá, que este ano ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *