INDAIATUBA: Fumio Kato recebe título de ‘Cidadão Indaiatubano’

 

Fumio Kato com uniforme do ensino médio em foto de 1949 ainda no Japão (foto: divulgação)

Fumio Kato com uniforme do ensino médio em foto de 1949 ainda no Japão (foto: divulgação)

O imigrante japonês e empresário Fumio Kato foi um dos seis homenageados na sessão solene realizada nesta quarta-feira (30 de julho), no plenário da Câmara dos Vereadores de Indaiatuba. Ele se tornou cidadão honorífico indaiatubano por indicação do vereador Massao Kanesaki (DEM).

Entre as principais justificativas de Kanesaki à indicação de Kato estão seus longos anos de dedicação e apoio ao crescimento cultural e econômico do município. Outros trabalhos relevantes prestadas pelo homenageado em prol da cidade, de acordo com citações do vereador: contribuiu sempre para as constantes parcerias com entidades do município por meio da ACENBI, para a organização da Festa do Tomate e da Festa das Nações, no intercâmbio de jogos esportivos e em festas beneficentes.

Fumio Kato nasceu na cidade de Kiryu, na província japonesa de Gunma, em 1932, e chegou a Indaiatuba em 1962. Formado em Técnico Agrícola no Japão, dedicou-se à produção de frutas (atemoia, abacate e caqui) e de ovos e criação de gado de corte. Foi presidente da Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) por três gestões: 1979-1980, 1987-1988 e 1993-1994. Desde 2010, é presidente de honra da associação.

O homenageado tem um extenso histórico de trabalhos dedicados à construção do Centro Esportivo da Acenbi, viabilizando a construção do campo de futebol, quadras de gatebol e de tênis, arquibancada do campo de beisebol e piscinas, além do prédio da escola de língua japonesa.

 

Fumio Kato com a esposa Kazue e os filhos Maria Lucia e Augusto (foto: divulgação)

Fumio Kato com a esposa Kazue e os filhos Maria Lucia e Augusto (foto: divulgação)

 

Fumio Kato é casado com dona Kazue e tem quatro filhos: Margarida Teruko, Maria Lucia Emi, Augusto Hirofumi e Wilson Kiyosi. Durante a solenidade na Câmara dos Vereaxores, ele proferiu seu discurso de agradecimento em japonês, sendo traduzido para o português por seus filho Augusto.

Além de Fumio Kato, na sessão de 30 de julho receberam o título de “Cidadão Indaiatubano” Carmen Ajala, Massue Tashiro (Diva), Rosa Maria Buzinaro e Marcelo Valentin. Giovanna Costa Martins recebeu o título de “Esportista do Ano”.

 

Fumio Kato recebe homenagem ao lado da esposa Kazue e ladeado pelo prefeito Reinaldo Nogueira e esq. vereador Massao Kanesaki (foto: divulgação)

Fumio Kato recebe homenagem ao lado da esposa Kazue e ladeado pelo prefeito Reinaldo Nogueira e esq. vereador Massao Kanesaki (foto: divulgação)

 

 

Sobre a Acenbi – Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a Acenbi é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, na rua Chile, a Acenbi conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

As atividades da Acenbi são abertas a todos os interessados. Veja mais detalhes no website da entidade: www.acenbi.org.br

 

 
 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ENTIDADES NIKKEIS DO INTERIOR: 3º ENCONTRO DE ENTI... A Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão e a Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, com apoio da  Uces ...
PALESTRAS: Hidemitsu Miyamura faz palestra sobre H...   Hidemitsu Miyamura (foto: Luci Judice Yizima) A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social abre as portas para dar...
SILVIA IN TOKYO: NOVIDADE PARA O MUNDO DA ANIMAÇÃO... OPENTOONZ: PROGRAMA PARA PRODUÇÃO ANIMAÇÃO USADO PELO ESTÚDIO GHIBLI É LIBERADO AO PÚBLICO         Para os produt...
ENTIDADES: Eiji Denda toma posse como novo preside... A Associação Naguisa realizou no dia 31 de março a sua Assembléia Geral, quando foram realizadas as eleições para a nova Diretoria do biênio 2017/2018...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *