INDAIATUBA-SP: Gastronomia, exposições e apresentações musicais compõem cardápio da 23ª Festa do Sushi

 

Evento será realizado neste sábado, 17, no Pavilhão da Viber; a entrada é gratuita

 

Gastronomia japonesa, exposições artísticas e apresentações musicais, incluindo o premiado cantor Joe Hirata, são as principais atrações da 23ª Festa do Sushi, que a ACENBI (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) promove nesse sábado (dia 17 de julho) no Pavilhão da Víber. Um dos mais tradicionais festivais da culinária japonesa do município e região, que acontece das 12:00 às 23:00 hs., conta com o apoio da prefeitura do município.

 

Apresentação da associada Mayuri Kato em 2012: danças folclóricas (foto: divulgação)

 

A entrada é gratuita, mas os organizadores do evento solicitam dos visitantes a doação de um quilo de alimento não perecível que será encaminhado a entidades assistenciais por meio do Funssol.

Gilson Toda: público maior a cada ano (foto: divulgação)

A Festa do Sushi é realizada anualmente com a finalidade de arrecadar recursos para a escola de língua japonesa, a Nitigo Gakko, além de divulgar elementos da cultura japonesa. De acordo com Gilson Toda, presidente do Conselho Administrativo da entidade, o evento vem registrando um público maior a cada ano. “Isso comprova o quanto a população aprecia a gastronomia japonesa”, analisa.

 

 

 

Sushi

A Festa do Sushi apresenta uma grande variedade de sushis, sendo o mais conhecido o niguiri-zushi (em tradução livre, algo como “sushi que se segura com as mãos”). Trata-se de um bolinho de arroz com a forma de um “bocado”, com tempero levemente ácido e adocicado, com um complemento em cima cuidadosamente fatiado.

O complemento mais comum do niguiri-zushi é o peixe cru, mas podem ser usadas combinações como frutos do mar, ovo, vegetais ou frutas. O sushi é tradicionalmente acompanhado de wasabi (raiz forte ralada) e shoyu (molho de soja).

Além do festival de sushis, o público pode apreciar outras iguarias da culinária japonesa, como o temaki (alga marinha recheada com arroz e complementos), yakisoba (macarrão com carnes e vegetais), sashimi (peixe cru fatiado e temperado) e udon (macarrão com caldo típico japonês).

 

 

Danças, taiko e Joe Hirata

A Festa do Sushi oferece ainda uma diversificada atração para o público de todas as idades. São apresentações de danças folclóricas, taiko (orquestra de tambores) e do cantor Joe Hirata, como principal convidado do evento.

 

O grupo de taiko após a apresentação do ano passado: para todas as idades (Foto: divulgação)

 

O público pode apreciar também exposições de bonsai (árvores verdadeiras em miniatura), ikebana (arranjos florais) e oshi-bana (artesanato com flores secas), além de aproveitar o parquinho para crianças. Durante a festa, são feitos sorteios de brindes, entre eles uma bicicleta elétrica Lev.

 

 

Sobre a Nitigo Gakko

A escola de língua japonesa sempre esteve ligada à história da fundação da ACENBI desde seus primeiros tempos. Além do ensino da língua, a Nitigo Gakko tem o objetivo de preservar a cultura japonesa.

A instituição mantém cerca de 100 alunos nos períodos na manhã, tarde e noite e ainda nas aulas de sábado. “As aulas são abertas a todos os interessados, inclusive para os não associados”, explica Gilson Toda.

 

 

Sobre a ACENBI

Sediada  em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a ACENBI é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A entidade é mantenedora da escola de língua japonesa Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol, quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, a entidade mantém amplo auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

Veja mais detalhes no website da entidade: acenbi.org.br.

 

 

Serviço:

23ª Festa do Sushi de Indaiatuba

Sábado, 17 de agosto, das 12:00 às 23:00 hs.

Entrada gratuita

 

Pavilhão da Víber

Avenida Almirante Tamandaré, 675 – Cidade Nova II – Indaiatuba-SP.

 

Nitigo Gakko

Rua Chile, 689 – Vila Castelo Branco – Indaiatuba-SP.

Tel. (19) 3834-7108 – 3834-2584.

 

Facebook

www.facebook.com/festadosushi

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SOCIAL: A Associação Cultural e Assistencial Nipo ...   Música – A Associação Cultural e Assistencial Nipo Brasileira do Jabaquara realizou o XVI Karaokê Taikai do Jabaquara, em 25 de novembro, na...
OSASCO: 7º Japan Matsuri celebra 40 anos de irmand... Considerado o maior evento de cultura de Osasco (região da Grande São Paulo), o Japan Matsuri – Festival da Cultura Japonesa – celebra este ano os 40 ...
TOMIE OHTAKE – EM MEMORIA DA CIDADE A exposição dá continuidade à pesquisa sobre obras públicas de Tomie Ohtake, desta vez analisando o mural da Ladeira da Memória e o Monumento 80 Anos ...
ACENBI: Indaiatuba sedia 27ª edição do Concurso da...   Evento será realizado neste domingo (4) no Ciaei de Indaiatuba, das 8 às 20:30   A Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *