INDAIATUBA-SP: Gastronomia, exposições e apresentações musicais compõem cardápio da 23ª Festa do Sushi

 

Evento será realizado neste sábado, 17, no Pavilhão da Viber; a entrada é gratuita

 

Gastronomia japonesa, exposições artísticas e apresentações musicais, incluindo o premiado cantor Joe Hirata, são as principais atrações da 23ª Festa do Sushi, que a ACENBI (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) promove nesse sábado (dia 17 de julho) no Pavilhão da Víber. Um dos mais tradicionais festivais da culinária japonesa do município e região, que acontece das 12:00 às 23:00 hs., conta com o apoio da prefeitura do município.

 

Apresentação da associada Mayuri Kato em 2012: danças folclóricas (foto: divulgação)

 

A entrada é gratuita, mas os organizadores do evento solicitam dos visitantes a doação de um quilo de alimento não perecível que será encaminhado a entidades assistenciais por meio do Funssol.

Gilson Toda: público maior a cada ano (foto: divulgação)

A Festa do Sushi é realizada anualmente com a finalidade de arrecadar recursos para a escola de língua japonesa, a Nitigo Gakko, além de divulgar elementos da cultura japonesa. De acordo com Gilson Toda, presidente do Conselho Administrativo da entidade, o evento vem registrando um público maior a cada ano. “Isso comprova o quanto a população aprecia a gastronomia japonesa”, analisa.

 

 

 

Sushi

A Festa do Sushi apresenta uma grande variedade de sushis, sendo o mais conhecido o niguiri-zushi (em tradução livre, algo como “sushi que se segura com as mãos”). Trata-se de um bolinho de arroz com a forma de um “bocado”, com tempero levemente ácido e adocicado, com um complemento em cima cuidadosamente fatiado.

O complemento mais comum do niguiri-zushi é o peixe cru, mas podem ser usadas combinações como frutos do mar, ovo, vegetais ou frutas. O sushi é tradicionalmente acompanhado de wasabi (raiz forte ralada) e shoyu (molho de soja).

Além do festival de sushis, o público pode apreciar outras iguarias da culinária japonesa, como o temaki (alga marinha recheada com arroz e complementos), yakisoba (macarrão com carnes e vegetais), sashimi (peixe cru fatiado e temperado) e udon (macarrão com caldo típico japonês).

 

 

Danças, taiko e Joe Hirata

A Festa do Sushi oferece ainda uma diversificada atração para o público de todas as idades. São apresentações de danças folclóricas, taiko (orquestra de tambores) e do cantor Joe Hirata, como principal convidado do evento.

 

O grupo de taiko após a apresentação do ano passado: para todas as idades (Foto: divulgação)

 

O público pode apreciar também exposições de bonsai (árvores verdadeiras em miniatura), ikebana (arranjos florais) e oshi-bana (artesanato com flores secas), além de aproveitar o parquinho para crianças. Durante a festa, são feitos sorteios de brindes, entre eles uma bicicleta elétrica Lev.

 

 

Sobre a Nitigo Gakko

A escola de língua japonesa sempre esteve ligada à história da fundação da ACENBI desde seus primeiros tempos. Além do ensino da língua, a Nitigo Gakko tem o objetivo de preservar a cultura japonesa.

A instituição mantém cerca de 100 alunos nos períodos na manhã, tarde e noite e ainda nas aulas de sábado. “As aulas são abertas a todos os interessados, inclusive para os não associados”, explica Gilson Toda.

 

 

Sobre a ACENBI

Sediada  em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a ACENBI é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A entidade é mantenedora da escola de língua japonesa Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol, quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, a entidade mantém amplo auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

Veja mais detalhes no website da entidade: acenbi.org.br.

 

 

Serviço:

23ª Festa do Sushi de Indaiatuba

Sábado, 17 de agosto, das 12:00 às 23:00 hs.

Entrada gratuita

 

Pavilhão da Víber

Avenida Almirante Tamandaré, 675 – Cidade Nova II – Indaiatuba-SP.

 

Nitigo Gakko

Rua Chile, 689 – Vila Castelo Branco – Indaiatuba-SP.

Tel. (19) 3834-7108 – 3834-2584.

 

Facebook

www.facebook.com/festadosushi

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ESPETÁCULO: Grupo de Dança Contemporânea Coreana s... Modern Table realiza wokshops e apresenta o espetáculo gratuito Darkness Poomba no Centro Cultural São Paulo   O Centro Cultural Coreano no B...
ERIKA TAMURA: Michel Teló no Japão Michel Teló e Erika Tamura (foto: Ricardo Ogura)       Essa semana o Japão recebeu de braços abertos o cantor brasileiro m...
FALECIMENTO: Comunidade perde Tomie Ohtake, a prim... A comunidade nipo-brasileira perdeu uma de suas referências nas artes plásticas. Faleceu no último dia 12, aos 101 anos de idade, a artista plástica T...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: QUE GAFE DESSE SARGENTO NIKK... Confessando, por motivo religioso, ter apagado um integrante de assaltantes de caixas eletrônicos na capital, ele colocou também 17 seus colegas em si...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *