INFORME PUBLICITÁRIO: Hatiro Shimomoto com o imperador do Japão

A maior honra na vida do ex-deputado estadual, Hatiro Shimomoto, foi ter sido homenageado pelo Governo de Wakayama. Além de ter sido recepcionado como uma autoridade e hóspede oficial dessa província, reservaram a ele e a esposa, a suíte imperial onde se hospedou o imperador Hiroito e a imperatriz Nagako, na cidade de Wakayama.

Normalmente, os aposentos utilizados pelo imperador não se destinam a outros hóspedes.

No caso de Hatiro Shimomoto foi uma deferência especial, pois quando deputado estadual pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, teve a honra de ciceronear o governador Ohashi, de Wakayama, durante sua estada no Brasil.

O hotel fica junto ao mar e as melhores suítes estão no quinto andar – pela paisagem, jardins e árvores. Entretanto, no Japão é tradição no qual ninguém deve ficar acima do imperador e se tiver outros hóspedes nos andares superiores ao 5º andar, seria como se estivessem pisando sobre a sua cabeça.

Por isso, a suíte do 8º andar foi reformada para hospedar o imperador Showa (Hiroito), por tratar-se de uma grande histórica no Japão, hospedar o imperador.

A suíte é bem espaçosa, com sala de recepção bem ampla, o dormitório, também é amplo e bem decorado com cama king size. O banheiro é revestido em madeira branca, desde o piso até o “ofurô”, inclusive o pegador de água e o assento também são confeccionados com a mesma madeira e o toucador em cristal. Ainda estavam expostos o pente, o creme dental e outros objetos que foram usados pelo casal imperial, porém, só é permito admirar, mas sequer tocar nesses objetos tamanho o respeito e humildade.

Durante a imersão no banho “ofurô”, Hatiro Shimomoto e a esposa Tieko juntaram as mãos em preces e em lágrimas agradeceram aos seus pais e à comunidade nikkei de São Paulo que o elegeu deputado, permitindo-os desfrutar dessa honra.

Shimomoto teve várias outras oportunidades de estar com o imperador Hiroito. A primeira foi no festival anual de reflorestamento e plantio de árvores, em Wakayama.

Como deputado, foi portador da bandeira brasileira, pela delegação da Associação Wakayama do Brasil, no palanque onde estavam as autoridades e o imperador se levantou para recepcionar o grupo brasileiro, permitindo-os ficarem bem próximo e os cumprimentou carinhosamente.

Em sua estada no Brasil, teve também a oportunidade e honra de ser cumprimentado e conversar. Em outyra ocasião, o Grupo da Seicho-no-Ie fez o gesto de boa viagem ao Hawai, no Aeroporto de Haneda, e numa outra vez, no Ano Novo no Palácio Imperial, fez questão de cumprimentar a todos.

Em seu falecimento, Shimomoto não teve dúvida de que deveria homenageá-lo participando de seu funeral.

Representando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na comitiva brasileira, juntamente com o presidente da República (acompanhado da primeira-dama), o embaixador e a embaixatriz, e o deputado Hatiro Shimomoto e esposa como membros oficiais da comotiva de representantes do Brasil pelo Itamaraty, teve o assento na ala oficial dos países convidados com o crachá do Ministério das Relações Exteriores do Japão.

Em outras oportunidades, teve vários contatos diretor com o atual imperador Akihito e a imperatriz Michiko em São Paulo e em Tóquio, sendo recebido no Palácio Imperial para um chá da tarde.

Inclusive, a convite do governo japonês, representou a comunidade nipo-brasileira na solenidade comemorativa do 10º Ano de Ascensão ao Trono Imperial do Imperador Akihito do Japão.

Na solenidade da 46ª Convenção Internacional dos Imigrantes Residentes no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai), realizado em Tóquio, sua esposa Tieko teve a honra de entregar um buquê de flores à princesa Kiko, esposa do príncipe Akishino, segundo filho do imperador Akihito.

Shimomoto vem trocando várias correspondências com o Palácio Imperial do Japão que só foi revelado por este repórter.

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE/BUNKYO: ‘É um momento histórico’, diz K... Um momento para entrar para a história. Do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) e também da comunidade nipo-brasi...
SILVIA IN TOKYO: Receitas deliciosas com nanohana Flores “nanohana” com montanhas ao fundo, no Lago Biwako. Foto: Mainichi     Sabe os campos lindos de “nanohana” (broccolini) por on...
PARÁ: Exposição mostra personagens da cultura japo... (CRÉDITO DAS FOTOS: GERALDO RAMOS)     A cultura japonesa, com seus personagens inusitados, pode ser conferida até 15 de novembro,...
BRASIL-JAPÃO: Empresas japonesas e paranaenses dis... Empresas paranaenses e japonesas iniciaram negociações para firmar parcerias na área de energias renováveis. O Seminário de Eficiência Energética e En...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *