INTERCÂMBIO MUSICAL: Brasil-Japão: Conexão Bossa Nova reúne artistas brasileiros e japoneses no próximo dia 7 no Bunkyo

O Salão Nobre do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – recebe no próximo dia 7, às 20h, um inédito espetáculo de bossa nova, reunindo artistas brasileiros e japoneses. Trata-se do “Brasil-Japão: Conexão Bossa Nova” que inaugura a série de ações de intercâmbio entre o Bunkyo e o Instituto Cultural Brasil-Japão do Rio de Janeiro.

 

Shen Ribeiro estudou shakuhachi no Japão e já se apresentou em concertos no Japão e na Europa. Foto: Ronaldo Shishido.

Shen Ribeiro estudou shakuhachi no Japão e já se apresentou em concertos no Japão e na Europa. Foto: Ronaldo Shishido.

 

Para este primeiro evento conjunto foram convidados três artistas de diferentes vertentes, que estarão se encontrando nos compassos da bossa nova. São eles: Gabi Buarque, Shoji Kaneda Trio e Shen Ribeiro.

Gabi Buarque, cantora, compositora e instrumentista, entre outros títulos conquistados, teve seu segundo cd “Fiandeira” na Lista dos Melhores da Música Brasileira de 2014 com a Menção Honrosa. Em 2010 e 2011 foi premiada como melhor intérprete no Festival das Rádios Públicas do Brasil.

 

Gabi Buarque é cantora, compositora e instrumentista. Foto: Gabi Lopes.

Gabi Buarque é cantora, compositora e instrumentista. Foto: Gabi Lopes.

 

Shoji Kaneda chegou ao Brasil em 2009 para aprender música popular brasileira no Conservatório de Tatuí (SP), depois de estudar jazz, funk e blues no Japão e Estados Unidos. Toca guitarra, violão e cavaquinho. No trio, Shoji Kaneda é acompanhado por Diogo Rodrigues (bateria) e Nobuyuki Miyagawa (contrabaixo).

 

Shoji Ikeda veio ao Brasil em 2009 atraído pela MPB. Foto: Divulgação.

Shoji Kaneda veio ao Brasil em 2009 atraído pela MPB. Foto: Divulgação.

 

Shen Ribeiro (mestre Kyomei), natural de Botucatu (SP), estudou shakuhachi (flauta milenar de bambu), no Japão, durante muitos anos. Apresentou-se em concertos no Japão, Brasil e Europa e, entre os vários cds que gravou, está o “Brazilian Music of the Shakuhachi”.

Na programação do show, com duração de cerca de 80 minutos, os três participantes estarão interpretando as canções ícones da bossa nova, como também composições próprias.

“Este é o nosso primeiro trabalho conjunto e é muito simbólico iniciar com um pocket show de bossa nova, que é a música brasileira que se enraizou no Japão e, certamente, sinaliza um caminho frutífero no intercâmbio entre as duas entidades e os dois países”, afirma David Leal, diretor artístico do ICBJ.

Camilo Shimabukuro, diretor do Bunkyo e coordenador do evento, destaca também a satisfação em ampliar o intercâmbio junto às outras entidades e acredita que “essas ações fortalecem a missão do Bunkyo e abrem novas possibilidades de difusão cultural”.

 

 

 

Brasil-Japão: Conexão Bossa Nova

Dia 7 de abril, quinta-feira, às 20h

Local: Salão Nobre do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Liberdade – São Paulo – SP

Estacionamento: Rua Galvão Bueno, 540

Ingressos: R$ 30,00 (à venda na secretaria do Bunkyo)

Mais informações: (11) 3208-1755

Related Post

TÊNIS DE MESA: 2ª etapa da Taça Cidade Registro de...   2ª etapa da Taça Cidade Registro de Tênis de Mesa será dia 17 (foto: divulgação)   A Associação Registrense de Tênis de Mesa (Ar...
35º FESTA DO UDON Atrações: Joe Hirata, Taiko, Street Dance, Bazar e Bingo. Onde: Cooper Clube (Rua Valentim Nicolai, Rodovia Raposo Tavares km 19, Parque Ipê) Di...
KARAOKÊ: Associação Beneficente Cultural Nipo-Bras... No último dia 8, a Associação Beneficente Cultural Nipo-Brasileira de Colônia Paulista, uma das mais antigas e tradicionais associações nikkeis, local...
CINEMA: CINE SESI-SP NO MUNDO: JAPÃO JOVEM No evento, quatro filmes japoneses retratam a juventude sob o olhar dos consagrados diretores Makoto Shinkai e Tomoyuki Furumaya A Fundação Japão em ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *