INTERCÂMBIO: XI Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil na Amazônia atrai grupos de estudantes de Kagoshima

Desembarcaram em São Paulo um grupo de estudantes vindo da província de Kagoshima – Japão para conhecer a comunidade japonesa e participarem do “XI Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil” na Amazônia. Os estudantes ficaram hospedados no hostel da Associação de Miyagui KenjinKai do Brasil, localizado no bairro da Liberdade, acompanhados pelo professor Yusuke Sakai, presidente da Associação de Kagoshima Kenjinkai do Brasil, Maximiliano Shigeki Matsumura, e outros membros do governo de Kagoshima.

 

Foto: Luci Judice Yizima

XI Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil na Amazônia atrai grupos de estudantes de Kagoshima . Foto: Luci Judice Yizima

 

Em entrevista, o professor Yusuke Sakai da Universidade de Kagoshima destaca a importância do intercâmbio dos estudantes japoneses no Brasil. “Eles vieram conhecer a história dos imigrantes japoneses no Brasil e estão admirados com tantas informações”, conta. “Em São Paulo já visitamos os pontos turísticos como o Museu da Imigração Japonesa, o Beco do Batman na Vila Madalena, a mais importante visita foi a Fazenda Tozan tem muita história para contar”, destaca o mestre Sakai.

“A Fazenda Tozan possui um patrimônio histórico e cultural datado de 1798, ano de sua fundação, e preservado até os dias de hoje. Localizada a 11 quilômetros do centro de Campinas, é considerada um “documento vivo”, preservando sua arquitetura, mobiliário e objetos de época, além da história da cultura do café”, observa Sakai.

Segundo Yusuke falar da Fazenda Tozan é contar um pouco da história do Brasil. A terra fértil e a riqueza de seu patrimônio histórico e cultural abriram espaço, nos dias de hoje, para um novo potencial: o turismo rural. Segundo ele, os alunos gostaram muito das antigas construções da fazenda, que mantem suas características originais restauradas para proporcionar aos turistas, visitantes e aos alunos de escolas da região e de outras partes do Brasil e do mundo, uma verdadeira “volta no tempo” em cenários de natureza exuberante.

 

Foto: Luci Judice Yizima

Segundo Yusuke falar da Fazenda Tozan é contar um pouco da história do Brasil. Foto: Luci Judice Yizima

 

“Além de conhecer aspectos importantes da história do Brasil, os nossos alunos também puderam ver de perto todas as etapas de produção do café, aprendendo um pouco mais sobre o desenvolvimento que o chamado “ouro verde” trouxe para a região de Campinas e para o estado de São Paulo, nosso próximo destino é a Universidade Federal do Amazonas para o Congresso, onde vamos mostrar a província de Kagoshima como turismo, economia e gastronomia”, conclui o professor Sakai.

Para o estudante Yusuke Fujii, 20 anos de idade, pela primeira vez no Brasil, se diz encantado com a beleza natural do Brasil. “Desde pequeno  sempre foi o meu sonho conhecer o Brasil”, diz. “Estou levando na bagagem muita informação, e quero voltar ao Brasil para conhecer outros estados e até mesmo São Paulo, pois é uma cidade muito grande”, admite o estudante que pretende fazer turismo no Brasil futuramente.

Outro que veio com sede e vontade de desbravar a Amazônia foi o estudante Junpei Nakamura, amante da piscicultura. “Quero conhecer de perto os peixes de água doce da Amazônia como Pirarucu, Tambaqui, Tucunaré, Surubim, Aruanã, entre outros”, finaliza Nakamura.

Já as estudantes Miho Tanaka e Rinko Shimomai são unânimes em afirma que o Brasil possui uma beleza e riqueza natural e cultural impressionante. “Estamos no maior país da América do Sul, é fascinante a beleza da fauna e flora do Brasil”, conta Miho. Para a estudante Rinko que está fascinada pela história dos imigrantes japoneses no Brasil, admite que o Japão está mais enraizado no Brasil do que no Japão. “Hoje o Japão é Pop, nós não temos mais algumas das tradições que se encontra no Brasil”, alerta Shimomai.

Até o final desta edição os estudantes embarcaram para a Amazônia onde vão fazer várias apresentações sobre a cultura japonesa de Kagoshima.

 

LUCI JUDICE YIZIMA

LUCI JUDICE YIZIMA

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
LUCI JUDICE YIZIMA

Últimos posts por LUCI JUDICE YIZIMA (exibir todos)

     

    Related Post

    JORGE J. OKUBARO: Os primeiros 15 de muitos anos Por Jorge J. Okubaro*   A avidez com que nossos pais se lançavam à leitura do jornal que acabara de ser entregue pelo distribuidor ou pelo ...
    JAPÃO: Vídeo de cantor brasileiro volta a bombar n... Uma música intitulada Yome ga Yurusahen (a mulher não deixa, em tradução livre), voltou a bombar esta semana por conta de um post no site japonês Rock...
    TÊNIS DE MESA: Hugo Hoyama desafia participantes n...   Atualmente técnico da Seleção Brasileira feminina, Hugo Hoyama, estará neste domingo (10), a partir das 14H30, no Ginásio Ônix, no Sesc Pinh...
    KARAOKÊ: Liga Centro- Oeste elege novo presidente   A Liga Centro- Oeste da Canção Japonesa entrou numa nova era e já possui um novo presidente. Shigeyoshi Une foi eleito para o biênio 2014/20...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *