INTERNACIONAL: Príncipe ‘torce’ para a Rio 2016, mas não deve estar presente, diz Woo

Em missão oficial ao Japão a convite do governo nipônico através do Programa Juntos – América Latina e Caribe, os parlamentares brasileiros se reuniram nesta quarta-feira (23) com representantes da comunidade brasileira residente no país. “Particularmente tenho  solicitado e falado para discutir a possibilidade dos filhos de nisseis e sanseis nascidos no Japão possam obter a cidadania japonesa”, disse o deputado federal William Woo (PV-SP) ao Jornal Nippak. No total, integram a comitiva brasileira cerca de 30 pessoas, entre políticos e líderes de negócios.

 

O príncipe Akishino e a princesa Kiko recepcionaram a comitiva brasileira na residência oficial. Foto: arquivo pessoal.

O príncipe Akishino e a princesa Kiko recepcionaram a comitiva brasileira na residência oficial. Foto: arquivo pessoal.

 

Na terça-feira (22), os participantes do Grupo A, formado por deputados federais – entre eles Luiz Nishimori (PR-PR) e Celso Russomano (PRGB-SP), além do senador Hélio José (PMDB-DF) – foram recebidos por Suas Altezas, o príncipe Akishino e a princesa Kiko, na residência oficial do casal.

Além dos parlamentares brasileiros, estiveram presentes, entre outros, o embaixador do Brasil no Japão, André Aranha Correa do Lago; o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Taro Aso; o presidente da Câmara dos Representantes, Tadamori Oshima; o vice-ministro de Negócios Estrangeiros, Yoji Muto; o secretário geral da Liga Parlamentar Japão-Brasil, Takeo Kawamura; o diretor geral do Departamento da América Latina e Caribe do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Yasushi Takase e o diretor geral do Departamento da Ásia e Oceania, Kimihiro Ishikane.

 

Russomano, Woo, Toshiki Shimanouchi, Nishimori e Hélio José.

Russomano, Woo, Toshiki Shimanouchi, Nishimori e Hélio José.

 

Mascote – Segundo Woo, o encontro com Suas Altezas durou cerca de 40 minutos. O príncipe e a princesa, que estiveram no Brasil no ano passado para participarem das celebrações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, foram presenteados com mandala de Capim Dourado e a mascote das Olimpíadas Rio 2016.

Eles falaram sobre as impressões da viagem ao Brasil e foram convidados a retornarem ao país para os Jogos Olímpicos. Em 2020, Tóquio sediará os Jogos. Woo disse que o príncipe torce para o sucesso do evento no Rio, “mas acho que ele não virá”.

De acordo com Woo, o grupo visitou ainda o Centro de Tecnologia da NEC, onde discutiram soluções e integrações nas áreas de Saúde, Agrícola, Educação e Segurança. Entre os que recepcionaram a comitiva estava Toshiki Shimanouchi, filho do diplomata Ken Shimanouchi, que serviu na Embaixada brasileira.

Woo explicou que a visita à NEC foi bastante produtiva. “Foram apresentadas diversas inovações, com destaque para o sistema de monitoramento de solo para agricultura e a biometria 3D. Várias destas soluções estão em estudo”, disse Woo.

A agenda incluiu também uma visita ao Centro de Tecnologia da Universidade de Chiba. O retorno está previsto para o dia 28 (segunda-feira).

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

     

     

     

    Related Post

    COMUNIDADE: ‘Cidadão Paulistano’, Takahiro Nakamae... Por iniciativa do vereador Masataka Ota (PSB), a Câmara Municipal de São Paulo concedeu o título de Cidadão Paulistano ao cônsul geral do Japão em São...
    MEMÓRIA: Exposição fotográfica no Memorial da Amér... As imagens da tragédia de Hiroshima, 70 anos depois de arrasada pela primeira bomba atômica da história da humanidade, no dia 6 de agosto de 1945, com...
    KARAOKÊ: No último taikai do ano, da regional Cent... “Duas podem ter sido as razões por termos tido tantos candidatos: ser último taikai do ano e o Paulistão 2018 ocorrer em fevereiro”, afirmou Decio Kaw...
    COMUNIDADE: Livro resgata 56 anos da equipe de bei...   Para comemorar os 56 anos de atividades da equipe de beisebol da Medicina da USP, os 85 anos da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *