INTERNACIONAL: Príncipe ‘torce’ para a Rio 2016, mas não deve estar presente, diz Woo

Em missão oficial ao Japão a convite do governo nipônico através do Programa Juntos – América Latina e Caribe, os parlamentares brasileiros se reuniram nesta quarta-feira (23) com representantes da comunidade brasileira residente no país. “Particularmente tenho  solicitado e falado para discutir a possibilidade dos filhos de nisseis e sanseis nascidos no Japão possam obter a cidadania japonesa”, disse o deputado federal William Woo (PV-SP) ao Jornal Nippak. No total, integram a comitiva brasileira cerca de 30 pessoas, entre políticos e líderes de negócios.

 

O príncipe Akishino e a princesa Kiko recepcionaram a comitiva brasileira na residência oficial. Foto: arquivo pessoal.

O príncipe Akishino e a princesa Kiko recepcionaram a comitiva brasileira na residência oficial. Foto: arquivo pessoal.

 

Na terça-feira (22), os participantes do Grupo A, formado por deputados federais – entre eles Luiz Nishimori (PR-PR) e Celso Russomano (PRGB-SP), além do senador Hélio José (PMDB-DF) – foram recebidos por Suas Altezas, o príncipe Akishino e a princesa Kiko, na residência oficial do casal.

Além dos parlamentares brasileiros, estiveram presentes, entre outros, o embaixador do Brasil no Japão, André Aranha Correa do Lago; o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Taro Aso; o presidente da Câmara dos Representantes, Tadamori Oshima; o vice-ministro de Negócios Estrangeiros, Yoji Muto; o secretário geral da Liga Parlamentar Japão-Brasil, Takeo Kawamura; o diretor geral do Departamento da América Latina e Caribe do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Yasushi Takase e o diretor geral do Departamento da Ásia e Oceania, Kimihiro Ishikane.

 

Russomano, Woo, Toshiki Shimanouchi, Nishimori e Hélio José.

Russomano, Woo, Toshiki Shimanouchi, Nishimori e Hélio José.

 

Mascote – Segundo Woo, o encontro com Suas Altezas durou cerca de 40 minutos. O príncipe e a princesa, que estiveram no Brasil no ano passado para participarem das celebrações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, foram presenteados com mandala de Capim Dourado e a mascote das Olimpíadas Rio 2016.

Eles falaram sobre as impressões da viagem ao Brasil e foram convidados a retornarem ao país para os Jogos Olímpicos. Em 2020, Tóquio sediará os Jogos. Woo disse que o príncipe torce para o sucesso do evento no Rio, “mas acho que ele não virá”.

De acordo com Woo, o grupo visitou ainda o Centro de Tecnologia da NEC, onde discutiram soluções e integrações nas áreas de Saúde, Agrícola, Educação e Segurança. Entre os que recepcionaram a comitiva estava Toshiki Shimanouchi, filho do diplomata Ken Shimanouchi, que serviu na Embaixada brasileira.

Woo explicou que a visita à NEC foi bastante produtiva. “Foram apresentadas diversas inovações, com destaque para o sistema de monitoramento de solo para agricultura e a biometria 3D. Várias destas soluções estão em estudo”, disse Woo.

A agenda incluiu também uma visita ao Centro de Tecnologia da Universidade de Chiba. O retorno está previsto para o dia 28 (segunda-feira).

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

     

     

     

    Related Post

    JAPÃO/FESTA: Festival Brasil de Tóquio acontece e...   A Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) iniciou uma ampla divulgação na mídia japonesa e na comunidade brasileira do VII Festival Br...
    SÃO PAULO: 6º Japan Sul acontece neste fim de sema... Com expectativa de receber um público de mais de 20 mil pessoas, acontece neste fim de semana (3 e 4 de outubro), no Clube da Eletropaulo, em Santo Am...
    SEMINÁRIO: O Tradicional KOSHUKAI 2013 – in...   A ASEBEX - Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão - realizará no mês de janeiro de 2013, o tradicional KOSHUKAI, seminário cujo prin...
    ESPETÁCULO: Com figurino e cenografia de Fábio Nam... Espetáculo com Antonio Fagundes, Mara Carvalho, Alexandra Martins, Ilana Kaplan, Fábio Espósito e Bruno Fagundes, Baixa Terapia continua em cartaz no ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *