INTERNACIONAL: Shomei Tomatsu, a Lenda da Fotografia Japonesa Faleceu aos 82 anos

 

Shomei Tomatsu, fotógrafo japonês, famoso pela sua série de retratos de sobreviventes do bombardeamento atômico de Nagasaki (foto: divulgação)

O fotógrafo japonês, famoso pela sua série de retratos de sobreviventes do bombardeamento atômico de Nagasaki, morreu no passado dia 14 de dezembro, aos 82 anos, na sequência de uma pneumonia, noticiou hoje a agência Efe.

Shomei Tomatsu encontrava-se internado num hospital em Naha, capital da província de Okinawa (sul), tendo a sua morte sido comunicada por familiares.

Nascido em 1930 em Nagoya (centro), Shomei Tomatsu ganhou o gosto pela  arte da fotografia em pequeno, tendo, depois de se formar em Economia pela  Universidade de Aichi (centro), começado a produzir instantâneos para o  grande grupo editorial Iwanami.

Tsyuo Kataoka, Nagasaki, 1961 (foto: divulgação)

Dois anos depois optou por trabalhar como freelance e, em 1959, fundou  o grupo “Vivo”, em parceria com os fotógrafos Eiko Hosoe e Ikko Narahara.

O livro “Hiroshima-Nagasaki Document 1961”, publicado nesse ano em colaboração  com outro companheiro de ofício — Ken Domo — e que incluía fotografias  suas de sobreviventes da bomba atómica que foi lançada sobre Nagasaki, a  09 de agosto de 1945, chamou pela primeira vez a atenção do público e da  crítica.

“A sua morte causou-nos um vazio no coração. Através das obras que nos  deixou, tentaremos continuar a manifestar a sua vontade”, afirmou à Efe,  um porta-voz do Museu da Bomba de Nagasaki, o qual alberga uma coleção composta  por 614 obras de Tomatsu.

 

A última grande exposição sobre o seu trabalho foi realizada neste museu,  tendo estado patente entre setembro e outubro de 2009, embora a instituição  organize pequenas mostras de forma regular.

Segundo os críticos, Tomatsu representou uma importante influência para  a geração de fotógrafos que lhe sucedeu, na qual se destacam nomes como  Takuma Nakahira ou Daido Moriyama.

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MARINGÁ: Licitação para concessão do Parque do Jap...   A Prefeitura de Maringá realizou no último dia 29 audiência pública com a presença da população e entidades representativas para discutir e ...
MEMAI: PERSONAGENS DE ANIME EM CURITIBA Por Marília Kubota     Chega à Curitiba a exposição Japão: Reino dos Personagens, promovida pelo Consulado Geral do Japão de Cu...
LITERATURA: Estação Liberdade lança ‘Guerra de Gue... Publicada originalmente entre 1916 e 1917 no jornal literário Bunmei, Guerra de gueixas foi uma obra bastante ousada para a época – desde sua primeira...
Julio Okubo : a nobreza da joia Cinquenta anos , três gerações, muitas pérolas, muitos diamantes e muito amor. Assim é a Julio Okubo, um marco na história brasileira !   ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *