ITU: Comunidade nikkei vibra com a Seleção Japonesa na 5ª Festa Japonesa

 

Quando a Associação Japonesa de Futebol anunciou que a cidade de Itu (SP) serviria de quartel general para a seleção na primeira fase da Copa do Mundo, a comunidade nikkei da região ficouem alvoroço. Afinal, não é todo dia que se tem o privilégio de hospedar a equipe de Keisuke Honda, Shinji Kagawa, Yasuhito Endo e cia. A euforia só não foi maior porque o contato com os jogadores não é tão próximo como imaginava o presidente da Acendi – Associação Cultural e Esportiva Nikkei de Itu, André Maeda.

 

Objetivo é preservar a cultural japonesa (foto: divulgação)

 

No sábado (7), a delegação japonesa foi recepcionada em sua chegada ao Spa Sport Resort, Centro de Treinamento do Japão, e no domingo (8), jogadores e comissão técnica foram homenageados pela Prefeitura e pela Acendi no mesmo local.

O prefeito Tuíze entregou um kit com lembranças da cidade e uma camisa do Ituano F.C., ao treinador do Japão, Alberto Zaccheroni, que retribuiu a gentileza com uma camisa da seleção nipônica, autografada por todos os jogadores do elenco. A Acendi também homenageou a seleção com a entrega de dois buquês de flores. “Os jogadores são muito simpáticos”, disse Andre Maeda, acrescentando que jogadores do Honda e Kagawa já eram familiares. “Vou torcer para dar Brasil e Japão na final. Aí seja o que Deus quiser”, observa ele, destacando que o clima da Copa promete contagiar a cidade nos dias de jogos da seleção nipônica.

 

Apresentação de Taikô (foto: divulgação)

 

 

Festa Japonesa – Prova disso é a 5ª edição da Festa Japonesa de Itu, que acontece neste fim de semana (14 e 15), na Praça Padre Miguel (Matriz), das 11 às 22 horas, nos dois dias. A realização é da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos em parceria com a Acendi.

O evento terá apresentações de taikô, sumô, kendô, karaokê, videokê, karatê, danças típicas e shows musicais com Nobuhiro Hirata, Edson Saito & Banda, Takeshi, Ricardo Nakase, Kaori e Joe Hirata, além de venda de comidas e bebidas típicas, como yakissoba, tempurá, sushi, sakê e doces.

Segundo Maeda, será montado um telão na praça para que os torcedores possam acompanhar a estreia da seleção japonesa diante da Costa do Marfim. O jogo acontece às 22 horas (horário de Brasília), na Arena Pernambuco, em Recife.

“por ser uma ocasião especial, esperamos receber entre 2 e 3 mil visitantes por dia”, explica Maeda, lembrando que nos anos anteriores a média de público ficou em 1500 e 2 mil visitantes por dia.

A abertura oficial da 5ª Festa Japonesa acontece no dia 14, às 20 horas, com a presença de autoridades municipais e a apresentação da Orquestra Filarmônica de Itu. Toda a população está convidada a prestigiar as apresentações.

A festa é patrocinada pelas empresas Brasil Kirin e Maggi Motors.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

SERVIÇO

5ª Festa Japonesa de Itu

Quando: Dias 14 e 15 de junho, das 11 às 22 horas

Onde: Praça da Independência (Praça do Carmo) – Itu-SP

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MÚSICA: Osaka Junior Band se apresenta gratuitamen...   Em comemoração das 45 anos da Assinatura do Convênio Cidades-Irmãs São Paulo-Osaka, a Comissão do Convênio Cidades-Irmãs São Paulo-Osaka tra...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: MORADOR DE BASTOS, CIDADE MA... Alto funcionário do Banco do Brasil, em Brasília, Agostinho Shinagawa chega a Bastos para gerenciar a agência local; é transferido depois de alguns an...
LINS: Centenário da Imigração terá presença do em... A comunidade nipo-brasileira de Lins está comemorando 100 Anos da Imigração Japonesa. Para marcar a data, a Abcel (Associação Beneficente, Cultural e ...
Beneficente: Osaka Naniwa-kai realiza seu bazar n... A Associação Beneficente dos Provincianos de Osaka Naniwa-kai realiza neste domingo (8), a partir das 9 horas, em sua sede (Rua Domingos de Morais, 15...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *