JAPAN HOUSE: Japan House São Paulo confirma vinda de Ryuichi Sakamoto. Show no dia 7 será aberto ao público

Antes mesmo de sua inauguração, a Japan House São Paulo, iniciativa global do governo japonês que pretende trazer um novo olhar sobre o Japão contemporâneo, já está mexendo com o dia a dia dos paulistanos. Depois da performance Flower Messenger do artista japonês Makoto Azuma pelas ruas da capital paulista, a Japan House São Paulo confirmou a vinda do artista japonês Ryuichi Sakamoto como ponto alto da inauguração da instalação na Avenida Paulista, marcada para o dia 6 de maio. As apresentações de Sakamoto acontecem nos dias 7 e 8 de maio, no Auditório do Ibirapuera, zona Sul de São Paulo. No dia 7, domingo, o show será na área externa do auditório e aberto ao público. No dia 8, segunda, no auditório, a apresentação será somente para convidados.

 

Ryuichi Sakamoto fará show gratuito para divulgar a Japan House São Paulo. Foto: Divulgação / Japan House São Paulo

 

O músico, compositor, produtor e ator japonês (ele participou de Merry Christmas, Mr. Lawrence, filme de Nagisa Oshima, ao lado do cantor David Bowie) deve se apresentar com Jaques e Paula Morelenbaum. Ele também é muito lembrado pelas trilhas sonoras que fez, como a do Último Imperador (1987), de Bernardo Bertolucci, com David Byrne e Cong Su.

A vinda de um grande astro internacional não é a única ação da Japan House São Paulo para promover a instalação. Para antecipar a abertura da casa, teve início no último dia 8 a “Flower Messenger”.

 

Performance Flower Messenger, de Makoto Azuma, prossegue pelas ruas de São Paulo até 7 de maio. Foto: divulgação / Japan House São Paulo

 

Idealizada por Marcello Dantas, diretor de Programação da Japan House São Paulo, e Makoto Azuma, a Flower Messenger é uma intervenção móvel formada por 30 bicicletas floridas, pedaladas por ciclistas que circularão juntas até o próximo dia 7 pelos principais cartões postais da cidade, com arranjos que ressaltam cores, texturas e formatos, características sempre evidentes no trabalho do artista. “Procuro novas formas de expor as espécies. Eu embalo-as a vácuo, queimo e congelo – estas ações são tentativas de fazer um recorte de sua beleza”, afirma o florista.

Além do Parque do Ibirapuera, foram escolhidos locais icônicos como a Estação da Luz, Pinacoteca, Catedral da Sé, o bairro da Liberdade, Avenida Paulista e Memorial da América Latina. “Flower Messenger é uma interrupção no fluxo nervoso da cidade, com uma mensagem completamente lúdica e inspiradora. De repente aquele lugar que estava vazio ontem, está repleto de flores hoje. Daqui a pouco elas desaparecem, mas ficam na memória”, completa Marcello Dantas.

 

Intervenção percorre locais icônicos da capital paulista. Foto: divulgação / Japan House São Paulo

 

Ryuichi Sakamoto fará duas apresentações em São Paulo. Foto: Facebook/RyuichiSakamoto

Japan House – Iniciativa global do governo japonês que pretende mostrar aos brasileiros e ao mundo um novo olhar sobre o Japão contemporâneo, a Japan House São Paulo será a primeira das três instalações existentes a ser inaugurada – Londres e Los Angeles também terão projetos semelhantes.

Depois de inaugurada, a ideia é promover em seus espaços exposições, palestras, seminários, eventos culturais e performances artísticas, com atenção especial às histórias e aos contatos entre pessoas. A casa vai trazer ao Brasil personalidades japonesas de perfis variados — de artistas a cientistas, de esportistas a homens de negócios, de chefs de cozinha a líderes da sociedade civil —, para encontros, workshops e masterclasses.

O espaço abrigará ainda um restaurante de gastronomia nipônica – , que será comandando pelo chef brasileiro Jun Sakamoto, com consultoria de um dos mais renomados chefs japoneses, Zaiyu Hasegawa – além de cafeteria, biblioteca, ponto de informações turísticas e uma loja de artesanato e manufaturas japonesas.

O investimento previsto é de US$ 30 milhões até 2019, quando a casa deve se tornar autossuficiente.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Acompanhe o roteiro da Flower Messenger, Datas e Locais:

    13/04: Rua Gomes de Carvaçho, Rua Funchal e Parque do Povo.

    14/04: Estação Ana Rosa, Centro Cultural Vergueiro e Praça da Liberdade.

    15/04: Parque do Povo, Marginal do Rio Pinheiros e Praça Victor Civita.

    17/04: Estação Sumaré, Av. Dr. Arnaldo, Rua da Consolação e Praça Roosevelt.

    18/04: Praça das Bicicletas, Av. Paulista e Japan House.

    19/04: Estação São Bento, Av. Tiradentes, Praça 14 Bis e Praça Heróis Expedicionários Brasileiros.

    20/04: Estação Tucuruvi, Av. Luiz Dumont Villares e Parque da Juventude.

    21/04: Estação Pinheiros, Praça Panamericana e Parque Villa Lobos.

    22/04: Estação Santa Cecília, Avenida Hifienópolis e Estádio do Pacaembu.

    24/04: Estação São Joaquim, Av. 23 de Maio e Parque Ibirapuera.

    25/04: Estação Imigrantes, Museu do Ipiranga e Monumento da Independência.

    26/04: Estação Jabaquara, Rua Getúlio Vargas Filho e Jardim Botânico.

    27/04: Museu de Ciências Catavento, Rua 25 de Março e Mercado Municipal.

    28/04: Estação Trianon MASP, Parque Trianon, MuBE e MIS.

    29/04: Estação Santa Cecília, Largo do Arouche, Praça da República e Praça Dom José Gaspar.

    01/05: Estação São Bento, Vale do Anhangabaú e Largo São Francisco.

    02/05: Shopping West Plaza, Palestra Itália e Memorial da América Latina.

    03/05: Rua Salete, Aeroclube Campo de Marte e Sambódromo Anhembi.

    04/05: Estação Butantã, Cidade Universitária – USP, Praça do Relógio – USP.

    05/05: Parque do Carmo.

    06/05: Trajeto ida e volta Av. Paulista, saindo da Japan House.

    07/05: Japan House, MASP e Japan House.

     

     

     

     

    Related Post

    COMUNIDADE: Ato solene na Alesp homenageia partici... Em ato solene realizado no último dia 2, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou atletas e dirigentes que participaram da 22ª ediçã...
    COMUNIDADE COREANA: 7ª edição do Festival Coreano ...   A Associação Brasileira dos Coreanos realiza o 7º  Festival de “Dia da Cultura Coreana” nos dias 25 e 26 de agosto, com muitas atrações no b...
    DIPLOMACIA: Embaixada do Japão celebra Dia das For... No dia 1º de julho de 1954, o Japão criou suas Forças de Autodefesa, que hoje atuam, principalmente, em operações de cooperação internacional e de man...
    COMUNIDADE: Trabalho de Conclusão de Curso resgata... Todo mundo sabe que o famoso TCC ou Trabalho de Conclusão de Curso é o “bicho de sete cabeças” para muitos estudantes. Para a estudante de Jornalismo ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *