JAPAN HOUSE SÃO PAULO: Casa celebra inauguração com concertos de Jun Miyake e Ryuichi Sakamoto no Auditório Ibirapuera

Jun Miyake, que estará se apresentando pela primeira vez no país. Foto: divulgaçãp

A Japan House São Paulo, espaço que trará à capital paulista um novo olhar sobre o Japão contemporâneo, abre suas portas para o público na Avenida Paulista no dia 6 de maio. Para celebrar em grande estilo, promoverá concerto que reúne os músicos japoneses Ryuichi Sakamoto e Jun Miyake no dia 7 (domingo), às 18hs, para uma apresentação aberta e gratuita na área externa do Auditório Ibirapuera.

Em sua primeira apresentação no Brasil, Jun Miyake, compositor e trompetista conhecido dos brasileiros pela trilha sonora do documentário Pina, de Wim Wenders, é mundialmente respeitado e premiado pelos trabalhos que apresenta, principalmente por sua capacidade de misturar elementos aparentemente díspares da música. Miyake apresentará o projeto The Here and After acompanhado por um grupo variadíssimo de talentos, que vão das Vozes Búlgaras ao jovem brasileiro Bruno Capinam, o francês Renaud Gabriel Pion e quarteto de cordas formado por músicos da Osesp.

 

Ryuichi Sakamoto, um dos grandes nomes da música mundial. Foto: divulgação

Tsumiki – Ryuichi Sakamoto, um dos grandes nomes da música mundial, fará seu segundo show depois de anos longe do palco; um solo em piano com músicas de seu recém-lançado trabalho, seguido de uma apresentação que resgata o projeto especial Casa, ao lado de Jaques Morelenbaum e Paula Morelenbaum, em homenagem à música de Antônio Carlos Jobim.

A cenografia do concerto, assinada pelo arquiteto japonês Kengo Kuma ao lado de Ryuichi Sakamoto, será repleta de Tsumiki – peças de madeira triangulares que juntas, como um lego, formam imagens variadas.

 

Investimento – Com investimento do governo japonês na ordem de US$ 30 milhões até 2019 – quando terá que se tornar autossuficiente – a Japan House São Paulo será a primeira das três instalações existentes no mundo a abrir suas portas – Londres e Los Angeles também terão instalações semelhantes.

 

Bambu – A ideia é promover em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trarão ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. O espaço abrigará ainda um restaurante dedicado à gastronomia japonesa, loja de produtos de alta qualidade produzidos no Japão, uma biblioteca e um café.

Quando abrir suas portas, o público poderá conferir a exposição sobre a história do bambu, que reunirá vários artistas, entre eles os japoneses Akio Hizume, Shigeo Kawashima, Chinkusai Tanabe e Nakatomi Hajime.

A mostra, a primeira da nova casa, permanecerá aberta ao público até 9 de julho.

 

 

Concerto de Abertura da JAPAN HOUSE São Paulo

Dia 07 de Maio, às 18h, gratuito, aberto ao público

Auditório Ibirapuera

Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/

 

Related Post

GARÇA: CEREJEIRAS FESTIVAL PROSSEGUE ATÉ DOMINGO C... Considerado o maior evento do ano em Garça, o Cerejeiras Festival – que atinge sua 31ª edição – teve início nesta quarta-feira, 28, e prossegue até do...
TAIKÔ: 4ª edição do Itigo Itie acontece neste sába... Três dos mais tradicionais grupos de taiko do Brasil – Kawasuji Seiryu Daiko, de Atibaia; Shinkyo Daiko, de São Caetano do Sul, e o Kien Daíko, de São...
SOCIAL: Cerimônia do Chá – Centro de Chado Urasenk...   Cerimônia do Chá – O Centro de Chado Urasenke do Brasil realizou o tradicional Hatsugama (o primeiro cerimonial de Chá do ano), na Sala Haku...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *