JAPAN HOUSE SÃO PULO: JAPAN HOUSE São Paulo abriga a arte contemporânea em exposição do artista japonês Kohei Nawa

Expoente do circuito artístico internacional, Nawa apresenta instalação mutante e surpreendente, a partir do dia 23 de setembro, no térreo do centro cultural

 

São Paulo, setembro de 2017 – A arte contemporânea do Japão chega este mês a JAPAN HOUSE São Paulo por meio do trabalho de Kohei Nawa, um dos principais nomes da nova geração de artistas multidisciplinares do país. A casa apresenta ESPUMA | Kohei Nawa, uma instalação mutante, que poderá ser visitada de 23 setembro a 12 de novembro, no centro cultural.

Localizada no térreo da JAPAN HOUSE São Paulo, esta escultura transitória ficará em um ambiente azul, com iluminação programada para revelar sua constante transformação. Nesta mutação, uma espécie de montanha de espuma ou nuvens se modificarão a cada segundo, como um elemento orgânico em que cada célula desta obra viva estará condicionada ao seu ciclo de nascimento e destruição.

Com curadoria do diretor de programação Marcello Dantas, esta obra reforça a proposta de intercâmbio de conhecimento e técnicas entre profissionais do Brasil e do Japão. Assim como o projeto SANDWICH, um estúdio de Nawa, localizado em Kyoto, onde ele recebe pessoas de todo o mundo para promover o encontro entre artistas e compartilhar suas técnicas inovadoras.

Kohei Nawa se destaca por uma surpreendente atuação multidisciplinar em artes, arquitetura e moda com trabalhos em distintas formas passeando entre esferas, modelagem 3D, artesanato tradicional, técnicas industriais, entre outras. Nawa é um dos artistas que tem trabalhado para apresentar uma visão vanguardista da arte japonesa ao mundo. A obsessão com a experimentação de materiais e produtos químicos tem chamado a atenção pelos diferentes e frequentes usos em trabalhos que realiza.

 

 

Aos 42 anos, é um dos artistas mais relevantes do Japão, prova disso é o fato de fazer parte da coleção permanente do Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, com seu PixCell-Deer#24, da série BEADS. Neste trabalho, itens são cobertos com esferas transparentes, representando células ou pixels, que funcionam como uma espécie de concha de luz que revelam as cores e texturas, dando diferentes percepções de profundidade para cada peça. Na moda, destacam-se trabalhos como o vestido esculpido em jeans, projeto realizado com o desginer Kunihiko Morinaga para a Anrealage, uma iniciativa para a criação de roupas que incorporam tecnologia e tecnicas inovadoras com forte abordagem nos detalhes.

Na série DIRECTION, destaca o impressionante efeito da gravidade com a experimentação de materiais e produtos químicos para a composição de telas aparentemente simples, mas que abrigam um processo meticuloso. Manifold é outro trabalho de destaque do artista, uma enorme escultura em aço e alumínio, de 13 metros de altura feita com 200 esferas e tubos cortados, soldados e moldados e que levou quase três anos para ser criado em workshops na China, Coréia do Sul e Japão. Com formação na Kyoto City University of Art (Quioto) e no Royal College of Art (Londres), o artista tem o budismo e o xintoísmo nativos do Japão como suas primeiras influências.

Complementando a programação, Nawa realiza palestra aberta e gratuita no dia 22 de setembro. Na ocasião, comentará seu processo criativo, estudo de novos materiais, projeto SANDWICH, bem como relação de seus trabalhos com a tecnologia, que vão além do digital. Mais informações sobre o trabalho do artista em http://kohei-nawa.net/works

 

 

ESPUMA | Kohei Nawa 

De 23 de setembro a 12 novembro

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52 – Térreo

Horário de funcionamento:  

Terça-feira à Sábado: das 10h às 22h

Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita

Confira a programação no

Check the programming in the www.facebook.com/JapanHouseSP/

 

 

Palestra Kohei Nawa: Sensações Materiais

22 de setembro, sexta-feira

Horário: 17h (duração 1h30)

Local: JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52

Entrada gratuita

Senhas disponíveis uma hora antes de cada sessão devem ser retiradas na recepção. Participação sujeita a disponibilidade do espaço.

Tradução consecutiva

 

Sobre Kohei Nawa

Nascido em 1975, artista multidisciplinar e inovador, Kohei Nawa tem um vasto repertório criativo, de esculturas a edificações arquitetônicas, com experimentação de novos materiais, formas e apresentações, inclusive recorrendo à tecnologia em favor da arte contemporânea. Nawa é dono de trabalhados surpreendentes como BEADS, em que objetos são cobertos com esferas transparentes criando esculturas de forte impacto visual que funcionam como células de imagens. Outras series importantes são PRISM, SCUM, GLUE, TRANS, LIQUID, DIRECTION que fazem parte de coleções de importantes museus e galerias ao redor do mundo. É diretor do SANDWICH, um espaço ocupado por uma ex-fábrica de sanduíches em Kyoto, utilizado desde 2009 como plataforma criativa e ponto de encontro de artistas, designers e arquitetos. Com a assistência de profissionais para produção de arte, instalação e design gráfico, jovens criadores do Japão e de todo o mundo podem participar de projetos estimulantes e desafiadores.

 

 

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo

A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio, foi a primeira a abrir as portas no mundo. Outras duas unidades serão inauguradas posteriormente, em Londres e Los Angeles. Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência genuína e única dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia.

Related Post

KARAOKÊ: Nobuo Matsuoka consegue ‘feito’ no meio m...   O produtor musical Nobuo Matsuoka conseguiu realizar uma façanha difícil de se imaginar para um nipo-brasileiro: ter uma música gravada por ...
BUNKA MATSURI: Restaurante VIP e exposições de art...   Com o objetivo de proporcionar ao público “uma experiência completa de cultura japonesa”, o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japones...
BOLSISTAS: Asebex realiza Natsu Matsuri neste domi...   A Asebex (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão) e os bolsistas e estagiários brasileiros que estarão embarcando para o Japão reali...
RIO DE JANEIRO: Concorridíssima Festa do Japão!!!... Com entrada franca em 15 e 16 de agosto de 2015, em celebração aos 120 anos de Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão aconteceu...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *