JAPANSUL: Terceira edição se consolida como um dos mais importantes eventos da região

 

Realizado pela União das Associações Culturais de Santo Amaro nos dias 29 e 30 de setembro no Clube da Eletropaulo, o JapanSul (Festa do Japão na Zona Sul de São Paulo), que este ano chegou a sua terceira edição, está se consolidando como um dos mais importantes eventos do extremo sul da região.

De acordo com balanço dos organizadores, nos dois dias de evento passaram pelo local mais de 20 mil pessoas, superando as expectativas e quebrando o recorde de público das duas edições anteriores. “Esta terceira edição foi, sem dúvida, a melhor festa que já realizamos até agora”, afirmou Luiz Tsuneo Kitabayashi, presidente da União das Associação Culturais de Santo Amaro, entidade que reúne sete associações da Zona Sul da capital paulista: Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Santo Amaro, Associação Cultural Showa, Associação Cultural e Esportiva João Branco, Associação Rural de Casa Grande, Associação Cultural Beneficente Nipo-Brasileira de Colônia Paulista, Associação Cultura de Parelheiros e Associação Cultural e Esportiva de Cipó.

 

JapanSul está se consolidando na região (foto: Aldo Shiguti)

 

Segundo ele, a Comissão Organizadora se reuniu nesta segunda-feira (1º de outubro) para fazer um balanço geral e acertar detalhes para o próximo ano. “O mais importante é que todos ficaram contentes e também nós, organizadores, ficamos com a sensação de dever cumprido, pois estamos atingindo nosso objetivo, que é o de resgatar a força das entidades da Zona Sul”, explicou Kitabayashi, antecipando que a quarta edição já têm data e local confirmados. “Será no primeiro fim de semana de outubro, no mesmo lugar”, assegurou Kitabayashi, acrescentando que “uma das preocupações é corrigir eventuais falhas para que o próximo seja ainda melhor”.

 

Cerimônia do Chá marcou o segundo dia do JapanSul (foto: Orlando Kuwai)

 

Ryu Jackon – No sábado (29), primeiro dia do 3º JapanSul, quem “roubou a cena” foi o astro mirim Erick Ryu Murakami, de apenas 7 anos, o “Ryu Jackson”, que encantou a plateia com sua imitação do cantor pop Michael Jackson.

Além do cover mirim de Michael Jackson, o primeiro dia do JapanSul teve outras atrações, como cantores de karaokê, apresentação do grupo de taikô de Santo Amaro, do grupo de dança do Centro de Estudos daLíngua, e do grupo de dança folclórica alemã, Hallo Welt (em alemão, OLá Mundo), com dois integrantes nikkeis: Luciano Saito e Eduardo Katsumi.

 

Grupo Hallo Welt mostrou as tradições alemã (foto: Aldo Shiguti)

 

No domingo, grupos de dança, de taikô e apresentações de danças folclóricas da alemanha e do Japão, além de cantores de karaokê ocuparam o palco do JapanSul.

Nos dois dias, o público também pode degustar pratos típicos da culinária japonesa e passear de barco pela represa (R$ 10,00/meia hora).

 

Grupo de taikô Kiyowa se apresentou no domingo (foto: Orlando Kuwai)

 

Cerimônia – A cerimônia de abertura contou com as presenças do presidente da União das Associações Culturais de Santo Amaro, Luiz Tsuneo Kitabayashi; dos deputados estaduais Hélio Nishimoto (PSDB) e Jooji Hato (PMDB); do presidente da Associação Brasileira de Taikô, Orlando Shimada; do presidente do Clube Eletropaulo, Paulo Marinheiro; e do presidente do Festival do Japão, Nelson Maeda.

 

Voluntários ajudam a prepara o moti (foto: Aldo Shiguti)

 

Kitabayashi elogiou a infratestrutura do local e recebeu de volta o elogio do presidente do clube, Paulo Marinheiro, que revelou sua admiração pela organização nipônica. O deputado estadual Jooji Hato discursou pela paz enquanto seu colega na Assembleia Legislativa de São Paulo, Helio Nishimoto (PSDB) agradeceu a SP Turis e o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), “que liberou a emenda para que pudéssemos ajudar esta festa”.

 

Comissão Organizadora, Deputado Estadual Helio Nishimoto, e mestres da Cerimônia do Chá (foto: divulgação)

 

(Aldo Shiguti)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MUNDIAL DE CLUBES: Corinthians recebe a força de 1...   No último sábado (24), além dos 35 mil corintianos que marcaram presença no Estádio Municipal Paulo Machado, a nação corintiana ganhou um re...
JAPANSUL: ‘Ryu Jackson’ rouba a cena n... O pequeno Ryu Jackson deu um show de intrepretação (foto: Aldo Shiguti)   O astro mirim Erick Ryu Murakami, de apenas 7 anos, o "Ryu Jacks...
JAPANSUL: Organizadores divulgam programação   A Comissão Organizadora do 3º JapanSul – 3ª Festa do Japão na Zona Sul de São Paulo –, que este ano tem como tema “União e Paz”, divulgou a ...
COMUNIDADE: 3ª edição do JapanSul espera cerca de ...   A União das Associações Culturais de Santo Amaro, entidade que reúne sete associações – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de S...
Tags:

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *