JAPÃO: Para Abe, casamento gay não é uma opção perante a lei do Japão

 

Em resposta aos apelos crescentes para a proteção dos direitos de minorias sexuais, o primeiro-ministro Shinzo Abe disse que o casamento entre pessoas do mesmo sexo nunca foi uma opção nos termos da Constituição do Japão e que seria difícil rever a lei vigente.

 

O primeiro-ministro Shinzo Abe: "Análise extremamente cuidadosa" (foto: Dick Thomas Johnson / Flickr)

O primeiro-ministro Shinzo Abe: “Análise extremamente cuidadosa” (foto: Dick Thomas Johnson / Flickr)

 

Abe disse que o casamento gay é uma questão que exige uma análise extremamente cuidadosa porque “refere-se à base de como as famílias japonesas devem ser.”

O artigo 24 da Constituição afirma: “O casamento deverá ser baseado somente no consentimento mútuo de ambos os sexos.”

“A Constituição foi escrita quando o casamento entre pessoas do mesmo sexo não era uma opção.” disse o primeiro-ministro em uma sessão plenária da Câmara Alta, nesta terça-feira (18), quando perguntado sobre uma possível revisão do artigo 24.

Alguns estudiosos argumentam que não é necessário uma revisão na Constituição para permitir o casamento gay.

O artigo 14 da Constituição diz: “Todas as pessoas são iguais perante a lei e não deve haver discriminação nas relações políticas, econômicas ou sociais por causa da raça, credo, sexo, posição social ou origem familiar.”

Um grupo de advogados, que defendem o casamento gay, divulgou um comunicado dizendo que o artigo 24 não proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

No dia 12 de fevereiro, o distrito de Shibuya, em Tóquio, anunciou uma iniciativa para emitir certificados de “parceria” para casais homossexuais, o primeiro sistema do tipo no Japão.

(ipcdigital.com)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BUNKYO: Premiação do I Concurso Bunkyo de Contos a...   Ao final das inscrições, a primeira edição do Concurso Bunkyo de Contos já surpreendia os jurados pelo volume do material recebido e pela di...
INVESTIMENTOS: Toyota anuncia investimento de R$ 1...   O presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, anunciou nesta quarta-feira (8) a construção de uma fábrica de motores no Brasil, em Porto Feli...
VIOLÊNCIA: Vítima de violência, nikkei desabafa: ‘... A médica veterinária Rika Yamane, de 39 anos, passou momentos de terror no último dia 29, quando foi assaltada e violentamente agredida na Praia do Fu...
MOGI DAS CRUZES: 32º AKIMATSURI RECEBE 88 MIL VISI... Realizado pela Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo), nos dias 1, 2, 8 e 9 de abril, em seu Centro Esportivo, a 32ª edição do Akimatsuri – F...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *