JAPÃO/COMUNIDADE BRASILEIRA: MC Karioka usa o cotidiano para criar músicas e alegrar decasséguis

Quando a crise mundial chegou com força ao Japão, os brasileiros e demais estrangeiros foram os primeiros demitidos das fábricas, que precisavam cortar custos. Entre as pessoas que perderam o emprego, estava o brasileiro Jesaias Alves Garcia, 35 anos, que vive em Hamamatsu (Shizuoka), e que não perdeu o bom humor. Muito divertido e brincalhão, ele criou o “funk do shigotô”. Em meio ao desespero de muitas famílias, o vídeo no qual gravou a música foi sucesso no site de compartilhamento de vídeos Youtube. A música cumpriu com o objetivo do brasileiro, que era o de fazer as pessoas sorrirem no momento de maior dificuldade.

foto: Divulgação

Jesaias, que ficou conhecido como MC Karioka, não possui objetivos de seguir carreira como músico ou algo relacionado. O brasileiro faz questão de afirmar que é muito simples como pessoa, que agradece todos os dias a vida que leva, se dedicando principalmente à noiva e aos demais familiares. “Até faço apresentações, canto algumas músicas, brinco com a galera, mas não sou da noite, não firmo compromissos, prefiro o sossego do meu aconchego”, explica Jesaias.
O brasileiro nasceu em Fortaleza, mas foi viver ainda bebê com a família no Rio de Janeiro, daí a alcunha de MC Karioka, que segundo explica, deixou-a mais sofisticada substituindo as duas letras C pelo K. Na adolescência voltou a viver alguns anos em Fortaleza, por isso ele se considera um legítimo “cearoca”.
Foi ainda na infância que o brasileiro começou a se dedicar à música, onde aprendeu a tocar saxofone, mas acabou deixando de lado. “Terminou com o saxofone minha experiência séria com a música”, afirma o divertido Jesaias, que desde que chegou ao Japão, passou a se dedicar aos versos improvisados. “Na fábrica eu brinco o tempo todo, improvisando uma música nova a cada situação engraçada ou triste que presencio. O pessoal gosta e alguns até sugerem alguns temas”, conta.
“As músicas que eu fazia eram engraçadas, mas quando passei a misturar as palavras em japonês no meio das frases, aí que a galera curtiu muito mesmo. Talvez seja pela seriedade do idioma japonês, que sendo utilizando com bom humor no funk, despertou a curiosidade das pessoas, que riam e ainda riem muito”, avalia Jesaias. Ainda segundo o brasileiro, existem várias palavras do idioma japonês que podem ser encaixadas nas letras em português, mantendo praticamente a mesma sonoridade, porém com duplo sentindo. “Um exemplo é a palavra tomate, que dependendo da música, pode ser encaixada como tchoto mate (espere um pouco)”, explica.
O vídeo que fez Jesaias ficar conhecido na comunidade brasileira foi obra do acaso. Segundo o brasileiro, neste dia ele estava na casa de uma amiga que também havia sido demitida, quando resolveu animá-la e começou a improvisar. “Eu tinha que ajudar de alguma forma. Se a deixasse ali triste a situação só iria piorar. De bom humor a pessoa se sente renovada para encarar novos desafios”, conta o brasileiro.
A letra caiu no gosto da namorada, que riu muito e o incentivou a divulgar. Jesaias gravou um vídeo e postou na internet. Até agora foram mais de 130 mil acessos e, segundo o brasileiro, fez muito sucesso também entre as crianças. “Eu coloquei uma peruca na hora da gravação, toda colorida, e o ritmo agradou à garotada”, conta.
Atualmente trabalhando em fábrica, o brasileiro conta que logo quando a música virou um hit no Youtube, ele recebeu dezenas de convites para se apresentar e até gravar a letra para disponibilizar como toque de celulares, o que acabou recusando, pois trocavam o trabalho de Jesaias apenas por divulgação. “Agradeci de coração mesmo, sei que era o que podiam me oferecer em plena crise mundial, mas divulgação apenas não enchia a barriga do Karioka”, relembra.
Os animados vídeos que o MC Karioka gravou podem ser visualizados na conta dele no site Youtube, basta acessar o endereço eletrônico: (http://www.youtube.com/user/kriok1977).

 

[kkytv id=”6UAcvwqdmMI” width=”600″ height=”361″]

 

Funk do Shigotô


Sumimasen, ohayo gozaimasu né…
Sumimasen, ohayo gozaimasu né…

Sumimasen, ano né, sumimasen ano né…
shigoto, shigoto, shigoto …
shigoto sagashiteru.
shigoto, shigoto, shigoto…
shigoto sagashiteru.

Sumimasen shigoto, shigoto dekiru yo
Mainichi zangyo, mainichi dekiru

Sumimasen, onegai…onegai shimasu.
Sumimasen, shigoto….shigoto hoshi…

 

 

 

Assista ao vídeo
do Mc Karioka:
Mc Karioka , funk do
Shigoto em nihongo rs.

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MUNDIAL DE CLUBES: Fiel domina maior ‘gueto&... Bruno Freitas  Do UOL, em Toyota (Japão)   Por onde quer que você transite em Homi Danchi, o idioma que escuta é o português. O comércio l...
COMUNIDADE OKINAWANA: ORGANIZADORES COMEMORAM RESU... A Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB) e o Urizun (Circulo de Ex-bolsistas de Okinawa no Brasil), realizaram no dia 19 de novembro, no Auditório...
INCLUSÃO: SP participa de encontro voltado à acess... Tóquio, a capital do Japão, recebeu entre os dias 17 e 21 de abril, o "Encontro de Especialistas sobre a Construção de uma Sociedade e Desenvolvimento...
JAPÃO/COMUNIDADE BRASILEIRA: Dupla Khalil e Shin d... Eles se reuniam na região central de Nagoia, capital da província de Aichi, para compartilhar o gosto pelo skate há quase uma década atrás. Eram joven...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *