JAPÃO/CULTURA: Grupo Sansey de Londrina se apresenta no Japão

O Grupo Sansey, formado por 40 jovens de Londrina (PR), esteve no Japão para uma série de apresentações. Vestidos a caráter, tocaram taiko e dançaram ao ritmo do Yosakoi-Soran e encantaram os japoneses.

A maioria dos integrantes esteve no Japão pela primeira vez. Eles participaram do festival em Hokkaido, entre os dias 6 e 10, e depois foi a Hamamatsu através do convite em parceria com a Universidade de Arte e Cultura de Shizuoka e Aliança de Intercâmbio Brasil Japão, com apoio do Consulado do Brasil e da Prefeitura de Hamamatsu.

 

Grupo Sansey no Japão (foto: divulgação)

 

Eles se apresentaram no centro da cidade de Hamamatsu (província de Shizuoka), famosa pela grande concentração de brasileiros.

 
O Grupo Sansey contagiou o público com a performance com sombrinhas típicas japonesas e outras verde-amarelas, numa mesclagem entre Brasil e Japão.

 
A segunda parte do show foi uma viagem pela música brasileira, com bossa nova (“Garota de Ipanema”), samba (“O que é, o que é?”, mais conhecida por “Viver e não ter a vergonha de ser feliz”, de Gonzaquinha) e o sertanejo universitário (“Ai Se Eu Te Pego”, do Michel Teló).

 
Yosakoi é uma dança tradicional da província de Kochi.

 
Na década de 90, um grupo de universitários de Hokkaido ficou entusiasmado com essa dança e fez uma mesclagem com o Soran bushi, dança tradicional que homenageia os pescadores. O novo estilo foi chamado de Yosakoi-Soran e ganhou milhares de adeptos, principalmente entre os jovens, pela variante de fusões e coreografias permitidas, como rock, J-Pop, hip hop, além de mesclar instrumentos típicos japoneses com guitarras e teclados.

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

RIBEIRÃO PRETO: Culinária japonesa é atração do 19... A variedade e a riqueza do sabor da culinária japonesa já fazem parte do paladar e conquistam cada vez mais os brasileiros. As iguarias podem ser serv...
ARTES: Mostra ‘Turn’ fica aberta até o dia 7 no Pa... O Governo Metropolitano de Tóquio e Conselho de Arte de Tóquio realizou a mostra “Turn”, que teve abertura no dia 18 de agosto no Paço Imperial, no Ri...
OSHIBANA ART: Exposição em São Paulo transforma bu...   A Exposição Oshibana Art reúne 500 obras de arte produzidas a partir de flores secas e prensadas. As peças foram criadas pela mestra em Oshi...
JAPÃO: Idosos morrem engasgados com mochi   A tradicional massa de arroz adquire uma consistência pegajosa ao ser aquecida e pode ficar presa na garganta   Por Alternativa.co.jp...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *