JOJOSCOPE: Onsen: Termas da felicidade

Por causa de sua constituição geológica, com vulcões aflorando prá lá e prá cá, o Japão é abençoado também por uma infinidade de termas naturais, chamados de Onsen (温泉) . É água quente brotando com muita intensidade, para o deleite de turistas e até de animais, que adoram se banhar nessas águas, especialmente no inverno.

 


Macacos se banham nas termas de Jigokudani, na província de Nagano.

 

 

Uma das províncias que mais possuem termas é a de Oita(大分県). Só nesta província, existem 4.471fontes termais que produzem 285.185 litros de água quente por minuto !

 

shinfuro_gazou03-1024x434

 

O departamento de turismo da província de Oita convocou a equipe olímpica de nado sincronizado do Japão para realizar este comercial, veiculado pela televisão, convidando turistas a conhecerem o potencial turístico da província. Este video já foi visto 1 milhão de vezes, concentradamente dentro do Japão. Em Taiwan já atingiu a marca de 230 mil visualizações. O comercial foi chamado de “Shinfuro”, uma contração entre “Synchronized swimming” e “furo” (banho) e foi gravado em pleno verão para ser lançado no inverno.

 

page_img-e1448491372697

 

Acionem a legenda, para saber onde foram gravadas as cenas.

 

Making of do comercial.

Making of do comercial.

 

E afinal, onde fica Oita mesmo?

 

resized_2000px-Map_of_Japan_with_highlight_on_44_Oita_prefecture.svg_-1024x1024

 

Lá no sul do Japão, na ilha de Kyushu. A região é quase uma reserva ecológica. A Cadeia de Kirishima, que percorre verticalmente a província, é um cinturão vulcânico, que produz as águas termais. As cadeias montanhosas do Monte Yufu, Monte Tsurumi, Monte Sobo, Monte Katamuki e Monte Kuju são todas preservadas, o que significa que 70% da província é uma reserva natural composta de florestas preservadas, rios e córregos com águas cristalinas. De Tokyo, por trem gastam-se mais de 7 horas. É recomendável ir de avião (1h40 cada trecho).

 

Algumas observações sobre o Onsen:

 

resized_16611_07

 

Não é permitida a entrada de pessoas tatuadas. É que no Japão a tatuagem está associada à Yakuza, a máfia japonesa. Para evitar constrangimentos aos usuários, ficou instituída a proibição de pessoas tatuadas. Contudo, este ano, o governo japonês começou a analisar a liberação para turistas estrangeiros tatuados, mas a decisão ainda vai demorar a sair.

Para entrar no onsen, o usuário deve fazer toda a higiene na sala de banho, que antecede a terma. Lá ele encontrará sabonete líquido, shampoo, e duchinhas individuais.

 

resized_WashFirst2

 

Para entrar no Onsen, leve a toalhinha fornecida na entrada. A toalhinha serve para esconder a região pubiana. Depois de totalmente imerso na água quente, a toalhinha fica na cabeça.

 

resized_EnteringBath2

 

Não, não dá para entrar no onsen de maiô. É ridículo. Evite.

 

resized_bathing_img2_b-e1448491006495

 

Tem tatugem e mesmo assim quer desfrutar um onsen? Então, o único jeito é reservar hotéis e ryokan (hospedarias típicas) que tenham um onsen no próprio quarto. Alguns hotéis oferecem também o Kashikiriburo, ou onsen privativos, com sistema de tranca por dentro, com reserva de horários. Mas a experiência de um banho solitário não será a mesma do onsen coletivo.

 

resized_1106271105

 

Tabus no onsen: não mergulhe na água, não se lave na água do onsen, não respingue água nos outros, não fale alto, não faça farra em grupo.

 

 

Fonte: jojoscope_bar

 

 

 

 

 

Related Post

JOJOSCOPE: Mônica Toy no Youtube!   Série brasileira Mônica Toy ganha canal em japonês no YouTube Animações em estilo toy art são inspiradas nos personagens mais famosos de quad...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: BILHETE DE YUKIO TSUKADA Apenas para dar algumas notícias daqui do Japão .  Além de rever meu mestre Yamako, estudos da arte da cerâmica fui convidado a dar uma palestra n...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Comitiva de Lins visitará Ja... O Professor Akio Matsuura, Presidente da ABCEL, e o Prefeito Edgar de Souza deverão chefiar uma comissão de empresários linenses para o Japão no próxi...
JOJOSCOPE: HALLOWEEN JAPAN Na meca dos cosplayers e dos yôkai, os fantasmas japoneses, só podia dar nisso. Um desfile de horrores de arrepiar os cabelos de qualquer careca. Acon...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *