JORGE NAGAO: “120 anos” no Anhembi

resized_1

 

A Águia de Ouro, a escola mediana que a cada ano surpreende as grandes, levará para o Sambódromo paulista o enredo “Brasil e Japão, 120 anos de união!”

O carnavalesco Amarildo explica que o desfile erá dividido em cinco setores:

“O primeiro vai falar do Japão contemporâneo que ressurge das cinzas como uma fênix após cada catástrofe, um país que se modernizou, o Japão do cospley e da robótica. O segundo vai abordar o Japão que cuida do corpo, que pratica artes marciais, que consome alimentos saudáveis. No terceiro vamos trazer o Japão que cuida da alma, que tem fé, que medita. Já no quarto, as tradições estarão em evidência, as memórias registradas e vividas, o país das festas e dos matsuris.

E para finalizar o desfile, o quinto setor vai evidenciar os laços entre Brasil e Japão, em que os dois países se unem pelo carnaval e pelo futebol. O destaque da escola será o ídolo Zico, reverenciado pelos dois países. Enfim, uma visão lúdica e carnavalesca da amizade entre as duas nações, onde o enredo termina, mas a história continua”, detalha.

 


 

 

Samba-enredo da escola Águia de Ouro

( Serginho do Porto, Chanel da Vila, Ivanzinho, Pelezinho Aha e Douglinhas )

 

 

 


 

 

Brasil e Japão – 120 anos de União

Superação
Renasceu das cinzas a nova nação
Hoje é modernidade
Guerreiros da criação
No corpo se guarda o tesouro, cuidar é preservar
Colher e semear os frutos da mãe natureza
E com leveza para sempre desfrutar
É o elo pra purificar

Rituais de fé a meditar
A mente e a alma equilibrar
Respeito à vida Religião
É paz no coração

Agradecer aos deuses
Louvar e sempre celebrar
Em forma de arte unindo o folclore
É cultura popular
E assim de gol em gol
Virou paixão, eternizou
Os laços dessa união
Festejar
E mostrar ao mundo inteiro
Mais um samba verdadeiro
No carnaval de Asakusa

Explode alegria num só coração
Eterna aliança Brasil e Japão
Voa Águia vai buscar
O sonho de ser campeã

 


 

CARNAVAL NA LIBERDADE

Quer fugir do carnaval? Vá pra Liberdade. O bairro oriental, contudo, até os anos 80, foi um importante ponto de encontro dos sambistas.

Em 1940, foi criada a agremiação Escola de Samba Henrique Dias, presidida por Aparecido Durval de Oliveira sua sede era na Rua São Joaquim nº 129.

A mais importante escola do bairro foi a Paulistano da Glória. Começou como cordão carnavalesco e se tornou escola de samba em 1972. Em 1976, subiu para o grupo 1. Em 1977, se destacou graças ao samba-enredo “Oração em tempo de festa”, de Geraldo Filme, compositor excepcional que também foi puxador da escola até 1980. A maior glória do Paulistano ocorreu em 1978, quando venceu o Concurso Nacional de Samba Enredo, promovido pelo programa Fantástico, com “MMDC, epopeia da Glória”. Em 1979, o tema da escola foi o bairro da Liberdade com o enredo “Destino Marcado”.

Os anos 80, foram terríveis para a escola. Em 1980, caiu para o grupo 2. Aí, um componente vai para a Vai Vai, logo vai outro e mais outro vai. Em 1981, cai para o grupo 2, e segue a migração do sambista que vai, vai, pra Vai Vai. Em 1982, a escola perde o seu salão de festas que fora um dos melhores da cidade, informa o Wikipédia. Foi a gota d’água, a moçada vai fortalecer a Vai Vai. Em 1983, cai para o grupo 4. Em 1985, a Paulistano encerra as sua atividades deixando saudades daqueles tempos de Glória, na rua da Glória.

 

 

( extraído do portalmundook.com.br)

===================================================================

jorge-nagao

Jorge Nagao

além do Nippak e www.nippak.com.br,  também está na constelação do www.algoadizer.com.br.  E-mail: jlcnagao@uol.com.br

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ERIKA TAMURA: Minha viagem à Abu Dhabi e Dubai   De volta aos artigos! Peguei uns dias de férias e passei uma semana no Emirados Árabes Unidos, fui visitar uma amiga, e aproveitei para c...
TÊNIS DE MESA: Modalidade inicia a todo vapor o an... Após o excelente Campeonato Intercolonial Brasileiro realizado nos dias 23, 24 e 25 de janeiro de 2015 em Marília, onde mais de 730 atletas de todo Br...
SILVIO SANO > NIPÔNICA: MAIORIDADE PENAL? A votação da madrugada do dia 02 de julho deu 323 votos favoráveis, 155 contrários e 2 abstenções. Como eram necessários ao menos 308 votos a favor pa...
ERIKA TAMURA: Dekasseguis?   Acabei de ler uma postagem na internet, da colunista Ana Shudo, onde ela posta um vídeo sobre o trabalho de nepalenses nas minas de carvão d...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *