JORGE NAGAO: Aí o Brasil Dançou, Filha!

– E aí, mãe, porque todo mundo só fala em 1964? – perguntou Paulinha.

– Já, já, te explico, querida.- disse a mãe, AídaTadura.

Aí, cinco minutos depois, Aída volta da cozinha e capricha no relato.

– Aí, em 1961, o presidente Jânio Quadros, renunciou ao cargo deixando o país perplexo. Aí, o Congresso não queria que o vice João Goulart, o Jango, assumisse a Presidência. Aí, implantou-se o Parlamentarismo, com Tancredo Neves como primeiro-ministro. Aí, em 1963, foi aprovado o Presidencialismo,  e Jango virou presidente. Aí, Jango foi governando até que em 13.03.64, fez um comício na Central do Brasil pedindo reformas de base e reforma agrária que desagradaram aos conservadores. Aí, os militares, os empresários, a imprensa e setores da igreja se mobilizaram contra Jango. Aí, os EUA deram o sinal verde e enviaram navios que chegaram  pra dar uma força armada às Forças Armadas caso houvesse resistência do governo Jango. Não houve. Aí, tinham que legalizar aquela situação.  Aí, veio o AI-1 com o marechal Castelo Branco, o novo presidente da República.

– AI-1? – O que foi isso aí?- quis saber a menina.

– AI, Ato Institucional número 1, podia cassar mandatos, prender comunistas, mas prometia devolver o poder aos civis em 1966. Aí veio o AI-2 que cancelou o AI-1 e  cassou os direitos políticos dos presidenciáveis e apresentou o novo presidente. A democracia não ia pra frente, ia de Costa e Silva. Aí, quando você, Democracia, foi embora fez-se noite em nosso viver; a travessia, caminho de pedra, “como posso sonhar?”, cantaria mais tarde Milton Nascimento. Arthur Costa e Silva também dizia que seria o último militar presidente. Aí, ele mesmo implementou  o AI-5 que fechou tudo de vez. Aí valia tudo: cassação, prisão, censura, tortura, ai, ai, ai, ai! Doente, foi afastado do cargo pelo triunvirato militar que impediu a posse do vice civil Pedro Aleixo. Dois meses depois, em outubro de 1969, assume o Gal. Médici que inspirou “Apesar de você”, canção que o Brasil cantou mas acabou censurada: hoje você é quem manda/ falou tá falado/ não tem discussão… Nesse período, Dom Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife, denunciou na Europa o que acontecia no Brasil e por isso foi indicado quatro vezes ao Prêmio da Paz. Mesmo favorito em 1974, por misteriosos motivos, não foi o escolhido.

– Mãe, antes de continuar, respire fundo e tome um pouco de água, que eu espero- disse Paulinha, notando a agitação da mãe.

– Obrigada, filha. Bem, aí vem o general Geisel. Nesse governo, em 1974, o MDB elegeu diversos senadores nos principais estados. Aí, em 1975, fizeram o que fizeram com o Vladimir Herzog. Aí, a ditadura começou a cair, enfatiza Audálio Dantas, presidente do sindicato dos jornalistas na época. Inicia, então, a Abertura lenta, gradual e segura que devolveria o poder aos civis. Aí começam as greves no ABC, lideradas por um tal de Lula. Aí, nas eleições de 78, Lula ajuda a eleger Montoro senador e o suplente FHC. Em 1979, toma posse o general João Figueiredo. Aí veio a Anistia que é objeto da polêmica atual sobre o julgamento dos torturadores. Em 1982, depois do nefasto episódio do Riocentro, o PMDB elege governadores nos estados mais importantes. Em 1984, Maluf já estava se achando presidente da República quando ACM e seus aliados  abandonam Pauluf, corruptela de Paulo Maluf,  e aderem à candidatura de Tancredo Neves que vence a disputa no Congresso Nacional. Aí, acontece o imprevisto, Tancredo é internado na véspera da posse. Aí assume José Sarney, mas aí acabava o regime militar.

– Caramba, mãe, você sofreu muito nesse tempo todo. Que sorte que eu tive de nascer um ano depois dessa confusão toda. – concluiu a Paulinha.

– Pois é, depois de aí em aí, 50 anos depois chegamos até aqui. Aí vem a Copa, aí vem as eleições, mas aí é futuro, só especulação. Aí, é hora de se preparar para o que vem por aí, filha.

– É isso aí, mãe!

 

===========================================================

 

 

Jorge Nagao

além do Nippak e www.nippak.com.br,  também está na constelação do www.algoadizer.com.br.  E-mail: jlcnagao@uol.com.br

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ERIKA TAMURA: ELEIÇÕES 2014, RETA FINAL. Estamos na reta final das campanhas eleitorais, agora falta pouco para o grande dia das eleições. Sempre carreguei a bandeira da importância do voto c...
BEM ESTAR: SAÚDE Quando tem saúde, tem tudo. Não satisfeitos abusam, esquecem , não valorizam, judiam, boicotam, ate chegarem aos extremos de suas limitações. Po...
JOJOSCOPE: Glay Stadium Live 2012   Show da banda japonesa Glay terá exibição inédita no Brasil     Fãs da banda Glay: uni-vos ! Agora vocês vão poder cu...
LEGISLAÇÃO: QUORUNS CONDOMINIAIS (com alterações d...   Uma questão muito comum nos condomínios diz respeito ao “quorum” para deliberação de determinadas reformas ou melhoramentos do condomínio, d...

One Comment

  1. Manogao. A hitorinha é linda. Só que a Paulinha deve está meio confusa, porque, hoje estamos vendo algo diferente, trocaram os comunistas torturados, pelo povo. Hoje o povo e quem está sendo torturado, e pior, não por um governo ditatorial, mas sim por um governo que se diz socialista, e que tudo permite, desde de corrupção, falta de sáude, falta de locomoção, moradia, sucateamenteo, gastos desnecessários (caso Petrobrás), em suma Paulinha está entre a cruz e a espada. Oxe mainha!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *