JORGE NAGAO: Akira Fukuma e FHC e Mirian

Akira Fukuma, o kamiquase

 

!cid_ii_15313d8672657995

Akira Fukuma, em 2008.

No centenário da imigração japonesa, em 2008, o jornalista Vinicius Queiroz Gavão, da Folha de SP, entrevistou Akira Fukuma, o japonês que foi piloto kamikaze da Força Aérea Japonesa na 2ª.Guerra Mundial.

Fukuma contou que já estava a  bordo do Mitsubishi A6M5, conhecido como Caça Zero, pronto para decolar, com combustível só para ida e 250 kg de explosivos e bombas para afundar um navio da frota americana.

Nessa hora, veio a ordem do imperador determinando a rendição do Japão, e aquela sua missão suicida que seria uma ação de patriotismo, orgulho e heroísmo convertia-se em vergonha, tristeza e raiva. Fukuma chorou ao narrar esse episódio.

Pilotando o caça de volta à base, ele sobrevoou Hiroshima, onde nasceu, doze dias depois daquela fatídica bomba, e viu uma coluna de fumaça que ele pensava que fosse os restos da “litle boy”, nome daquela bomba. Atônito constatou que aquela fuligem eram os corpos sendo cremados. Por sorte, sua mãe e irmãos estavam noutra cidade  acompanhando seu pai que era oficial do Exército.

Ao chegar em casa, salvo e são, recebeu uma bela bronca da mãe:

– Seu sem-vergonha, por que voltou vivo!

Aos 25 anos, o kamikaze frustrado passou a ter insônia e um sofrimento sem fim.

Aventureiro, chegou ao Brasil, em 1958, com mulher e filho. Entraram clandestinos pela fronteira do Paraguai.

Foi parar em São Paulo. Trabalhou numa fábrica de cerâmica no bairro da Lapa, foi agricultor em Itapecerica da Serra, Grande SP, depois foi operador de cinema em Bastos-SP. Lecionou Japonês na colonia Dois Irmãos, próxima de Campo Grande-MS. Lá abusou da cachaça que castigou o se fígado mas, felizmente, deixou o vício.

Mulher e filho morreram. Ela dormindo, ele de leucemia. Mas não gosta de falar disso porque lhe doi a alma.

Fukuma mora na Associação de Assistência aos Imigrantes Japoneses, mais conhecida como Kosei Home. Liguei, hoje, pra lá e soube que ele está lúcido, com 96 anos, subindo escadas, sempre ativo para se manter vivo.

A Kosei Home fica na rua Campos Sales, 62, Vila Nova, cep 11013-400, tel.(13)3232-9615, Santos-SP.

– Venha nos visitar! – convidou a moça.

– Vou, sim! – respondi.

Não é uma boa idéia, leitor@, conhecer Akira e seus mais de 50 colegas e ouvir suas histórias? São tanta emoções, diria RC.

Parabéns às pessoas que cuidam desses idosos que tanto contribuíram para a nossa sociedade e são motivo de orgulho da comunidade nikkei.

 

 


 

 

 

FHC e Mirian

 

!cid_ii_1531407effddd29dPor ter amigos jornalistas, ainda nos anos 90, ouvia boatos de que Fernando Henrique Cardoso teria um  filho com uma jornalista de Brasília.

Meses depois, o jornalista José Nêumanne Pinto, em sua coluna no Jornal da Tarde/Estadão, entregou o caso. A amante do então senador FHC teria o mesmo nome da ex de Lula, citada por Collor no segundo turno da campanha presidencial de 1989. Miriam, portanto. E o sobrenome dela era o mesmo da rodovia que liga Rio a SP, ou seja, Dutra. Só não entendeu quem não quis.

Em 2000, a revista Caros Amigos, numa edição especial, estampou na capa, apenas a pergunta: Por que a mídia não noticiava o caso extraconjugal de FHC e de um filho desse relacionamento que era de conhecimento de todos os jornalistas. A longa matéria esmiuçava aquele assunto. Mesmo assim, não houve repercussão na grande imprensa.

FHC só assumiu a paternidade de Tomás em 2009. Depois contou que fez o exame de DNA que revelou que ele não o pai. Mirian contesta e até ri, como contou na entrevista à revista Brazil com Z. Depois concedeu outra entrevista à Folha de SP que incomodou a Rede Globo que não renovou o seu contrato no fim do ano passado. Revelou os dois abortos pagos por FHC, a remessa ilegal de dólares pela Brasif e as contas no exterior do ex-presidente. Uma bomba!

Agora vem o jornalista Claudio Humberto, que também está na Rádio Bandeirantes, informando que FHC tem outro filho com sua ex-empregada doméstica. Ela e o filho trabalham no Senado.

Vixe!

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

     

    Related Post

    JORGE NAGAO: Copa Bacana     (compilação de comentários com “co”, copiar & colar)     Copa das copas, muita coisa para comemorar. ...
    JOJOSCOPE: Tampopo ao quadrado Em português, dente de leão. Em japonês, tampopo (タンポポ ). O que esta flor, tão vulnerável e efêmera pode inspirar? Dois artistas, dois tampopos....
    LINS/SP: Mãe do Ano da ABCEL – Bunkyo de Lins   No ágape de domingo, Setsuko Utiyama recebeu o diploma de honra ao mérito pelos seus serviços prestados à comunidade nesses longos anos. Foi...
    AKIRA SAITO: 33° Campeonato Brasileiro de Karate-d... Acontece nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2017, na cidade de Tubarão-SC, o 33° Campeonato Brasileiro de Karate-do Goju-ryu IKGA, que servirá de seletiv...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *