JORGE NAGAO: Blogueiras nikkeis 1 | Fim de semana literário

Existem milhares de blogs do Oiapoc à Paris. 99% deles não têm  importância alguma pois seus donos não têm fama ou conteúdo razoável.

Entre os diversos blogs de nikkeis/”nikkeias” que conheço, destaco alguns por serem interessantes e influentes pois informam e  entretém seus leitores.

 

 

mariliakubota.wordpress.com,

diário da poesia e arte,  é o blog da poeta paranaense Marilia Kubota. Nele pode-se apreciar a profícua obra da editora do MEMAI, “mestra”do haikai. No blog, tem entrevistas com escritores como Teruko Oda, notas sobre a literatura brasileira e japonesa,  notícias sobre a comunidade nipo-brasileira e muitos outros assuntos relevantes. Recentemente, recebi de Marilia o seu belíssimo livro Vertigem e  a antologia Blasfêmeas mulheres de palavra, organizada por ela e Rita Lenira de Freitas e Bittencourt. Obrigatô e parabéns, Marília!

 

yamashitatereza.wordpress.com,

Abraços Dobrados, é o belo blog da escritora da ANBE, Academia Nipo Brasileira de Escritores, Tereza Yamashita. Ela tamém é ilustradora, ceramista e origamista renomada.

No blog, você encontra dezenas de entrevistas com editores, escritores e ilustradores. Suas crônicas, contos e minicontos estão lá junto com seus curso e seus tsurus metamorfs, parceria com o papel Fliperson.

Casada com o escritor Luiz Bras, TY tem muitos livros em parceria com o  organizador da antologia Hiperconexões 3. Em 2016,Tereza-san ganhou o Prêmio Jabuti, 2º.lugar na categoria Livro Digital com “Mãos Mágicas. Abraços dobrados, Tereza.

 

 

luciahiratsuka.blogspot.com 

é o lindo blog da escritora e ilustradora Lucia Hiratsuka. A delicadeza de seus traços coloridos pode ser apreciada sem moderação assim como a sua vasta produção literária estão lá para o deleite

do leitor. Vale a pena visitar o site dela que é também professora de sumiê.

Lucia Hiratsuka ganhou o Prêmio Jabuti, melhor ilustração em 2006.

 

 

elikatakimoto.com

é o blog da escritora, professora e palestrante Elika Takimoto que é uma das campeãs de views na internet. Recentemente, por defender o legado de Lula, elogiando a inclusão social e a maior

diversidade social no governo do PT, recebeu, dias depois, um telefonema do presidente.

– Elika, aqui é o Lula.

– Com tantos imitadores seus, como vou saber que é o senhor mesmo?

– Deixa de bobeira, companheira. Sou eu.

Aí caiu a ficha: tinha passado o seu telefone para Gabriela, do Instituto Lula.

Como escritora, venceu o Prêmio Saraiva Literatura, Juvenil-Crônicas.

Valeu, Elika!

 

 


 

 

Fim de semana literário

 

Sábado, na agradável companhia do poeta-irmão Carvalho Jr e do refinado Escritor Erre Amaral, fomos recebidos em Sorocaba pelo autor de Exílio, Marcelo Adifa e pelo cineasta Gilberg Antunes. Participamos de um excelente debate “A Literatura como instrumento da Educação”. Além dos autores citados, participaram também o escritor André J Gomes, a escritora mirim Ana Cristina Rodrigues Henrique e a simpática  Myrna, diretora da biblioteca.

Após saborearmos  “a melhor coxinha do mundo”, na Padaria Real, a Caravana Rolê dei seguiu direto para a Patuscada, do editor Eduardo Lacerda, onde milhares de pessoas festejavam o lançamento do Hiperconexões 3, com 94 poetas ciborgues. Carvalho Jr lançou o seu “No altoa da ladeira de pedra”, Patuá, e Erre Amaral o “Do mundo, suas delicadezas”, Penalux.

A maratona se encerrou no domingo no Sarau da Casa Amarela, comandada com o entusiasmo de sempre por Akira Yamazaki. A performance do eloquente poeta Carvalho Jr entusiasmou a seleta e animada plateia. Obrigado, amigos das letras por esse fim de semana inesquecível.

 

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

     

    Related Post

    SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Onde perfurar para o jorro d... Conceituado jornal, neste domingo, gastou uma página para tratar do método de encontrar água – hoje, sim, precioso líquido – perfurando poços. Um ...
    AKIRA SAITO: KAIZEN – MELHORIA/EVOLUÇÃO “Todo e qualquer estado deve ser sempre motivo para evoluir”   Um dos conceitos mais importantes do Budo e da própria Cultura Japonesa como u...
    LITERATURA: Exemplo de vida: da vida rural a desem...   É o que Yoshiaki Ichihara, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de S.P. conta a respeito de sua vida(Autobiografia). Vale a p...
    SILVIO SANO > NIPÔNICA: Chapa Dilma/Temer e Imigra... Com o mês de junho se iniciando, Mário reparou que Hiroaki estava muito preocupado com os acontecimentos da comunidade nipo-brasileira devido às comem...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *