JORGE NAGAO: Canta, canta, minha gente!

Canta, canta, minha gente!

O golpe de 2016 já escancarou o seu saco de maldades. E vem mais chumbo por aí. Como o aumento do gás, da luz e da gasolina. A cada dia, se vê mais pedintes e sem teto pela cidade e o desgoverno michelesco continua fazendo miséria.

Os mais pobres sofrem também com o desemprego que dá “muito trabalho” porque parece visita chata: não quer ir embora de jeito nenhum.

Na classe média, nota-se uma impotência com a falta de perspectiva na política e na economia. Não se ri espontaneamente como antes. O poeta e pensador latino-mineiro Marcílio Godoi define esse estado de espírito como DPG, depressão pós-golpe.

De uns tempos pra cá, busquei na rica música brasileira um refúgio para não ficar deprimido. A psicologia chama isso de mecanismo de defesa.

Ainda nos anos 70, o mestre Martinho da Vila já ensinava: “Canta, canta, minha gente,/ deixa a tristeza pra lá/ canta forte, canta alto,/ que a vida vai melhorar”.

Não dê a desculpa que não sabe cantar. Porque como canta João Gilberto “ Você com a sua música esqueceu o principal/ que no peito dos desafinados/ no fundo do peito bate calado/ que no peito dos desafinados/ também bate um coração”.

Quando você estiver triste cante “Tristeza, por favor, vá embora/ minha alma que chora está vendo o seu fim”. Ou “Mas hoje em dia eu não tenho mais,/ a alegria de tempos atrás”. Ou “Tire o seu sorriso do caminho que eu quero passar com a minha dor”. “Felicidade foi se embora e a saudade/ no meu peito inda mora/ e é por isso que eu gosto lá de fora/ porque sei que a falsidade não vigora”.

Quando estiver “de boa”, cante: “Deixe a vida me levar/ vida leva eu”. “Meu coração não sei porquê/ bate feliz quando te vê/ e os meus olhos ficam sorrindo/ e pela rua vai te seguindo/ mas mesmo assim, foges de mim”.

Para sacanear os coxinhas cante pra eles: “Lá vem o pato, /pato aqui pato acolá./ O pato pateta pintou o caneco/ surrou a Dilma/ apoiou o Aécio/levou um coice/ criou um galo”. Tomou?

Quando vir- não é ver-  na TV golpista o presidente golpista e seus sinistros, cante com Chico Buarque: “Apesar de você, amanhã há ser outro dia/ você vai se dar mal / etc. e tal/ lá lá lá lá laiá”.

Para lembrar a querida Elis Regina, mesmo sendo ateu,  cante Romaria de Renato Teixeira: Sou caipira, Pirapora nossa/ Senhora de Aparecida/ ilumina a mina escura e funda/ o trem da minha vida”. Que maravilha!

Tem outra maravilha de Jorge Ben e Toquinho: “ Lá fora está chovendo/ mas assim mesmo eu vou correndo/ só pra ver o meu amor/ Ela vem toda de branco,/ toda molhada e despenteada/ que maravilha, que coisa linda/ que é o meu amor”.

Cante com o Gonzagão, solidário com o povo do sertão nordestino: “ Quando olhei a terra ardendo/ qual fogueira de São João/ eu perguntei a Deus do céu, ai/ por que tamanha judiação?”.

Quando não estiver triste e nem contente, cante Qualquer Coisa do Caetano, embarque no Expresso 2222, do Gilberto Gil, vá pra Maracangalha com o Caymmi, mergulhe nas Águas de março, do Tom Jobim. Ou enquadre o seu amigo Esponja: “Se você pensa que cachaça é água/ cachaça não é água não/ cachaça vem do alambique/ água vem do ribeirão”.

Quem canta os seus males espanta, diz o ditado. Então, cante, resista, não se deprima por causa desses temerosos que assaltaram o poder e têm que cair o quanto antes. Enquanto isso, cante para se divertir ou para desabafar. “E que tudo mais, vá pro inferno”!

“Não posso ficar nem mais um minuto com você, se eu perder esse trem que sai agora às 11 horas, só amanhã de manhã”. “Ai, ai, ai, tá chegando a hora, o texto está acabando, meu bem, e eu tenho que ir embora”. “ Um beijo na família, o Francis aproveita pra também mandar lembranças a todo o pessoal,

Adeus!”

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

     

     

    Related Post

    CANTO DO BACURI > Mari Satake: E ela fez sessenta ... Naquele dia ela não estaria para ninguém. Ficou só, reclusa consigo mesma. Acordou bem cedo, se arrumou toda e saiu. Sem destino definido, apenas saiu...
    SILVIO SANO: Tsuneo Sano, 100 anos! Neste final de semana fui à cidade de Fernandópolis, minha cidade natal, para participar da comemoração do aniversário de 100 anos de um tio, único so...
    ERIKA TAMURA: JAPAN HOUSE Como estou no Brasil, não pude deixar de conhecer a Japan House em São Paulo. A belíssima obra encontra-se na Avenida Paulista, bem no começo e...
    MARILIA: XXX Campeonato Brasileiro de Gueitebol e...   Será realizado nos dias 18 e 19, com a participação de 207 tímes de vários estados. Alguns bem distantes como Tocantins, Bahia, Rio de J...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *