JORGE NAGAO: Ceagesp, hoje e amanhã

A Ceagesp foi criada em 1969, na Vila Leopoldina, com a fusão do Ceasa e da Cagesp (Cia.de Armazéns Gerais do ESP). Vinculada ao Ministério da Agricultura tem 18 unidades de armazenagem e 13 de entrepostagem, em regiões estratégicas do estado paulista.

Terceiro maior mercado atacadista do mundo e maior da América Latina, a Ceagesp impressiona pela sua grandeza. Em seus 700 mil m2, circulam 50 mil pessoas e 14 mil veículos. Sua missão se resume em 4 palavras: credibilidade, qualidade, inteligência e disponibilidade, tudo o que quem negocia precisa.  Os produtos viajam para mais de mil municípios e diversos países vizinhos.

 

 

A feira das flores é a que mais atrai os turistas. Mais de 1200 produtores colorem e perfumam a área e vendem as mais variadas plantas, flores, gramas e mudas.

Os feirantes e donos de restaurantes procuram as 112 espécies de peixes e vendem 50 mil toneladas dos escamosos por ano. Obrigado, pescadores.

 

Volta e meia, algum engraçadinho grita:

– Ei, japonês!

Ai, quando vários nikkeis se viram, o gaiato arremata:

– Só chamei um!

O Varejão atrai a população que encontram os hortifrútis mais frescos a preços baixos. No final do passeio/compras, uma banca de pastéis é o local ideal para fazer uma boquinha e voltar sorrindo para casa.

No Espaço Gastronômico Ceagesp, salão com 400 lugares,  acontece anualmente o festival de sopas,  a cebola como carro-chefe, às quartas e quintas e domingos, das 18h à meia-noite. Às sextas e sábados, fica aberto até às 2h da manhã. A entrada é pelo portão 4 da Ceagesp (altura do 1.946 da avenida Dr. Gastão Vidigal, na Vila Leopoldina, Zona Oeste da Capital).  O Festival de Sopas Ceagesp atrai milhares de paulistanos e gente de todo o País, e faz parte do calendário gastronômico de inverno da cidade de São Paulo.

 

 

Ceagesp amanhã

Depois de muita polêmica, a futura Cesgesp recebeu o aval do ministro da agricultura, Blairo Maggi, e viabiliza a contrução do novo entreposto em 4 anos, no bairro de Perus, zona norte, a 20 km do centro.

Haddad assinou, no fim do ano, o decreto que autoriza um grupo de 25 produtores e comerciantes a apresentar um projeto para essa sonhada mudança.

Os terrenos do Nesp (Novo entreposto de SP), estão divididos ao meio pela Rodovia Bandeirantes, com um pedágio adiante. Será preciso uma via de acesso para interligá-los.

Com o investimento inicial 1,1 bilhão, os permissionários passarão a ser proprietários de seus boxes modernos e informatizados. O governo atuará apenas como regulador. Prevê-se um aumento de, no mínimo,  50% de oferta em relação à Vila Leopoldina.

A mudança tirará 14 mil veículos, a maioria de caminhões, da região da Ceagesp, melhorando o trânsito e a poluição do bairro. Haddad previa a criação de 38 mil empregos nessa área da Vila Leopoldina.

Haddad lembra que existe uma comunidade pobre na vizinhança que, por lei, tem de ser acomodada na própria localidade. Entendeu, John Dória? Lei é lei.

Enquanto isso, em Perus, muitos moradores como o corinthiano Lopes da Silva, temem que o novo entreposto traga poluição e trânsito para um bairro tranquilo, com vários parques. A promessa de geração de 30 mil empregos, segundo a prefeitura, anima os perusenses pois Perus é um bairro dormitório, com poucas oportunidades de trabalho.

O projeto de 1,621 milhões de m2 de área útil, maior que o parque Ibirapuera, prevê a construção de quatro pontes, a inclusão de restaurantes, como os do mercadão central, estação de trem entre Perus e Caieiras, para receber os 30 mil trabalhadores. A estação servirá também como rota de escoamento ferroviário de mercadorias até o porto de Santos.

Que venha a nova Ceagesp! Que traga mais peixes, flores, legumes e frutas para uma população faminta de comida e beleza que não para de crescer.

Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, Ceagesp. Já eu prefiro, Companhia de Especiais Amigos Geniais do Estado de São Paulo, num lugar bacana: Ceagesp.

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

     

    Related Post

    CANTO DO BACURI – Francisco Handa: Negócios ...   Chegaram àquela cidade, após inúmeras passagens pelo interior de São Paulo, primeiramente numa fazenda de café, que no primeiro ano entr...
    ERIKA TAMURA: 2013, o ano da serpente   Começou o ano de 2013!! E ele veio com tudo, pelo menos começou com muitas expectativas em várias áreas pelo mundo todo. No Japão, ess...
    BEM ESTAR: Por que existo? Existo porque vim com o proposito de cumprir a missão e objetivo, nessa passagem curta da vida terrena, para o aprimoramento e elevação espiritual. ...
    MUNDO VIRTUAL: Redes sociais e intimidade    A primeira interrogação que a meu ver precisa ser respondida envolve o conceito de intimidade nos dias atuais; para a maioria dos dicionários, i...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *