JORGE NAGAO: Chega de Bagunça!

Marie Kondo, autora do best-seller " A Mágica da Arrumação".

Marie Kondo, autora do best-seller ” A Mágica da Arrumação”.

 

Acumular é o cúmulo! Todo mundo conhece algum acumulador maluco (pleonasmo?) que guarda de tudo e não encontra nada. Eu também me conheço… E vou trabalhar pra destralhar o escritório que é mais conhecido como o quarto da bagunça.

O acumulador anda levando indiretas de todo lado. Desapega, diz o anúncio da TV, venda aquilo que não te serve. O concorrente bomnegócio.com reitera, enfático, que “a cada minuto, oito coisas vendem.” É bom checar se a gente pode ganhar algum troco repassando um bem que já não faz bem nenhum.

Chega de Bagunça! É um programa do GNT que ajuda famílias a se livrar das tralhas. Os especialistas consultam os moradores e separam os objetos em descartáveis, vendáveis e úteis. O que ficou é distribuído em novos móveis, estantes e prateleiras, deixando o ambiente clean para alegria de todos.

Um método japonês é muito aplicado no Brasil. É o 5 S: Seiton/arrumação, Seiri/utilização, Seiso/limpeza, Seiketsu/disciplina e Shitsuke/higiene. Bem implementado, aumenta a produtividade, reduz despesas,o produto ganha em qualidade, diminui os acidentes e melhora a convivência. Isso é qualidade total ou kaizen, mudança para melhor.

Já o Feng Shui foi criado por sábios chineses que objetiva reduzir os efeitos negativos das influências nocivas nos ambientes, implementando curas que resultam em bem estar e harmonia na casa ou empresa.

 

A Folha, de 12.05.15, trouxe uma bela matéria contando a história de Marie Kondo, japonesa de 30 anos, a mais famosa personal organizer do mundo. Seu livro Mágica da Arrumação, já vendeu mais de dois milhões de exemplares e está à venda por aqui.

Desde menina, ela ficava incomodada com a bagunça e, em vez de ir para o recreio, ficava arrumando os livros e os materiais de limpeza da escola. Adolescente, foi arrumar o seu quarto e, de repente, desmaiou. Quando acordou encontrou a solução e organizou o quarto em pouco tempo. Aquela mania de arrumação, a rumou para uma profissão: arrumadora de estantes, guarda-roupas, cozinha, tudo. E se arrumou na vida.

Ela deve ter lido a frase de Lin Yutang, filósofo chinês: “ A sabedoria da vida consiste em eliminar o que não é essencial”. 60% do que guardamos é descartável, assegura Marie Kondo. Outro filósofo que ela deve curtir é o Descartes. rsrs.

O método KonMari tem 8 mandamentos mas um deles resume tudo: se o objeto não te traz alegria, descarte-o. Faça como o Justus: – Você está demitido! E pegue outro, e outro, até o fim.

Quando você se livra das tranqueiras que empacam sua vida, “também organiza suas questões e seu passado. A consequência é que você passa a distinguir com mais clareza o que é essencial e o que é inútil. Meu objetivo é que as pessoas tenham um estilo de vida que lhes traga alegria – finaliza Kondo.

No ano passado, essa guru da arrumação foi eleita pela revista TIME  uma das  cem pessoas mais influentes do mundo. Além disso, a técnica não é só sobre arrumação, mas sobre como melhorar o se estado mental, garante Marie.

Nas redes sociais, informa Giuliana Vallone, jornalista da Folha em NY, há grupos para compartilhar as vitórias do dia da organização e trocar ideias sobre como aperfeiçoar a técnica.

Kondar virou verbo, utilizado ao empregar a técnica da MK: – “ Kondei minha estante de livros hoje”, escreveu uma blogueira.

Preciso kondar aquele quarto/escritório, quando? Amanhã? Amanhã nunca chega, então, tem que ser hoje. Boralá, chega de bagunça!

 

 


 

 

FÉ EM DEUS E … (jn)
Nossa Senhora me protege
e depois me projete
lá na frente.

Deus me acuda
e depois me sacuda,
urgente,
sem delongas,
porque a estrada
é longa.

 

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

    Related Post

    SOCIAL: 26º Kyodo Matsuri Miss Ryuso   Concurso – O sol brilhou no último domingo (28), na arena do Centro Cultural Okinawa do Brasil foi realizada a abertura do “26º Kyodo Matsur...
    JORGE NAGAO: Japão, Garantido na Copa   O Japão é a primeira seleção classificada para a Copa do Mundo de 2014. REUTERS/Toru Hanai Nesta terça-feira, dia 4, o Japão “King of As...
    AKIRA SAITO: O CAMINHO DA VITÓRIA   “Mais do que fazer acreditar que a vitória é possível, é demonstrar que ela só é legítima se for honesta, sincera e com honra”   Venc...
    SILVIO SANO > NIPÔNICA: MAIORIDADE PENAL? A votação da madrugada do dia 02 de julho deu 323 votos favoráveis, 155 contrários e 2 abstenções. Como eram necessários ao menos 308 votos a favor pa...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *