JORGE NAGAO: Duplas Nikkeis, Moacyr Franco e Dan

!cid_ii_14eb67869a76a152

Duplas Nikkeis, Moacyr Franco e Dan

 

 

Dia desses, selecionando uns cds para ouvir na estrada, surpreso, encontrei o “Toshiro e Tanaka, dupla japonesa”, do início dos anos 90. As músicas são engraçadas e maliciosas. No Youtube, você encontra algumas desse disco.

Pesquisando mais, descobri que a dupla Toshiro e Tanaka é uma criação da famosa dupla Lourenço e Lourival. O grande hit é uma paródia de “Os três boiadeiros”, clássico de Anacleto Rosas Júnior, na voz de Pedro Bento e Zé da Estrada, uma canção triste que ficou hilária com Toshiro e Tanaka. Volta e meia, o vídeo dessa versão protagonizada por Toshiro, Okuda e Tanaka circula pelas redes sociais.

Aproveitando o sucesso de “Tapas e Beijos”, de Leandro e Leonardo, Toshiro e Tanaka emplacaram a paródia Carne e Queijos:

“Preguntaram pra mim / do meu vaca marera / respondi tenho ódio/ porque o meu vaca virou mortadera/ Hoje eu fica sozinha/ o vaca foi pra panera/ Vou revando meu vida/ na prédio prantando/ repolho e bringera/ Sem Okuda e Tanaka/ vaca não quero mais/ eu tocava pra frente e o vaca teimosa/ voltava pra trás.”

 

 

 

Mais recentemente, encontrei um vídeo da dupla sertaneja Nissei & Sansei, esses são nikkeis de verdade. Cantam a primeira parte da música em Português e a segunda, em Japonês.

Otávio Mesquita levou a dupla e apresentou-a às pessoas nos bares de São Paulo. Nissei & Sansei ganharam risos e aplausos pela performance surpreendente. No Youtube, você pode apreciar, com eles, clássicos como Luar do Sertão, Chalana, Índia, Cabecinha no Ombro, Tapas e Beijos e a inacreditável “Vai ter que passar a mão”.

 

 

 

 


 

 

Casa do japonês, a volta

Moacyr Franco, esse incrível cantor e compositor que faz sucesso há quase 60 anos, gravou nos anos 60 a música

Casa do Japonês (MF)

Eu fui certa vez/

Na casa do japonês/

e o japonês tacô cigarro no chão/

A japonesa começou a me ameaçar/

E o japonês quis por a bomba em minha mão e disse assim:/

– Cata aí, cata aí, cata, cata já!/

Tu me mandô catá japão/

Cata aí tu que tu que tacô no chão/

(cata, cata, cata já…)

 

O Língua de Trapo, grupo famoso por suas músicas satíricas, gravou recentemente este sucesso.

Há dois anos, assisti a um show de Moacyr Franco que foi muito atencioso comigo e fiquei à vontade pra brincar com ele:

– Se você cantasse a Casa do japonês, você poderia apanhar porque tinha muitos japoneses na plateia.

Ele concordou, sorrindo.

Falando no Língua, lembrei-me agora que o vocalista era um japa rebolativo chamado Pituco que causava furor quando cantava “Concheta” no teatro Lira Paulistana, nos anos 80. Ele estava

morando e se exibindo no Japão, não sei se retornou. Quem souber dele, me avise.

 

 

 


 

 

Dan Nakagawa, o cult

Pouco conhecido na comunidade, Dan Nakagawa,  cantor, compositor e ator, é um artista cult que, em breve, será reconhecido.

Dan já lançou três discos: o primeiro círculo-2005, o oposto de dizer adeus-2010 e “Dan Nakagawa convida Ney Matogrosso- 2013). O canal Brasil exibiu recentemente este show e Ney Matogrosso canta canções de Dan.

No Wikipédia, artistas famosos opinam sobre Dan Nakagawa:

“Quando me chamaram para fazer o projeto Novo Canto, falaram no nome do Dan. Ouvi o CD e fiquei bastante impressionado. Melodias, letras… eu disse: Topo!” – Nando Reis.

“Salve Dan Nakagawa!  Gostei da sua música, delicada sem perder a vitalidade. Gostei dos arranjos, composições e seu vibrato. Bem bacana, parabéns!” – Lulu Santos.

“Suas canções fazem um bem. Provocam prazer, desencadeiam eterna-moderna-adolescente adorável, felicidade” – Jorge Mautner.

Dan tem o dom. Guarde este nome.

 

 

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

     

     

    Related Post

    JORGE NAGAO: Rio+20, agora vai?! “Sejamos a mudança que queremos ver no mundo” (Mahatma Gandhi) Cético, na década da Eco-92, quando falar do meio-ambiente não estava na moda, produz...
    ERIKA TAMURA: O futuro dos jovens brasileiros no j...   Amo morar no Japão, admiro esse país que tão bem me acolheu, adoro viver aqui, mas tenho que fazer uma observação não muito positiva do que ...
    SILVIO SANO > NIPÔNICA: Exames de Habilitação̷... Na semana passada testemunhei situações contínuas de “barbeiragens” incríveis de motoristas à minha frente, sem contar a falta de educação. Motoristas...
    MUNDO VIRTUAL: Quando e como os e-mails têm valor... Para que chegássemos aos meios de comunicação que hoje existem no mundo virtual, eu me recordo que há algumas décadas haviam a máquina de escrever, o ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *