JORGE NAGAO: Duplas Nikkeis, Moacyr Franco e Dan

!cid_ii_14eb67869a76a152

Duplas Nikkeis, Moacyr Franco e Dan

 

 

Dia desses, selecionando uns cds para ouvir na estrada, surpreso, encontrei o “Toshiro e Tanaka, dupla japonesa”, do início dos anos 90. As músicas são engraçadas e maliciosas. No Youtube, você encontra algumas desse disco.

Pesquisando mais, descobri que a dupla Toshiro e Tanaka é uma criação da famosa dupla Lourenço e Lourival. O grande hit é uma paródia de “Os três boiadeiros”, clássico de Anacleto Rosas Júnior, na voz de Pedro Bento e Zé da Estrada, uma canção triste que ficou hilária com Toshiro e Tanaka. Volta e meia, o vídeo dessa versão protagonizada por Toshiro, Okuda e Tanaka circula pelas redes sociais.

Aproveitando o sucesso de “Tapas e Beijos”, de Leandro e Leonardo, Toshiro e Tanaka emplacaram a paródia Carne e Queijos:

“Preguntaram pra mim / do meu vaca marera / respondi tenho ódio/ porque o meu vaca virou mortadera/ Hoje eu fica sozinha/ o vaca foi pra panera/ Vou revando meu vida/ na prédio prantando/ repolho e bringera/ Sem Okuda e Tanaka/ vaca não quero mais/ eu tocava pra frente e o vaca teimosa/ voltava pra trás.”

 

 

 

Mais recentemente, encontrei um vídeo da dupla sertaneja Nissei & Sansei, esses são nikkeis de verdade. Cantam a primeira parte da música em Português e a segunda, em Japonês.

Otávio Mesquita levou a dupla e apresentou-a às pessoas nos bares de São Paulo. Nissei & Sansei ganharam risos e aplausos pela performance surpreendente. No Youtube, você pode apreciar, com eles, clássicos como Luar do Sertão, Chalana, Índia, Cabecinha no Ombro, Tapas e Beijos e a inacreditável “Vai ter que passar a mão”.

 

 

 

 


 

 

Casa do japonês, a volta

Moacyr Franco, esse incrível cantor e compositor que faz sucesso há quase 60 anos, gravou nos anos 60 a música

Casa do Japonês (MF)

Eu fui certa vez/

Na casa do japonês/

e o japonês tacô cigarro no chão/

A japonesa começou a me ameaçar/

E o japonês quis por a bomba em minha mão e disse assim:/

– Cata aí, cata aí, cata, cata já!/

Tu me mandô catá japão/

Cata aí tu que tu que tacô no chão/

(cata, cata, cata já…)

 

O Língua de Trapo, grupo famoso por suas músicas satíricas, gravou recentemente este sucesso.

Há dois anos, assisti a um show de Moacyr Franco que foi muito atencioso comigo e fiquei à vontade pra brincar com ele:

– Se você cantasse a Casa do japonês, você poderia apanhar porque tinha muitos japoneses na plateia.

Ele concordou, sorrindo.

Falando no Língua, lembrei-me agora que o vocalista era um japa rebolativo chamado Pituco que causava furor quando cantava “Concheta” no teatro Lira Paulistana, nos anos 80. Ele estava

morando e se exibindo no Japão, não sei se retornou. Quem souber dele, me avise.

 

 

 


 

 

Dan Nakagawa, o cult

Pouco conhecido na comunidade, Dan Nakagawa,  cantor, compositor e ator, é um artista cult que, em breve, será reconhecido.

Dan já lançou três discos: o primeiro círculo-2005, o oposto de dizer adeus-2010 e “Dan Nakagawa convida Ney Matogrosso- 2013). O canal Brasil exibiu recentemente este show e Ney Matogrosso canta canções de Dan.

No Wikipédia, artistas famosos opinam sobre Dan Nakagawa:

“Quando me chamaram para fazer o projeto Novo Canto, falaram no nome do Dan. Ouvi o CD e fiquei bastante impressionado. Melodias, letras… eu disse: Topo!” – Nando Reis.

“Salve Dan Nakagawa!  Gostei da sua música, delicada sem perder a vitalidade. Gostei dos arranjos, composições e seu vibrato. Bem bacana, parabéns!” – Lulu Santos.

“Suas canções fazem um bem. Provocam prazer, desencadeiam eterna-moderna-adolescente adorável, felicidade” – Jorge Mautner.

Dan tem o dom. Guarde este nome.

 

 

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

     

     

    Related Post

    SILVIO SANO: 2014, ano da Copa em ritmo de trote   Bom, na prática, esta é a primeira Nipônica do ano já que a de abertura foi escrita no ano passado, há 3 semanas, período longo demais a...
    ERIKA TAMURA: Vivendo no Japão Vivo no Japão há 14 anos, e conheço muitas histórias de dekasseguis, bem sucedidas ou não. Hoje vou falar dos brasileiros que dizem não gostar do Japã...
    JORGE NAGAO: Picleiro do Pasquim     Para o casseta Marcelo Madureira, o Pasquim foi uma das bíblias do humor brasileiro juntamente com A Manha, do Barão de Itarar...
    AKIRA SAITO: CAFÉ E PLANO REAL   Em breve, depois de dezoito anos, retornarei ao Japão para uma breve visita e o que mais me fascina é o fato de que irei encontrar algumas c...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *