JORGE NAGAO: Embaixador em Alta

Embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa. Em baixo, a embaixatriz Konomi Miwa (Celia Oi)

Akira Miwa, desde a sua posse como Embaixador do Japão no Brasil, vem surpreendendo a todos não só com  o seu excelente trabalho como também por sua simpatia. Entrevistado pelo Sportv,  no programa Esplanada dos Esportes, o embaixador extraordinário e plenipotenciário revelou a sua paixão pelo esporte que não é o das “embaixadinhas” do Neymar mas que começa por gol, o golfe. Sorte dele que o presidente Juscelino Kubitschek lembrou aos arquitetos de Brasília, Niemeyer e Lucio Costa, que incluíssem um campo de golfe no plano piloto, um dos esportes favoritos dos embaixadores.

No fim de semana, o sessentão Akira Miwa, mesmo não sendo um Tiger Woods,  completa o circuito  de quatro horas  tranquilamente apesar do campo ser difícil tecnicamente.  A admiração do embaixador pelo campo se justifica porque ele foi concebido por Robert Trent Jones que implantou campos como este em mais de 35 países. Finda a partida, Akira se sente renovado emocionalmente para enfrentar uma nova semana de trabalho extremamente exaustivo.

A primeira vez em que ele esteve no Brasil, ele não esquece por ser a primeira vez, foi em 1976, como estagiário, quando veio para aprender a Língua Portuguesa. No entanto, não guarda boas recordações porque a situação política era muito tensa. Em 2002,  foi ministro da Embaixada do Japão em Brasília. Em 2008, como diretor geral da Divisão da América do Sul e Caribe participou da comissão de preparativos do Centenário da Imigração Japonesa. “Ainda permanece viva em nossa memória a cerimônia oficial realizada no Japão, no mês de abril, com a presença de Sua Majestade Imperial, ocasião em que recepcionamos também a então ministra Dilma Rousseff, e depois estivemos no Brasil acompanhando a visita do príncipe herdeiro” – registrou Célia Abe Oi (Oi, Célia!), no site do Bunkyo, quando o novo embaixador recebeu as boas-vindas da comunidade paulista(na),  em dezembro de 2011.

Antes do Brasil, foi embaixador na Inglaterra, França e Portugal. Casado com Conomi Miwa, embaixatriz e artista plástica que expôs suas pinturas japonesas  na galeria do Superior Tribunal de Justiça(STJ). Akira Miwa tem o aeromodelismo como hobby e, como tantos japoneses, aprecia a Bossa Nova, a música brasileira que agrada de Nova Iorque a Paris.

Akira Miwa é um senhor Embaixador, um grande conselheiro que recomenda aos empresários japoneses que invistam mais neste patropi, um país que ele aprendeu a amar por seu clima, pela solidariedade ao povo japonês após a tragédia de 2011, pela numerosa e valorosa colônia japonesa e pelos decasséguis que ajudam o Japão neste bom momento de sua economia.

Perguntado sobre o jogo da abertura da Copa das Confederações entre Brasil x Japão, ele pensou um pouco  e, diplomaticamente, respondeu:

– Acredito que o Japão passará para a outra fase.

Para passar, o Japão precisará, no mínimo, empatar com o Brasil pois ainda enfrentará a Itália, tetra-campeã mundial, e o México que vem evoluindo tanto quanto o time do Japão. Ninguém vai ter moleza. No fim desta  etapa, serão dois pra lá, classificados, e dois pra cá, caídos, eliminados. Que comemoremos os 105 anos da imigração com a classificação do Japão e do Brasil. E se encontrem na final, JAPensou?

– Embaixador, você sente saudades do Japão? – perguntou a repórter.

– Sabe que, quando estou no Japão, sinto saudades do Brasil. É o inverso.

Com essa resposta, Akira não é o cara?! Político assim ele está no lugar certo: em Brasília, no Brasil, dando suas tacadas na bola de golfe, enquanto os nobres senadores e deputados dão suas tacadas que acabam sempre acertando o seu, o meu, o nosso bolso.

 

 

 

*Jorge Nagao

além do Nippak e www.nippak.com.br,  também está na constelação do www.algoadizer.com.br.  E-mail: jlcnagao@uol.com.br

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JORGE NAGAO: Omelegg     - O João vem almoçar com a gente – anunciou Luís, meu filho – e, lá pelas duas, vamos jogar bola. Bom, pensei, se vão jogar à...
ESOTÉRICO: Horóscopo da Semana (Previsões de 05 à ...   HORÓSCOPO   Áries (20 de março a 20 de abril) Este é um momento que revela inúmeras potencialidades. Será impossível desenvolver t...
ERIKA TAMURA: Levo ótimas recordações   Meus dias no Brasil estão se acabando, me despeço desse país com ótimas recordações e alegrias. O melhor foi sentir pessoalmente esse carinh...
SILVIO SANO > NIPÔNICA: PRA QUE 25 DE MARÇO?! Aproveitando que estava de folga Hiroaki aceitou o convite de Mário para ir até a “25 de Março” para fazerem compras. Como moravam perto de estação do...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *