JORGE NAGAO: Futebol, o pio do povo

Futebol, o pio do povo

 

Com o meu filho, Luis Fernando, no Camp Nou/ FCBarcelona-ESP

 

O futebol, graças ao Pelé, sempre ocupou um lugar especial na vida deste colunista.

Na feliz infância, passava horas e horas jogando bola em terrenos baldios. Na adolescência, por trabalhar de dia e estudar à noite, nos fins de semana preferia descansar. Futebol só no rádio ou na TV. Assim, el fútbol perdeu um grande craque, uma pena! rsrs.

Como torcedor, não poderia ser mais feliz: menino ainda, comemorei o bicampeonato mundial da seleção brasileira, na Suécia e no Chile, e o bicampeonato mundial de clubes de 1962/63 do Santos FC. Obrigado, Zito, Gilmar, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, entre outros heróis meus e da torcida do alvinegro da Vila Belmiro, o melhor time da história do futebol.

Em 1978, surgiram os primeiros “meninos da vila” que, comandados por Formiga, conquistaram o Paulista de 1978. O último título paulista do séc.XX, veio em 1984, com um  gol de Serginho Chulapa, na final contra o SCCP. Chupa, Gambá!

Em 2002 e 2004, os novos “Meninos da Vila”, Diego e Robinho,  surpreenderam o Brasil e conquistaram o Brasileirão.De 2011 até 2013, com os novos meninos, Neymar e Ganso, o Peixe faturou muitos títulos, até o menino de ouro ser contratado pelo Barcelona.

Agora, como todo mundo sabe, ele está no PSG, numa transação quase bilionária. A joia revelada pelo Santos é  o boleiro mais bem pago do mundo. Enquanto Messi e Cristiano, lamentam o declínio, Neymar será o protagonista no clube francês, na companhia de craques brasileiros, e estará no auge na Copa do Mundo de 2018. Podem me cobrar, leitor@s.

Nosso Brasil, pós-golpe de 2016, está cada dia mais triste, mais pobre, mais chato, apesar de tudo temos que lutar para impedir que esse governo ilegítimo liquide com o que resta dos  direitos dos trabalhadores. Especialmente com a aposentadoria, seriamente ameaçada.

Para esquecer esta triste realidade, ainda bem que temos o futebol, o pio do povo, que está mais empolgante do que nunca. Nesta quarta, 16, está a gosto: Real Madrid x Barcelona pela Supercopa da Espanha, Fla x Botafire e Grêmio x Cruzeiro, jogaços pra esquecer o Empata-Fora, Temer!

 

Algumas frases futeboleiras

Futebol México a gente.

O melhor zagueiro é aquele que não faz falta.

Bons tempos aqueles em que a  seleção canarinho tinha Falcão e o Galinho.

Tite trata os titulares com reservas.

Fui craque e fiquei muito tempo no Banco do Brasil.

Craque de pelada põe as manguinhas de fora.

Jogando bem na base do chuveirinho, seu time pode dar um banho de bola.

Na zona do agrião, Pelé aprontava um salseiro.

Olheiro da seleção está cheio de olheiras.

O futebol é o óbvio do povo.

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

     

    Related Post

    SILVIO SANO > NIPÔNICA: Senpai/ Kouhai? Hai…... Desde que fui ao Japão pela primeira vez, a parte da relação humana “praticada” naquele país que mais me marcou foi a do Senpai/ Kouhai. Antes, porém,...
    MEIRY KAMIA: Namoro na empresa: Pode ou não pode?... Não é de se surpreender que colegas de trabalho interessem-se uns pelos outros. Esse “olhar diferente” um pelo outro pode ser favorecido pela proximid...
    ERIKA TAMURA: As lições do Japão na minha vida.   Moro no Japão há 16 anos, e posso dizer com toda certeza que cada dia vivido aqui é uma lição de vida para mim. Aprendo muito com os japones...
    AKIRA SAITO: O TREINO DE CINCO MINUTOS “Toda longa caminhada necessita de se dar o primeiro passo”   O maior empecilho hoje para a grande maioria das pessoas é sem dúvida, a falta ...

    One Comment

    1. Edison Rodrigues Paulino says:

      Gostei, muito legal.

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *