JORGE NAGAO: GAIOLA SF

!cid_ii_1538023cf5f82385Nos anos 80, era moda entre a moçada, viajar pelo Rio São Francisco, o Velho Chico, durante dez dias, dormindo na rede. O gaiola, como é chamada a embarcação, saía todo dia 5 de Pirapora-MG e chegava no dia 15 em Juazeiro-BA.

Eu vivia um grande momento na página dominical de humor, GOL, da Folha de SP. O editor era o eclético Silvio Lancelotti, jornalista, arquiteto, ex – apresentador de tv,  Gourmand/Gourmet, escritor e comentarista esportivo brasileiro. “A frase do Nagao:” era o meu cantinho entre as charges de Angeli/Laerte/ Glauco entre outros cobras.

Essa viagem pelo Velho Chico por duas ou três semanas me deixaria completamente desinformado pois ficaria sem rádio/TV/jornal. Como preservar o meu cantinho naquela página? Deixei uma folhas de sulfite assinadas e, durante a viagem, por telefone, ditava algumas frases pra Claudia, ela, datilografar no sulfite e entregar na portaria do jornal. Ufa, deu certo!

Voltando ao Velho Chico. O rio da integração nacional é o maior rio totalmente brasileiro. Sua bacia hidrográfica abrange 504 municípios de sete unidades da federação – Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. Ele nasce na Serra da Canastra, em Minas, e desemboca no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe. Depois da grande seca de 2014 até a primavera de 2015 que não poupou nem a nascente do Rio, na Serra da Canastra, a chuva dos últimos meses trouxe alívio e alegria aos ribeirinhos.

– Graças a Deus, todo dia o rio está subindo isso me dá muita alegria. Vamos ter fartura de pesca e de comida- disse uma moradora de Januária-BA à TV local.

 

!cid_ii_15380236f85b4484

 

 

A Viagem pelo Velho Chico

Disse Adiós Sampa Mia, saindo da antiga Rodoviária da Luz. Chegando em Pirapora, comprei uma rede em que dormiria entre as mercadorias que o Gaiola transportaria. No início, foi estranho mas, como bom santista, me acostumei: caiu na rede é Peixe.

Encontrei, assim que embarquei, um animado grupo de jovens paulistanos que animaria a viagem com boas músicas ao som de um violão. Na trilha sonora, Riacho do navio, de Gonzagão, Colcha de retalhos, de Cascatinha e Inhana, e Te amo espanhola, de Sá e Guarabira, entre outras, muitas outras canções. A comida era simples, a mesma para os marinheiros profissionais e para nós turistas aventureiros, alguns estrangeiros.

Foram dez dias tranquilos e favoráveis, contemplando o todo poderoso rio, curtindo as cidades como Bom Jesus da Lapa e Januária, famosa por sua cachaça. Lá um dos cantores da turma, o Visconde,  bebeu tanto a marvada pinga que fez o povo rir com seu discurso sem noção. Na chegada, em Juazeiro-BA, deu tempo de atravessar a ponte onde os garotos mergulham no Velho Chico, e chegar em Petrolina-PE. Depois, peguei o busão até Salvador para voar de volta à terra da garoa.

 

 

A nova novela das nove

Velho Chico, a nova novela das nove, é bem-vinda, especialmente por sua trilha sonora. Abre com a música do amigo Padre Irala SJ composta a partir da oração de São Francisco de Assis. Revela ao país o grande cantor baiano Xangai, conterrâneo de Elomar, que faz o repentista Avelino. E ainda tem Caetano com o hino da Tropicália, Gal Como dois e dois, Bethânia, meu primeiro amor. A trama de Benedito Rui Barbosa contará com a direção do aclamado diretor Luiz Fernando Carvalho que mostrará toda a beleza do Rio São Francisco. A atuação de Tarcísio Meira no primeiro capítulo, do seu “filho” Rodrigo Santoro e grande elenco prometem uma novela com muito amor e ódio batizados pelo eterno Velho Chico. Quem viver verá.

 

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

     

    Related Post

    CANTO DO BACURI > Francisco Handa: Pecados do mund... Antes de iniciar a sua trajetória como diretor de cinema, Shohei Imamura foi auxiliar de Yasujiro Ozu, em obras como Tokyo Monogatari (Uma vez em Tóqu...
    ERIKA TAMURA: O uso consciente da água pelos japon...   Recebei um e-mail do Sérgio Teixeira, repórter da Folha da Região de Araçatuba, e achei bastante interessante a abordagem e sugestão do tema...
    SILVIO SANO > NIPÔNICA: Opa?! Até no Mundial de Ka... Foi realizado no final de semana passado, em Vancouver (Canadá), o 14º Campeonato Mundial de Karaokê da KWC (Karaoke World Championships). Três dias d...
    ERIKA TAMURA: O Brasil é um país confiável? Alguns anos atrás participei de uma palestra com o ex-presidente da Honda no Brasil, Osamu Ida. Na palestra, o Sr. Ida, que é japonêsdefendia com toda...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *