JORGE NAGAO: Golpe em Sol Nascente, País dos meus pais e Elas na Bienal

GOLPE EM SOL NASCENTE

 

Luis Melo, mestiço de italiano com índio, fará o japonês Tanaka. Jacqueline Sato interpretará Yumi.

Luis Melo, mestiço de italiano com índio, fará o japonês Tanaka.  Jacqueline Sato interpretará Yumi.

 

Os atores nikkeis sentiram o golpe. O personagem Kazuo Tanaka será interpretado por Luis Melo, excelente ator, mas filho de italiano com índios. A desculpa esfarrapada  Globo é que a novela não é sobre o Japão.

Indignados, atores nipo-descendentes criaram o coletivo Oriente-se “para denunciar o preconceito e buscar novas oportunidades. Com um mercado restrito a papeis caricatos e estereotipados, eles estão realizando produções independentes para que sejam reconhecidos como brasileiros, totalmente inseridos na cultura nacional. Não querem mais ser relegados aos papéis de pasteleiros, feirantes e tintureiros, gueixas e samurais.”

Em entrevista ao jornal ggn, o ator Edson Kameda desabafou:

– Sobre o personagem Tanaka, existem vários atores nikkeis que poderiam fazê-lo. Modéstia à parte, eu teria o perfil. O Marcos Tumura, que é um grande ator de musicais, teria essa pegada. O Ken Kaneco, que foi um dos primeiros atores orientais a aparecer na televisão brasileira também. E tantos outros.

Mas o grande lance é o protagonista. Estamos falando de Sol Nascente e o protagonista é um ocidental. Nós não temos nada contra a Globo. A gente sabe que as emissoras de televisão vão pela lógica de mercado. Eles vão escalar atores que tragam Ibope. É um negócio para eles. Somos brasileiros como tantos outros. E esse paradigma é que está difícil de ser quebrado.

Contato com Coletivo Oriente-se no Facebook ou pelo e-mail coletivoorientese@gmail.com.

Apesar de tudo, participam da novela alguns atores de descendência oriental: Miwa Yanaguizawa (Mieko), Jacqueline Sato (Yumi), Carol Nakamura (Hiromi), Mauro Morizono Filho e Paulo Chun (Hideo).

Sol Nascente é escrita por Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer, com direção geral de Leonardo Nogueira e Marcelo Travesso, e direção artística de Leonardo Nogueira. A nova novela das seis estreia dia 29 de agosto.

 

 


 

 

PAÍS DOS MEUS PAIS

 

14102306_1146445105415730_6385010816138538918_n

 

Todo dia via a poesia vindo:

sol, caracol, rouxinol a cantar.

E, no inverno, terno e eterno caindo

Neve breve de leve a branquear.

 

Adeus, diz ao país, feliz, partindo.

Miragem e imagem agem no mar.

Do navio viu o Brasil surgindo

Mansa dança, esperança a balançar.

 

E rogou-se que doce fosse, enfim,

Pura aventura, ventura sem fim,

Em terra tão bela sem guerras banais.

 

Hoje a saudade lhe arde o coração

E eu, lendo as lindas lendas do Japão,

Peço ao Pai paz ao país dos meus pais.

 

 


 

 

Elas na Bienal

 

Kelly Shimohiro e Danny Fran estarão na Bienal do LivroSP,

no Anhembi, autografando seus livros. Dia 26, 6a.f, às 19h30,

na Rua G, stand 073, da Empíreo.

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

    Related Post

    SILVIO SANO > NIPÔNICA: XXII Paulistão de Karaokê,... Conforme prometi, o tema desta será o 22º Paulistão de Karaokê, realizado na cidade de Lins, na Arena de Exposições do Blue Tree Park Lins, com partic...
    AKIRA SAITO: O TABLETE DE CHOCOLATE “Melhor para si nem sempre é o melhor para o outro e vice versa”   Uma anedota para ilustrar: Dez pessoas queriam comprar um tablete de choco...
    JORGE NAGAO: Ohs de Iguaçu         “NA  MO  A  MI TUO FO Ao recitá-lo vai eliminar nossas aflições e sofrimentos, e trazer saúde, longevidade, riqueza, harmonia...
    CANTO DO BACURI > Mari Satake: Tarde de inverno Elita é a minha mais nova amiga, conheci numa dessas tardes quentes deste seco mês de julho. Elita caminhava toda ágil na praça aqui perto de casa e e...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *