JORGE NAGAO: Isao sai ou não sai?

 

  “Na vida tudo é passageiro, menos o motorista e o cobrador”. (Neném Prancha)

 

Os candidatos Valdevan e Isao com Michel Temer, vice-presidente da República

Isao Hosogi, mais conhecido como Jorginho, presidente do sindicato dos motoristas, foi o nikkei da mídia na quinzena passada. No dia 10, um milhão de paulistanos ficaram sem condução por conta de uma greve em metade dos terminais dessas latas de sardinhas conhecidas como ônibus. O presidente Isao-Jorginho atribuiu a “parada solicitada” que levou a cidade aos caos, aos opositores da chapa 2. A oposição (uma dissidência da atual diretoria, ou seja, eram chapas e agora estão em chapas opostas) acusou o presidente do Sindmotoristas de trocar as urnas o que motivou o tumulto, horas depois, na sede do sindicato, que terminou com nove feridos levemente e um baleado em estado grave.

Presidente do sindicato desde 2004, se vencer a eleição, Isao conduzirá os condutores por mais cinco anos. Em entrevista ao Estadão, contou que contratou PMs como segurança porque tem medo de morrer. Não é pra menos, nos últimos 20 anos, 16 pessoas morreram nessa disputa pelo poder. Por outro lado, Edivaldo Santiago, o mais antigo sindicalista do setor, que também tem medo de morrer, lançou Valdevan Noventa para presidente enquanto ele é candidato a vice. “Paro a cidade quando for preciso, graças à minha articulação política” – disse à Folha de S.Paulo. Nessa história não tem santo, os três e outros diretores deste sindicato já foram presos por suspeita de enriquecimento ilícito, em 2003.

O cobiçado Sindmotoristas pegou carona no lema da cidade de São Paulo “Non ducor, duco”, e adotou o “Não somos conduzidos, conduzimos”.  As eleições acontecerão nos dias 25 e 26 de julho. Apesar do frio desta semana, a temperatura deve subir na Liberdade, onde fica o sindicato, e nos terminais e nas garagens de ônibus, especialmente no dia 27, dia do apuro da apuração dos votos.

Os maiores beneficiários deste imbróglio são os donos de ônibus. José Ruas Vaz, conhecido como barão do asfalto, é dono de 57% das linhas de São Paulo. No Rio, Jacob  Barata, o barão carioca, gastou mais de R$ 2 milhões na festa de casamento da filha. O evento ficou conhecido como o casamento da Dona Baratinha, aquela “que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha”.

E você, passageiro, que perde 3 a 4 horas no trânsito, é a maior vítima desse eterno drama ( passageiro, jamais!). O inferno não deve ser muito diferente de um ônibus lotado, abafado, parado, incendiado e com os pneus furados.

Haddad, o condutor da cidade, promete novos corredores de ônibus para melhorar a mobilidade urbana. Corredor? O nome mais adequado não seria andador/parador?, pois atualmente o autobus “corre”, em média, 12 km/hora. É mole? É.

Por causa dos protestos dos jovens do Movimento Passe Livre, em junho, duas coisas boas aconteceram: a suspensão de uma licitação bilionária de linhas e a criação da CPI dos ônibus. O vereador Paulo Frange, integrante da comissão, afirma que lutará para que o lucro dos empresários caia dos atuais 14% para menos de 10%. Assim a tarifa, se não baixar, pelo menos ficará um bom tempo neste patamar.

No fim-de-semana, saberemos se Isao sai ou não sai. Ele continuará a tocar o barco ou  perderá o bonde da história? Pelo andar da carruagem, segundo sondagem do Estadão, Isao não sai. A conferir.

Previdente, o presidente nikkei enviou ofícios para o Ministério da Justiça, Secretaria de Segurança Pública e Comando Geral da Polícia Militar solicitando apoio para evitar novos confrontos.

Que a eleição no Sindmotoristas seja conduzida normalmente. Que o processo eleitoral não acabe em processo na justiça. Que, na semana do Papa, a chapa que papa® a eleição seja reconhecida pela chapa perdedora, sem papas na língua. Que a nova -ou a velha diretoria- cumpra as promessas de campanha e “dê um passinho à frente”. São os nossos votos.

 

 

Jorge Nagao

além do Nippak e www.nippak.com.br,  também está na constelação do www.algoadizer.com.br.  E-mail: jlcnagao@uol.com.br

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ERIKA TAMURA: A conquista da Melissa No meu artigo passado, eu disse que essa semana escreveria sobre a palestra do professor Daisuke Onuki. Peço a compreensão de todos, mas aconteceu um ...
HIDEMITSU MIYAMURA: HISTÓRIA DO JAPÃO – VISÃ...   Esta é uma apresentação sucinta da História do Japão sob o ponto de vista de um nissei brasileiro. Trata-se de uma exposição sob a ótica de ...
MEMAI: KOTOBA | A ROSA DE FUKUSHIMA   Um pequeno monumento para os foragidos de Fukushima em Namie. Foto: Damir Sagolj/Reuters     A cada dia são detectados n...
AKIRA SAITO: BUSHIDO 4 – MAKOTO   “A vida de um homem só tem real valor se seus atos forem dignos de uma verdade suprema”   Um Samurai tinha em sua convicção que a jus...

One Comment

  1. Cê num acha que esse Vaidevan tá no sindicato errado?

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *