JORGE NAGAO: Itadakimasu2!

Crônicas Nikkeis #6:Itadakimasu 2! 

 

 

 

De todas as séries das Crônicas Nikkeis apresentadas até hoje, a primeira—ITADAKIMASU! Um Gostinho da Cultura Nikkei—continua sendo a mais popular. Histórias sobre culinária parecem não ter fim, e nossos contribuidores e leitores em todo o mundo estavam ansiosos tanto para compartilhar quanto para ler estas narrativas.

Atendendo à demanda popular, estamos trazendo de volta este tema tão apreciado na edição de 2017 das Crônicas Nikkeis. Itadakimasu 2! Todas as histórias enviadas às Crônicas Nikkeis 6: Itadakimasu 2! Um Novo Gostinho da Cultura Nikkei que atendam às diretrizes e critérios do projeto serão publicadas paulatinamente no site www.discovernikkei.org/pt, como parte da série Itadakimasu 2. Leia as crônicas enviadas. Cada autor(a) poderá enviar vários textos.

As inscrições serão aceitas de 1º de maio até às 22 horas (horário de Brasília) de 30 de setembro de 2017.

Cardápio de Dicas para Seu Artigo

  • Qual é o seu prato japonês favorito? Por quê?
  • A cozinha japonesa faz parte dos festivais e feriados da sua comunidade, ou de suas tradições de família? Em caso afirmativo, de que forma?
  • Como outras influências culturais afetaram o tipo de comida japonesa que você come?
  • Você cresceu comendo algo que não consegue mais encontrar? Em caso afirmativo, você conseguiu encontrar algum substituto?
  • O que você acha da cozinha de fusão servida em restaurantes?
  • Que tipos de pratos estão disponíveis onde você mora? Quais destes você gosta mais?
  • Qual a comida que mais lembra você da sua infância?
  • Como a lavoura e a agricultura nikkeis influenciaram a alimentação – ou outras indústrias – em todo o mundo?
  • Como foram desenvolvidas as empresas de alimentaçãonikkeis?

Além de reminiscências pessoais, também incentivamos o envio de ensaios históricos e trabalhos de pesquisa. Aceitamos receitas, mas apenas se acompanhadas por uma história ou detalhes sobre sua origem, explicando porque a receita é importante para você ou porque você sentiu vontade de compartilhá-la neste fórum. Em caso de dúvida se a sua idéia ou tópico é apropriado para este projeto, não deixe de nos contatar.

 

Instruções para o Envio de Artigos

Todos os artigos enviados devem ser relacionados às experiências, história e/ou cultura nikkeis. Os artigos devem se conformar aos seguintes critérios com respeito ao tipo, idioma e número de palavras:

  • Tipos de textos: Histórias, relatos e recordações pessoais; trabalhos acadêmicos; críticas de livros e outros gêneros narrativos. Para este projeto em particular, não aceitamos poesia ou vídeos.
  • Idiomas: inglês, japonês, espanhol, português
  • Número de palavras: Artigos em inglês, espanhol e português devem ter entre 600–1.500 palavras. Os artigos em japonês devem ter entre 800 e 2.200 caracteres.
  • Palavras em idiomas estrangeiros devem ser escritas em itálico.
    Por exemplo: Meu uncle Francisco fez um bento para o almoço.

Todos os artigos devem ser enviados como documentos Microsoft Word. Nós NÃO aceitaremos arquivos PDF ou cópias impressas.

Envie a sua crônica para: Editor@DiscoverNikkei.org

Assunto: Itadakimasu 2 –

[Nome do indivíduo a ser contatado]

 

IMAGENS

Para esta série, os participantes NECESSITAM enviar pelo menos uma foto para ilustrar a sua história.

  • Archivos .jpg ou .gif—150 dpi, com preferência para aqueles com pelo menos 800 píxeis de largura. Caso você não tenha a habilidade de ajustar o tamanho da imagem, envie-nos o arquivo no formato original e o ajustaremos para você.
  • Envie apenas imagens que a) você possui os direitos autorais b) você conseguiu permissão de usá-las com este propósito.
  • Forneça a legenda e/ou os créditos de cada imagem, caso necessário.
  • Não inclua imagens no documento Word. Envie as imagens separadamente.

INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR

  • Envie uma biografia de 3-5 frases escritas no idioma do artigo enviado.
  • Envie uma foto do autor como um arquivo .jpg ou .gif com resolução 150dpi, e pelo menos 500 pxl x 500 pxl. A foto será aparada em formato quadrangular. Se você não puder redimensionar ou aparar a foto, envie-nos o arquivo e nós o reformataremos.
  • Também aceitamos artigos escritos por múltiplos autores. Nestes casos, favor enviar biografias e fotos de cada autor.
  • (Torço para que você tenha um bom apetite para escrever a sua saborosa crônica para encantar os leitores e a jurada Laura Hasegawa E boa sorte!)

 


 

Lançamento do livro Primeiramente

Sábado, dia 15, a partir das 16h, na Sensorial Discos, Rua Augusta, 2389, a quatro quadras do metrô Consolação, sentido Jardins, 17 autores, entre eles este colunista, lançarão esta antologia histórica, Primeiramente (Fora Temer!) Vai ser muito legal. Inté lá!

“”Relógios, calendários, mil anos, dois mil anos, após três mil anos do sono mais profundo você brota do chão, mas ninguém percebe, ninguém se espanta, porque você é invisível & inaudível, porque eles estão envolvidos demais com a própria violência, com a própria insatisfação, porque você é o último deus que sobreviveu, o último que despertou, meio afro meio índio, numa época que despreza qualquer delírio sobrenatural que não possa ser domesticado & transformado num parque temático”.
Trecho do conto “Manifestação”, de Luiz Bras, que abre a antologia “Primeiramente”.

 

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

     

    Related Post

    SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Lins recebe Grupos de Taikô ... Solenidade da abertura. (foto: Yoshiyuki Yoshikuni)   O Presidente Akio Matsuura saúda os visitantes (foto: Yoshiyuki Yoshikuni)  ...
    CANTO DO BACURI > Francisco Handa: Sem palavras | ... Sem palavras O silêncio que buscamos Seja nos conventos Seja em meio ao tumulto Alcançamos às vezes. Nada mais incomoda Das vozes em soprano...
    SILVIO SANO > NIPÔNICA: Elefantes Brancos? Após assistir a um noticiário na TV, Hiroaki foi até o quintal onde Mário estava regando a horta. — Bonitos estádios, os construídos para Copa do M...
    AKIRA SAITO: CERTO É CERTO E ERRADO É ERRADO     “Um ato errado não pode se transformar em algo certo, apenas porque muitas pessoas assim o desejem”   Com o avanço da tecnologia...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *