JORGE NAGAO: Lembranças das Copas

Mascotes da Copa do Mundo de 1966 a 2010 (foto: divulgação)

1930, 1934, 1938, 1954 – Não lembro de nada.

1958- Meninos, eu não vi.  O Brasil acompanhou a Copa da Suécia pelo rádio.  Depois do fiasco de 1950, no Maracanã, Nelson Rodrigues carimbou que o Brasil tinha o complexo de vira-lata, na hora h, amarelava.  Na final, o Brasil goleou os suecos, donos da casa, por 5 a 2. A lembrança que ficou foi o céu repleto de balões, era dia de São Pedro, enquanto o povo cantava: “a taça do mundo é nossa/ com o brasileiro não há quem possa/ eh eta esquadrão de ouro/é bom no samba/é bom no couro”.

1962- Meninos, também não vi. O Brasil foi ao Chile buscar o bi. Todo mundo grudado no rádio. Pelé se contundiu logo no começo da Copa, entrando Amarildo em seu lugar. Garrincha, inspirado por Elza Soares, fez gols de cabeça e até de fora da área, e Amarildo marcou 3 gols. O Brasil  derrotou  a Tchecolosváquia, na final, 3 a 1. A lembrança é o frevo do bi: “quando a partida esquentar/ E Vavá de calcanhar /Entregar a pelota a Mané/ E Mané Garrincha, Didi/ Didi diz é por aqui / Aí vem o gol de Pelé/ Goool!”

1966- Meninos, eu não vi, de novo.  TV era para poucos. Com alguma sorte, a gente assistia algum programa na TV em branco e preto na casa de algum vizinho rico. Televisão, não, a gente assistia televizinho. Mais uma vez, o velho rádio cumpria o seu papel. Ainda bem que não vimos porque a seleção deu o maior vexame: dançou na primeira fase. A Inglaterra, dona da casa, na final, derrotou a Alemanha Ocidental por 4 a 2.  O jogo mais emocionante foi  aquele Portugal x Coreia do Norte. Depois de estar perdendo por 3 a 0, Portugal virou  5 a 3.

1970- Meninos, eu vi.  Entre a copa anterior e esta, muita gente adquiriu o sonhado televisor.  Aquele timaço jogou muito. Jairzinho, Tostão, Rivelino, Gerson e Clodoaldo deram um show de bola. E Pelé, precisa dizer alguma coisa? A Itália tomou de 4 a 1, na final. A lembrança musical, Pra frente Brasil: “Setenta milhões em ação/ Pra frente, Brasil,/Do meu coração…” e Sou tricampeão, dos irmãos Valle, cantado pelos Golden Boys.

1974- Como Pelé havia encerrado a carreira em 1973, o Brasil até que deu sorte e chegou à semifinal quando rodou frente ao carrossel holandês. A Alemanha Ocidental, que sediou a Copa, derrotou a Holanda, na final, por 2 a 1.  Ademir da Guia jogou apenas na disputa pelo terceiro lugar. Ficamos em quarto.

1978- A Copa, na Argentina, foi a mais questionada da história. Deu Argentina, na final bateu a Holanda por 3 a 1. Jogando contra o Peru, precisava de ganhar por 4 gols de diferença para ir à final. O goleiro Quiroga, argentino de nascença,  tomou 6 gols, eliminando o Brasil. No retorno ao Peru, os torcedores jogaram moedas em seus atletas que confessaram, décadas depois,  que sofreram pressão dos militares argentinos e entregaram a partida.

1982- Para os fãs do futebol-arte, esta foi a nossa melhor seleção de todos os tempos apesar da eliminação nas quartas. O Brasil só precisava de um empate mas deu Itália que seguiu vencendo, e surpreendeu a Alemanha, na final,  3 a 1. A lembrança é uma foto de um menino chorando  que ocupou a capa do Jornal da Tarde no dia seguinte.

1986- Outra Copa no México, outra Copa conquistada pela Argentina que derrotou a Alemanha por3 a 2, na decisão. Maradona foi o cara da Copa. O Brasil caiu novamente nas quartas diante da França. A lembrança dolorosa foi a perda do pênalti de Zico que levou a decisão aos pênaltis, vencida pelos blues.

1990- Outra Copa para esquecer. Na Itália, A Argentina eliminou o Brasil, nas oitavas, 1 a 0. Na final, a Alemanha se vinga da Argentina, vencendo-a por 1 a 0. Sebastião Lazaroni, técnico da seleção, sumiu do mapa e só voltou ao noticiário quando assumiu a seleção de Qatar em 2011.

1994- Copa nos EUA, o Brasil venceu a Itália, na final, graças ao pênalti perdido por Roberto  Baggio. Lembrança ruim: a expulsão do lorde Leonardo que deu uma cotovelada no lateral norte-americano . Destaque para o goleiro Taffarel e a dupla de ataque Romário e Bebeto. Lembrança boa: a faixa “Senna, Aceleramos Juntos. O Tetra é Nosso“.

1998- Fomos à França muito confiantes. Tudo foi bem até a final quando perdemos por 3 a 0. O apagão do Fenômeno desestabilizou o time e os bleus faturaram a sua primeira Copa.

2002- Copão, Coreia do Sul e Japão, sedes da Copa. Na final, o Brasil derrotou a Alemanha por 2 a 0. Chico Xavier morreu nesse dia, ele que anunciara que morreria no dia em que o Brasil estivesse muito feliz.

2006- Copa na Alemanha, na final, após o 1 a 1, a Itália derrotou a França na disputa de pênaltis. O Brasil foi eliminado pela França pela terceira vez na história das Copas. A Itália venceu sua quarta Copa e encostou no Brasil.

2010- Na Copa da África do Sul, o Brasil rodou nas quartas quando perdeu para a Holanda por 2 a 1. E a Espanha venceu a sua primeira Copa derrotando a Itália por 1 a 0. O técnico cabeça-Dunga preferiu levar volantes brucutus em vez de Neymar e Ganso  e deu no que deu.

2014- A 20ª.Copa do Mundo começa daqui a 22, 21, 20 dias. A expectativa é muito grande. Greves e manifestações agitam o país. O mundo está de olho em Lisboa onde, no sábado,  o Real Madrid e o Atlético também de Madri decidem a Champions. Depois começa  a contagem regressiva para a abertura da Copa, no Itaquerão. Quem levantará o caneco? Alemanha? Argentina? Brasil? Japão? Por que não?

 

 

 

===================================================================

 

 

Jorge Nagao

além do Nippak e www.nippak.com.br,  também está na constelação do www.algoadizer.com.br.  E-mail: jlcnagao@uol.com.br

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JORGE NAGAO: Tatsuo, empreendedor social Santa Cruz do Sul-SP, ano de 1959. - Pai, veja o que eu inventei para cortar e colar sacos de papel para proteger as frutas, disse Tatsuo. ...
MEMAI: HAICAI – MARILIA KUBOTA LANÇA “micropolis” ... Capa do livro “micropolis” sobre ilustração de Ronald Polito A poeta Marilia Kubota lança seu primeiro livro de haicai “micropolis”,  nesta quinta...
JOJOSCOPE: Força Japão!     11 de Março de 2013. Dois anos depois do terremoto e tsunami que abalou a região nordeste do Japão, o país segue em reconstruç...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Reunião das Associações da R...   Reunião das Associações da Região de Lins (Foto: Shigueyuki Yoshikuni)  Representantes de 13 entidades filiadas à Federação das Associaç...

One Comment

  1. Bem, meu amigo, você reclamou que ninguém curtiu seu texto, então aqui vai: Amei!!Refrescou a pouca memória que tenho de copas do mundo. Me lembro muito bem, ou melhor, não muito bem, afinal não sei se foi a de 58 ou de 62(você me confundiu com o fato de ter sido em dia de S.Pedro), um tio estava com seu radinho de pilha colado ao ouvido para ouvir, claro, ao jogo que rolava e então, muito emocionado, ele disse aos demais(toda parentada estava na nossa casa-indício de que era um domingo ou dia de festa junina), que o Brasil tinha ganho a copa do mundo!! e eu pensava: e eu com isso?

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *