JORGE NAGAO: Letra Bonita

– Que letra bonita você tem!

 

!cid_ii_14ffa904ea3453aa

 

À falta de outras virtudes, esse foi o elogio que mais ouvi desde criança. Uma boa caligrafia impressionava ao mestre e causava inveja nos coleguinhas. Ela ajudava a obter uma boa nota nos tarefas escolares. Já a “caligrafeia” prejudicava até uma pesquisa bem elaborada por razões estéticas.

Como havia a matéria Desenho Mecânico, aprendi também letra de forma. Tive um colega de serviço, Maurício, que me pediu umas aulinhas de caligrafia. Muito dedicado, imitando o meu estilo, em pouco tempo, ele já se orgulhava de sua letra bonita.

Caligrafia vem do grego kalli/beleza e grafe/escrita, escrita bela. E o Shodo, a caligrafia oriental, formou-se de sho/caligrafia e do/caminho, caminho da escrita.

Você sabia que existe uma escola de caligrafia, em São Paulo? É a Escola de Caligrafia De Franco. Fica na Eusébio Matoso, em Pinheiros. Lá você pode fazer o curso para melhorar a letra ou para se capacitar para ser letrista de convites e diplomas. http://www.profdefranco.com.br

O nikkei Alexandre Mieda, calígrafo e designer, disse à Folha de SP, que começou a se interessar pelas letras porque as coisas começaram a ficar muito engessadas com o computador. E pra fazer diferente, foi fazer como se fazia antigamente, assim o retrô e o vintage se tornaram moda.

No meu trabalho, quando precisava fazer algum cartaz, quase sempre eu era chamado e assim fazia o meu cartaz também porque tirava aquilo de letra. Recentemente, vi um jovem calígrafo no supermercado escrevendo as promoções do dia. Os clientes se encantavam com as suas letras e números. Esse tem o emprego garantido.

A velha caligrafia agora tem um nome chique: letra cursiva. A novíssima geração do tablet e celular está tendo muita dificuldade com a letra cursiva. Na Finlândia, por exemplo, a caligrafia será substituída, em 2016, por tablets nas escolas. As diretoras alegam que o ensino da letra de mão demanda muito tempo e causa frustração nos alunos. “Ninguém gosta dessa repetição de letras, queremos incentivar a escrita criativa”. Quem diria, heim?

A guerra contra a caligrafia começou nos EUA, em mais de 40 estados ela está sendo banida porque é considerada uma forma de escrever ultrapassada. Pelo jeito, é a tendência mundial com o avanço tecnológico.

Os educadores estão divididos porque o assunto é polêmico. A experiente professora Margareth Osório, vice-diretora de uma escola de Belo Horizonte, opina:

“A letra cursiva está fadada a acabar, porque as pessoas só estão querendo teclar e, ao teclar, deixam de escrever. O ensino da letra cursiva para que a criança desenvolve o gosto pela escrita e pela leitura. Antigamente, a criança escrevia e tinha noção do que estava escrevendo. Uma redação tinha princípio, meio e fim. Hoje não tem mais isso. Escreve-se muito pouco. Acho que precisa juntar o novo com o antigo”.

Concordo com ela, e você?

 

 

 


 

 

 

HOMEM DIVAGAR (jn)

Ih, sujou!
Na propaganda ,
as divas zoam
o bom brio
do macho.

Pega leve, meninas!
Vamos pôr isso
em pratos limpos,
Lindas e lindos,
dividindo o serviço.

O nosso lar doce lar
tem que ter harmonia.
Lavar é ter a pia
vamos tudo limpar.

Vamos juntos,
por favor,
é faxinação, amor!

 

 


 

 

 

 

logo-NikkeiFamily-en_1_jpg_200x200_q85

Família Nikkei

 

Envie a história de sua família para o site http://www.discovernikkei.org/pt, até às 22h do dia 30 de setembro.

Até agora só foi publicado um texto, em português, da Kiyomi Nakanishi Yamada.

Vamos nessa?!

 

http://www.portalnikkei.com.br/jorge-nagao-familia-conte-sua-historia/

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

    Related Post

    KAGAWA : Palestra OHENRO A Associação da Província de Kagawa no Brasil convida para palestra: OHENRO, que será proferida (em japonês) no dia 28 de abril, das 15 às 17horas, em...
    SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: KARAOKÊ   A inscrição já está aberta para o concurso que será realizado no dia 9 de junho, para todas as categorias. Pode ser feita diretamente com a ...
    HIDEMITSU MIYAMURA: HISTÓRIA DO JAPÃO – VISÃ...   Esta é uma apresentação sucinta da História do Japão sob o ponto de vista de um nissei brasileiro. Trata-se de uma exposição sob a ótica de ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *