JORGE NAGAO: Mauricio de Sousa é coisa nossa

Mauricio de Sousa e família

Mauricio de Sousa e família

 

Noel Rosa, sambista da antiga, compôs “Coisas nossas” para exaltar os nossos valores e pessoas relevantes: “o samba, a morena e outras bossas, são nossas coisas, são coisas nossas”.

Se vivo fosse, Noel citaria, sem dúvida, Mauricio de Sousa esse grande brasileiro que exportou a Turma da Monica para o planeta e, se depender do “Astronauta”, para todo o Universo.

Desde criança, Mauricio de Sousa tem contato muito próximo  com a colônia japonesa. Em Mogi das Cruzes (SP), metade de seus colegas de ginásio era nissei. Eles eram  irmãos, colegas e  amigos. Frequentava a casa deles, aprendeu a comer comida japonesa. Fez grandes amigos que permanecem até hoje.

“Esse contato com a comunidade japonesa foi muito bom, principalmente porque depois que conheci a Alice Takeda, com quem me casei e tenho três filhos mestiços: a Marina, o Mauro e o Maurício. Eles me aproximaram ainda mais das minhas raízes em Mogi e, com esse convívio dentro de casa, passei a entender mais e melhor como funciona a cultura japonesa. Hoje eu uso roupão japonês, tiro o sapato quando chego em casa. E me inseri nesse mundo porque gostei da cultura nipônica.” (depoimento ao site http://www.japao100.com.br/perfil/424/)

Tudo começou em 1959, quando o repórter policial Mauricio mostrou a sua tira “Bidu e Franjinha” que foi aprovada pela Folha. Depois vieram Cebolinha e Cascão, mas sua carreira começou a deslanchar em 1970 quando a Abril publicou a revista Mônica. Depois a turma mudou para a editora Globo e agora está na Panini.

 

Marina Takeda de Sousa

Marina Takeda de Sousa

 

Hoje, Mauricio comemora a marca de mais de um bilhão de revistas publicadas o mundo, em mais de trinta idiomas. São mais de mil produtos licenciados. E a turma que nos encantou e depois nossos filhos, continuará encantando as futuras gerações.

Às vésperas dos 80 anos, vem aí novidades como um livro com 25 autores convidados que vai revisitar passagens da vida do autor. Uma coletânea dos gibis “Bidu” e “Zaz-traz”, com os primeiros traços do quadrinista, também está nos planos. Mais ele não conta.

Mônica e cia. estão em Gyeonggi-do, na Coreia do Sul, representados em dezenas de pinturas, esculturas e animações nos 1.500m² do Museu de Arte Moderna da cidade até o fim de agosto.

“A turnê asiática do quadrinista, no entanto, não se esgota na Coreia do Sul. De lá, Mauricio de Sousa segue para o Japão, onde vai lançar, pela primeira vez, produtos da Turma da Mônica no país. Ele também participará de reuniões para tentar viabilizar a publicação de histórias da dentuça na terra dos mangás. Paralelamente, a empresa de Mauricio vai leiloar na internet a obra “Mônica Mizulina”, da artista Erica Mizutani, em parceria com o Unicef. O valor arrecadado será doado às vítimas do terremoto que atingiu o Nepal no mês passado.” (Mateus Campos n’o Globo,27.05.15).
Em julho foi reaberto o Parque da Mônica, no shopping SP Market, comandado agora por Mauro Takeda de Sousa,28 anos, que se esbaldou quando era criança quando o parque ficava no Shopping Eldorado.

Resumindo, esta é a história do menino Mauricio, filho dos poetas Antonio e Petronilha, irmão de Mariza, Maura e Marcia, cresceu em Mogi, mudou-se para a metrópole para ganhar o mundo. Mestre do mangá, Tesuka Osamu foi seu ídolo. Pai de Mauricio, Mônica, Magali e Mariangela Spada, Vanda e Valeria Signorelli e Sousa,  Marina, Mauro e Mauricio Takeda.

Merci, Mauricio!

 

 

Personagens Nikkeis de MdS

HIRO, amigo do Chico Bento.

MASSARU, da turma da Mônica, criado em 1972.

NEUSINHA, namorada do Pelezinho.

MARINA, inspirada na filha Marina Takeda de Souza.

 

!cid_ii_14f46ac6477156ec

 

NIMBUS, inspirado no filho Mauro que tinha medo das tempestades. Hoje em da, não teria medo.

DO CONTRA, inspirado no filho Mauricio porque, por exemplo, gostava de iogurte com catchup.

 

_Nimbus-Do_Contra

 

TIKARA E KEIKA, mascotes da comemoração do centenário da imigração.

 

 

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

    Related Post

    BEM ESTAR: Como conviver sem atritos É comum  ter atritos no convívio com mais de uma pessoa. Imaginem numa família grande, no ambiente de trabalho, quantos atritos ocorrem diariamente...
    CANTO DO BACURI > Mari Satake: A “bisa”     Às vezes, conhecemos pessoas com quem não de­senvolvemos relações e, no entanto, são pessoas que de alguma forma nos mar­cam. ...
    TÊNIS DE MESA: Eduardo Tomoike, nasce um fenômeno ...   Os grandes campeões são aqueles atletas que marcam a história de suas respectivas modalidades. “Hoyama”, recordista de medalhas em Pan-am...
    ERIKA TAMURA: Vida S.A. No final do ano passado, fui convidada para escrever um artigo na revista Ideias em Gestão, da Faculdade AIEC. Uma honra para mim! Afinal as páginas ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *