JORGE NAGAO: MIYOSHI, MESTRE-SALA

Tsubasa Miyoshi, sensei de Nihongo e de samba.

Tsubasa Miyoshi, sensei de Nihongo e de samba.

 

Tsubasa Miyoshi, japonês natural  de Tóquio,  é um dos destaques do carnaval paulistano.  Sua paixão pelo samba e carnaval começou quando ganhou de um amigo, em 2003, vídeos do carnaval carioca. Dançarino nato levou um mês para aprender os passos de cinco sambistas.

Confiante, confeccionou a sua primeira fantasia cheia de plumas e desfilou como passista da Escola de Samba Liberdade, não aqui, mas no Festival de Verão de Asakusa, na capital nipônica, informou Claudia Jordão, na Istoé, em 2006. Saiu como mestre-sala, em 2004, na Liberdade japonesa.

Em 2005, desembarcou no Brasil para aprender o Português e ensinar a Língua Japonesa e também, principalmente, para se aperfeiçoar como sambista. Miyoshi se encantou com o desfile da Império da Casa Verde, campeã naquele ano, e compareceu na festa da comemoração da escola.  Abordou a porta-bandeira Kátia e mostrou suas fotos desfilando como mestre-sala no Japão. Quando o mestre-sala oficial deixou a escola, ela lembrou-se de Miyoshi e convidou-o para uma exibição para a diretoria da Império. Agradou em cheio e, em outubro de 2005, assumiu o posto no Tigre, como é conhecida a escola.

No carnaval de 2006, Miyoshi levantou a arquibancada do Anhembi  (tem japonês no samba! E como samba!) e ajudou a Império a conquistar o bicampeonato. Pé quente, o japonês que tinha apenas 25 anos, foi assediado pela mídia que perguntava  e ele, com  um Português precaríssimo, respondia quase sempre com um sorriso.

Em 2013, além de mestre-sala, Miyoshi coordenou uma das alas da escola. No Japão, ele também é mestre-sala e organizador da Escola de Samba Liberdade e ainda confecciona e vende fantasias.

Tuiteiros desinformados debocham de Miyoshi, todos os anos, sem saber que ele desfila há dez anos chamando a atenção da plateia e da mídia. Deboche, não, tuiteiro, curta o Miyoshi. Miyoshi, impossível!

Hoje, ele só tropeça no Português que é muito difícil, concorda com ele a sensei  Chisato Yoshioka, da Fundação Japão-SP. Normalmente passa entre três a quatro meses no Brasil e depois retorna ao Japão. Lá ensina o samba e o samba-rock, sua nova paixão.

Conheça o samba-enredo do Tigre/Império, Sonhadores do mundo inteiro, uni-vos!,  de Chefia, Wagner Mariano e Nogueira, que Tsubasa vai cantar e sambar no Anhembi. Boa sorte, Miyoshi.

http://www.vagalume.com.br/imperio-da-casa-verde/samba-enredo-2015.html

 


 

 

Haikai no samba

– Tsusaba, se esforce!

– Caramba, como ele samba!

– Palmas pro Miyoshi!

 


 

 

ETERNAS MARCHINHAS

Ôba!, Recordar é viver, Agora sou feliz porque Estão voltando as flores. A fonte secou, Gegê, Tomara que Chova nesta Cidade Maravilhosa, viva a Chuva, suor e cerveja. Chega de Lata D’água na cabeça e Allah la ô, mas que calor!

Sei que é covardia mas Mamãe eu quero: Me dá um dinheiro aí, sou o Pirata da perna de pau com Pó de mico no bolso atrás de uma Formosa, uma Jardineira ou uma Nega maluca. Caiu na rede é peixe.

Sou Carinhoso, Vem meu grande amor, Alegria da vida, Lourinha, Linda Morena ou Mulata Bossa Nova, menos a Mulher do Rui e a Maria Sapatão.

Ô abre-alas, Pra seu governo, É com esse que eu vou Sassaricando neste Balancê Atrás da Banda e Atrás do Trio Elétrico. Daqui não saio fico Até Quarta-Feira.

Vai com jeito, Turma do Funil, lembre-se: Cachaça não é água, não.

É hoje, Taí, Bandeira branca, Está chegando a hora, Agora é cinza.

 

===================================================================

jorge-nagao

Jorge Nagao

além do Nippak e www.nippak.com.br,  também está na constelação do www.algoadizer.com.br.  E-mail: jlcnagao@uol.com.br

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

TAIKO: Setsuo Kinoshita Taiko Group comemora 15 an...   O grupo de taiko Setsuo Kinoshita Taiko Group completa 15 anos de atividades em 2014. Para marcar a data, juntamente com o grupo Wadaiko Sho...
SILVIO SANO > NIPÔNICA: Hiro: — Bai, Corintiansu!!... Inspirado no desenho animado Capitão Tsubasa, no Japão, Hiroaki aprendera a admirar muito o futebol brasileiro e, assim como o personagem principal, d...
TURISMO: Sinergia estratégica entre hotelaria, gov... *Bruno Omori   A ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de SP) realizou a 5ª edição do Sehga – Sinergia Estratégic...
ERIKA TAMURA: Olimpíadas de Tóquio e seus problema... Estamos em 2015, faltando 5 anos para a realização das Olimpíadas de Tóquio em 2020, e o país se vê em uma onda de sucessivos escândalos. Primeiro ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *