JORGE NAGAO: O futebol é o óbvio do povo

 

Neymar, marcação tripla (foto: divulgação)

 

O movimento #nãovaitercopa não vingou como era óbvio. Contra a paixão popular, não há quem possa. Depois do gol do Neymar (não o do Marcelo) a febre verde-amarela contagiou o país. Como não entrar no clima da Copa no país do futebol? Óbvio.

Clara, uma colega nissei, achava incompatível um cara como eu – que ela julgava ser um intelectual – pudesse gostar de futebol. A regra é, Clara, um menino que cresceu na periferia com muitos terrenos baldios, que viravam campinhos de futebol, se esbaldava quando driblava, passava e recebia a bola para fazer mais um gol. Esse menino ainda torcia pro Santos de Pelé, bicampeão do mundo pelo Peixe e também pela seleção, é obvio que  o futebol jamais ficaria largado pra escanteio.

Copa é alienação? Não, ali é a nação de chuteiras, curtindo cada jogada e comemorando ou chorando com cada gol. Futebol é o ópio do povo, diziam os anti-boleiros. Futebol é o pio do povo, escrevi na página de humor do Folhetim, em 1981. Futebol é o óbvio do povo, escrevo agora no Nippak, às vésperas do jogo contra o México. E, com a autoridade de quem está no topo de um bolão com 26 pati…, digo, participantes, lá vai o meu palpite Aldo/Alex: BRA2x1MEX.

O país dos sombreiros pode confiar no seu taco mas, no confronto entre a tequila x cachaça, não vai ter graça, o México pode esperar porque Ochoa do Brasil vai começar. Ai, ai, ai, está chegando a hora. Seu destino está Guardado. Giovani dos Santos? Não, o bom era o Giovanni do Santos FC. Márquez o Neymar, em vão, pois ele vai marcar dois gols e o Peralta não vai fazer peraltice nenhuma. O técnico Herrera errará e sairá errante tentando achar o caminho do hotel.

Fica, Hulk, em time que está ganhando não se México. O Brasil é favorito porque quem tem Neymar não pode desanimar. Quem tem Thiago Silva (um zagueiro que só falta quando não joga) pode ficar tranquilo. Quem tem David Luiz pode torcer feliz. O goleiro Julio Cesar vai ser o Félix da vez. Quem tem Oscar e Bernard pode comemorar. Pode vir México, Messi, meça quanto medir, acredito no Brasil e torço muito para o Japão fazer uma bela campanha.

Tudo pode acontecer, afinal Deus é brasileiro, o Papa é argentino, mas os juízes são gringos. Papa Hexa, Brasil, estou torcendo também para o Messi, para o Messi torcer o pé e ser substituído…

Então, o Brasil vai ser hexa? É… quiçá. Ou, como diz o Hermano Daniel Oviedo, quizás, quizás, quizás.

 

 

===================================================================

 

 

Quizás, Quizás, Quizás

 

Siempre que te pregunto:

Hexacampeones?

Tú siempre me respondes
Quizás, quizás, quizás

Y así pasan los días
Y yo, desesperando
Y tú, só me enrolando,
Quizás, quizás, quizás

Estás perdiendo el tiempo
Pensando, sonhando,
Até café haciendo,

Até coando? Até coando?

Y así pasan los días
Y yo desesperando
Y eu lhe perguntando:

Hexa? Hexa? Hexa?

Estás perdiendo el tiempo
Chiclete mascando
Por lo que más tú quieras
Até quando? Até quando?

Y así pasan los días
Y yo, desesperando
Y tú, tú contestando
Quizás, quizás, quizás
===================================================================

 

 

Jorge Nagao

além do Nippak e www.nippak.com.br,  também está na constelação do www.algoadizer.com.br.  E-mail: jlcnagao@uol.com.br

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

LITERATURA: Marília Kubota e Alvaro Posselt aprese...   Acontece sábado (6), a partir das 10h30, na Livraria do Paço da Liberdade, em Curitiba (PR), o lançamento dos livros “Esperando as bárbaras”...
BEM ESTAR: O despertar da consciência. Acenda a luz no coração! Acenda a luz do amor! Caminhe sob a claridade da luz. São seres de Luz, que precisam viver na Luz. Levem as cente...
AKIRA SAITO: O ESPÍRITO DE PAZ “A verdadeira força se revela no não combate”   No Budô, a prática constante busca um estado de espírito de tamanha força que não seja necess...
BEM ESTAR: Limpeza Espiritual Para mantermos sadios, fazemos as devidas higienes, para não contrairmos nenhuma infecção oriundas do meio externo. Cuidamos de nossas aparências f...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *