JORGE NAGAO: Os leões nossos de cada dia

 

– Tenho que matar um leão por dia!

 

O leão mais temido e o Leão, o bem-amado.

 

É comum ouvir esta frase do brasileiro comum. Como  o Gonzaguinha, também ponho fé  nessa rapaziada que não foge da fera e enfrenta o leão.

O Leão Castro é um brasileiro assim,  cotação AAAAA: alagoano acariocado, um alfaiate arretado,  um  amigo alto astral que ataca as adversidades com altivez e  alfineta o azar e assim o artista anônimo, com alegria na alma, avança para o abraço.

Como diria o Reiberto Carlos, são tantos leões em nosso dia-a-dia. Pela manhã, a gente encara o primeiro leão. Fácil, fácil. É  o matte Leão com torradas pra gente aguentar as  porradas do dia.

Depois, a gente abre o jornal e lá está ele. ”  O técnico Leão volta como consultor de futebol  da Lusa.”

Você sabia que existem muitos ões nas ruas da cidade? Errata: onde se lê ões, leia-se leões.

Leoninos, os nativos, índios ou não, nascidos sob o signo de Leão. Eles se acham os bons.

São  egocêntricos e acham que são reis e acham que nosotros  somos seus súditos. Mas tirando esses defeitos até que eles são tutti buona gente.

Por achar Leão um nome exótico, alguns pais optam por nomes como Leo, Leonel, Leonardo, Leoni, León, Leôncio e Leontina entre outros.

Leão sobrenome me lembra a doce cantora Nara. Eterna musa da Bossa Nova, ela participou do histórico show Opinião ao lado de João do Vale e do sambista do morro Zé Ketti. Quando saiu do espetáculo abriu caminho para a iniciante Maria Bethânia.

Participou da Tropicália, lançou Chico Buarque, Fagner, Sidney Miller entre outros. Foi homenageada recentemente pela vocalista do Patofu Shoyu no CD “Fernanda Takai  saúda Nara Leão”.  Ainda ontem ouvi “Odeon”, com a Takai, num supermercado, e  achei que era a Nara Leão. Sua morte, em 1989,  abalou a sua irmã Danusa  que felizmente se recompôs e está firme e forte como um leão.

Leão é o grande vilão do filme “Meu Japão Brasileiro.” Mesmo sem o rugido do Leão da Metro o filme é diversão pra mais de metro. A cena do Mazzaropi dizendo “Arigatô Gozamastá!”

já vale a fita.

Por ser símbolo de bravura e majestade, o leão é adotado por muitas religiões e torcidas de futebol. Leões de Judá, Leões da Fabulosa da Portuguesa, Cana Leões de Fortaleza, sem

falar no Leão, Sport Club Recife, que enfrenta o Botafogo, no Rio, nesta superquarta. Ah, tem o hino do Santos, Leão do mar, que começa assim: Agora quem dá bola é o Santos, o Santos

é o novo campeão… jogue o que jogar, és o leão do mar, salve o nosso campeão. Desculpe, leão, mas eu tinha que vender o meu Peixe.

Que bicho deu hoje? Se saiu a dezena 65, 66, 67 ou 68 então deu leão na cabeça. Lembre-se quando sonhar com rei dá leão. É o popular jogo do bicho, que não acaba porque a parte do leão

está sempre garantida. O que é dos homi, o bicho não come.

Leão de Ouro é um prêmio cobiçadíssimo no festival de cinema de Veneza. E também em Cannes  onde os publicitários vão caçar leões de ouro, prata e bronze para inflar ainda mais os seus egos.

Ah, também é nome de uma cachaça. Leão de Ouro e Leão de Prata. Hic!

Leão também é profissão. Boates contratam o leão-de-chácara para expulsar os inconvenientes e  para garantir a paz nos inferninhos.

Sabe como é tratado um membro do Lions Club? Acertou: Leão.

Lembra do Leão, o apresentador Gilberto Barros? Deixou a TV em 2015, e agora tem um site: www.tvleão.com.br.

E na TV tem o Leão Lobo, o fofoqueiro da TV.

Faltou algum leão?

– GRRRRRRRRRRrrrrrrr

Parece que tem alguém na porta.

– Oi! Hoje é o último dia? Certeza?

Caracas! Pensei em tantos leões e me esqueci do Leão do Imposto de Renda.

– GRRRRRRRRRRRRRRRRrrrrrrrr… Que raiva!

 

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

    Related Post

    AKIRA SAITO: O PODER DE ENSINAR   “Aquele que busca ensinar através de seus exemplos na prática, jamais deixará de aprender”     Na língua japonesa chama-se de...
    BEM ESTAR: Somos passageiros de um Amor Eterno Somos Luz! Somos  o Amor! A nossa essência é puro Amor! Irradiamos Luz, irradiamos Amor! Somos centelha de Luz, que vamos acendendo a Luz ...
    MEMAI: ESPÍRITO – O BUDISMO TENDAI – DAS RAMIFICAÇ... Por Sandro Vasconcelos   Depois da morte de Buda em meados de 500 AC, divergências entres os primeiros Budistas começaram a acontecer; ...
    AKIRA SAITO: CAFÉ E PLANO REAL   Em breve, depois de dezoito anos, retornarei ao Japão para uma breve visita e o que mais me fascina é o fato de que irei encontrar algumas c...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *