JORGE NAGAO: Parceiro de Mário Yoshida

A coifa além de eliminar cheiros e gorduras pode pulsar uma amizade.

A coifa além de eliminar cheiros e gorduras pode pulsar uma amizade.

 

 

    “ Dança a esperança nos olhos de quem/

         canta a certeza de um mundo de paz/ lá

         fora a tristeza palpita/ e uma lágrima

         aflita/ aos olhos me traz.”

(refrão da canção  “Dança a esperança”, de MY e JN)   

 

 

Esquecida, olhando as panelas e frigideiras fumegantes que espalhavam o cheiro da comida por toda a casa, a coifa, sem poder fazer nada,  finalmente, recebeu a visita do técnico Roberto.

Enquanto ele retirava as placas engorduradas, lembrei-me de um parceiro que, soube, trabalhava nesse ramo.

– Você conhece o Mário Yoshida? – perguntei por perguntar.

– Claro, ele é um dos maiores em matéria de coifa. Tem uma loja na Juscelino Kubitschek.

– Sério? Comentei, admirado.

– Coifas Pulsar, dele, é uma das  top do mercado! E a irmã dele, Helena, deixou o Mário pra trabalhar na concorrente- fofocou o técnico.

– Que coifa!- disse eu- e fui pra sala para relembrar uma história incrível que vivi com ele.

Akira/Roberto, meu irmão, levou uma canção minha, que ficou em terceiro lugar num festival do Centro Social João XXVIII,  para o Mário Yoshida, seu colega de serviço. Yoshida-san, achou que a letra triste não combinava com a minha alegre melodia, e modificou-a, e a música ficou densa, dramática até, mais apropriada àqueles anos de chumbo.

Inscrevi essa parceria “Dança a esperança”, que sempre me vem à memória quando passa o programa global “Criança Esperança”, no festival do Colégio Estadual Castro Alves. Apesar de sua localização, na zona leste paulistana, o festival recebeu dezenas de inscrições de vários bairros paulistanos.

Na fase eliminatória, Dança a Esperança classificou-se para a grande final. Mário Yoshida, apenas com a sua voz, poderosa diga-se,  e violão, enfrentaria muitas bandas, com corais, duplas, trios, quartetos, coitado! Rsrs

Chegou o grande dia. A banda da moda, Dimensão5,fez um grande show na final do festival. Finalmente, o apresentador passou a anunciar os vencedores:  quinto, quarto, terceiro e segundo colocado e nada. Desanimados, Mário e eu, aguardávamos o anúncio da canção vencedora.

– A campeã, a melhor canção, a vencedora deste festival que receberá este troféu e hum mil cruzeiros, é… é… Dança esperança de JN e MY!- revelou o apresentador.

Pulamos como loucos, gritamos, nos abraçamos, um delírio! E lá foi ele receber o troféu e reapresentar a canção. Um dia histórico para a dupla de nikkeis que eram estranhos naquele ninho musical.

 

Como eu estava desempregado, propus, e o generoso Mário Yoshida aceitou: ele ficaria com o bonito troféu e eu com a grana que seria, mais ou menos, uns R$2 mil. Ficaria porque quando fui cobrar o prêmio, alegaram que o tesoureiro da comissão da formatura fugira com a grana. Depois de um ano,  correndo atrás daquele prejuízo,  desisti, mas o primeiro grande “cano”, a gente nunca esquece. Dancei sem a grana da Dança, mas a alegria daquela conquista, essa ninguém nos rouba.

Anos depois, o Mário me ligou dizendo que o Frank Sinatra, se não me engano, iria gravar a nossa canção. Era uma brincadeira, claro. Foi a última vez que falei com ele, se não me falha a desmemória.

Akira, meu mano, me contou, anos depois, que o Mário deixara a Futurama, para  trabalhar com coifas.

Não fizemos mais músicas, como era previsível. Ele virou empresário pois tinha grande vocação para os negócios. Eu, depois de ser feirante, comerciário, industriário,  virei bancário. São as coifas da vida.

Mário Yoshida, você sabia que em Portugal chamam a coifa de chaminé exaustora; na Espanha, é campana extractora; em inglês, coif, e em japonês, kamigata. Que a esperança continue dançando e pulsando em nossas vidas. Bons tempos, hein?! Abraços.

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

     

     

     

    Related Post

    BEM ESTAR: Na rota da vida em progresso Assim a vida vai seguindo conforme a rota escolhida. És  o que pensa. Portanto és cem por cento responsável dos atos e pensamentos que vão sendo...
    AKIRA SAITO: HEI JOU SHIN “O que determina um combate é a sua capacidade de agir no momento certo”     Nos dias atuais muito se fala em estresse e suas consequ...
    AKIRA SAITO: FUDOSHIN “Um Espírito Inabalável”   Nestes momentos difíceis que se encontra atualmente nossa sociedade, é natural perdermos o foco de nossos objetivo...
    CANTO DO BACURI > Francisco Handa: Marginalizados ...   Marginalizados Penetro fundo nesta cidade No fundo das almas despedaçadas Que percorrem esquinas Numa ânsia repentina De esconder-se ...

    One Comment

    1. Jorge,

      ente em contato.

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *