JORGE NAGAO: Quem ama, educa!

“Debaixo de um folgado,  tem sempre um sufocado” (Içami Tiba)

 

 

!cid_ii_1495c3e8b71b23fb

 

 

Os leitores antenados sabem que o título é o nome do livro de Içami Tiba que já vendeu mais de dois milhões de exemplares no Brasil e no exterior.

Disse Içami Tiba, psiquiatra e educador, numa palestra:

– Quando éramos crianças, quando havia frango no almoço, comíamos a asa e o pescoço. Crescemos, e, hoje, quando destrinchamos um frango, damos o peito e a coxa para os filhos e comemos o pescoço e a asa. Somos a geração do pescoço e da asa de frango.

Com exemplos divertidos como esse, Içami demonstra como educamos mal nossas crianças. Damos o melhor para elas mas não não ensinamos os valores, não exigimos contrapartida.

Tudo começa com uma birra que é um recurso bem sucedido porque o filho percebe que a mãe e tolerante e acaba dando tudo que o pequeno tirano quer. Aos poucos, ele se transforma num grande tirano: “tirano” o nosso peito e coxa, “tirano” o nosso sossego e “tirano” o nosso dinheiro.

A criança birrenta, vira um adolescente antipático, um jovem que desiste da faculdade na primeira dificuldade, um trintão parasita que vive às custas do pai. Se casa, logo se separa e volta para a casa paterna pois lá reina absoluto.

Içami Tiba, 74 anos, continua incansável formando novos educadores, dando palestras, escrevendo livros, ajudando adolescentes e pais e mães que perderam o controle na educação dos filhos.

Há mais de vinte anos, O Dr.Tiba percebeu que as crianças estavam ficando mal educadas e focou toda a sua energia na educação familiar. Tanto é que o seu último livro leva este título: “Educação Familiar, presente e futuro”.

Os filhos são avessos à meritocracia que é a realidade fora de casa. Não merece mas ganha por insistência, principalmente o filho único que é disputado pela mãe e pelo pai pra ver quem é melhor para ele. Da forma como a família educa o filho, incentiva-o a usar drogas – radicaliza Içami Tiba. Seu livro “Anjos Caídos como prevenir e eliminar as drogas na vida do adolescente”, Editora Gente, trata disso.

 

 

 

Içami Tiba e o Bom Humor

 

Piadas e bom humor aliviam a dor porque liberam endorfinas – cuja composição

química, similar à da morfina e à da heroína, tem efeito tranqüilizante no corpo. O humor cura, pois o riso anestesia o corpo, ativa o sistema imunológico, protege contra doenças, auxilia a memória,melhora o aprendizado e prolonga a vida. Depois do riso o pulso se estabiliza, a respiração se aprofunda, as artérias se dilatam e os músculos relaxam.

O humor é o recurso mais usado pelo ser humano para lidar com a dor. Já nesta introdução, sinto-me compelido a escrever que cobras falam de sexo contando piadas, enquanto polvos discutem detalhadamente sua vida sexual com as amigas sem a ajuda de nenhuma piada.

Divirta-se com esta leitura. Seja mais feliz no seu relacionamento!

 

Mais Içami Tiba em www.tiba.com.br.

 

 

===================================================================

jorge-nagao

Jorge Nagao

além do Nippak e www.nippak.com.br,  também está na constelação do www.algoadizer.com.br.  E-mail: jlcnagao@uol.com.br

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

TÊNIS DE MESA: Pais de atletas ajudam ou atrapalha... Em 1975, comecei minha carreira de técnico de tênis de mesa precocemente, ainda menor de idade, no Nippon Country Club. Ou seja, este é o 38º ano de c...
BELEZA BY YUMI KATAOKA: Make Verão – Look La...   Olá amigas! Feliz Ano Novo!   Vamos continuar arrasando nesse verão e a dica de hoje é como fazer um Look Laranja bem simples ...
Alimentos Saudáveis por ERIKA MIZUTANI: Alimentos ...     Nesse friozinho é importante que nos alimentemos bem para que não fiquemos com a imunidade baixa, sendo pegos por uma gripe ou...
ARTIGO: O valor de uma promessa cumprida: a retoma... O ano de 2015 teve um significado especial para o meu primeiro mandato na Câmara Municipal de São Paulo, pois pude cumprir uma promessa feita antes me...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *