JORGE NAGAO: Ruas da Liberdade e poema

Ruas da Liberdade I

A maioria das pessoas que circula pelo bairro oriental não

tem a mínima ideia da origem do nome das ruas. Curioso, fiz esta singela pesquisa.

Alabastro: vem da mineração. Variedade de gipsita finamente granulada ou maciça que, quando translúcida e pura, é usada para fins ornamentais.

Apeninos: a cordilheira de Apeninos estende-se por mil km ao longo da Itália Central e costa leste, formando a coluna dorsal do país da bota. Deram o seu nome à península Apenina, a maior da Itália.

Barão de Iguape: Antonio da Silva Prado, primeiro barão com grandeza de Iguape. Nasceu em São Paulo em 1778 e faleceu em 1875.

Baturité: município do Ceará, fundado em 1858.

Castro Alves: poeta maior, autor de Navio Negreiro. Escreveu também o famoso poema Livro: Óh! Bendito o que semeia/ livros à mancheia e manda o povo pensar!/ O livro caindo n’alma/ é germe – que faz a palma,/é chuva que faz o mar!

Conde de Sarzedas: homenagem ao 5ºconde de Sarzedas, D. Bernardo José Maria Lorena e Silva. Nomeado em 1766. Nasceu em 1756 e faleceu em 1818, no Rio de Janeiro. Governou a India por 9 anos até 1816.

Conselheiro Furtado: Francisco José Furtado nasceu em Oeiras em 1818 e morreu em 1870. Foi ministro da Justiça, presidente da província e senador d 1864 a 1876.

Espírita: Antonio Gonçalves da Silva nasceu na cidade do Porto, Portugal, em 1838. Mais conhecido como Batuíra, foi um famoso médium precursor do Kardecismo no Brasil. Como era muito ligeiro, recebeu o apelido de Batuíra, nome popular de uma ave muito arisca, a narceja. Foi diretor e ator. A rua se chamava rua do Espírita, um reconhecimento ao muito que fez pelos mais carentes.

Fagundes: pequeno município paraibano, localizado no Planalto da Borborema, com cerca de 12 mil habitantes. A Pedra de Santo Antônio é o seu principal ponto turístico, recebe muitas visitas de brasileiros e estrangeiros.

Galvão Bueno: Nada a ver com o narrador polêmico da Globo. A rua homenageia ao Dr. Cralos Mariano Galvão Bueno, 1834-1883. Seu nome anterior era “rua detrás do cemitério”.

Da Glória: a rua do Nippak é uma alusão à Chácara Nossa Senhora da Glória que ficava nos arredores. Essa rua que seguia para o caminho de Santos, foi batizada em 1851. No começo da rua, ficava a sede da gloriosa escola da escola de samba Paulistano da Glória.

 

 


 

 

Meu poema no livro Hiperconexões 3, organizado por Luis Braz, editora Patuá, recém lançado.

 

FIM DA SECA

 

Alô, carentes, cheguei!

E vim para arrasar.

Seus problemas acabaram

de terminar.

Estou disponível

24 horas por dia,

7 dias por semana,

seu sacana.

Sou fiel, portanto

Corno, nunca mais!

Vamos curtir o bem-bom

de mil maneiras.

Relaxe e goste.

Não sou fria,

Sophia é o meu nome,

Muito prazer!

E bota prazer nisso.

Sophia,

Robô sexual,

Pra você gritar uau!

Quando a gente

Estiver juntos

furunfando.

Não sou uma roubada

vou lhe causar arroubos

E meu preço não é um roubo.

Maquina de prazer

que a DR dIspensa

Aceita romance

Não tem dor de cabeça

Nem critica performance

Os japas me adoram

Os americanos também

o mundo inteiro, enfim.

E você brasileiro

tem medo de mim?

 E então,

 vamos ter um caso,

 tirar  o seu atraso.

Como assim,

Não tá a fim?

Não faça isso!

 Esse botão, não!

    Clic!

 

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

    Related Post

    SILVIO SANO > NIPÔNICA: Debate no Bunkyô? Ok! Vamo...   No embalo dos debates iniciados, pra valer, pelas principais emissoras de televisão, provavelmente mal acompanhados pela comunidade nikkei, ...
    CANTO DO BACURI > Francisco Handa: Era uma vez em ...   Pelo menos assisti três vezes este filme.  Claro, em épocas diferentes, mas cada vez mais curioso em perceber a intensidade sensorial de...
    ERIKA TAMURA: Êxodo brasileiro A crise financeira e política no Brasil, tem contribuído de forma direta para que haja um aumento significativo de brasileiros que optaram em vive...
    JOJOSCOPE: Japão na GIFT FAIR 2015 O Japão estará presente na 50ª Brazilian International Gift Fair, uma gigantesca feira de utilidades domésticas e artigos para presentes voltada para ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *