JORGE NAGAO: Taka#SomosTodosSumô

resized_13207354

 

– O que é o Sumô? – perguntou a professora.

– É uma luta entre dois gordões de fraldões- respondeu uma aluna.

Resposta certa? Em parte, sim. No Japão, onde o sumô é profissional é exatamente assim.

No Brasil, onde o sumô é amador, este esporte japonês acolhe a todos os interessados: mulher ou homem, gordo ou magro, crianças, jovens e adultos de todas as raças e pesos.

“É preciso ter humildade para aprender essa luta. Se cair, levante, ergue a cabeça e vai em frente. Como na vida real, tem que aprender com a adversidade.  O sumô é simples: vence quem empurra o adversário para fora do círculo/doyoo ou o derruba. A luta dura segundos, a maioria não vai além dos 15 segundos”- contou Taka ao repórter do programa Vida de Atleta, da TV Gazeta.

A seguir, mostrou a faixa branca/mawashi usada pelos amadores e a preta, dos profissionais, que pesa cerca de 8 quilos. Antes da luta-demonstração, Taka   e o repórter magrelo jogaram um punhado de sal no ringue. A luta foi muito divertida, com Taka carregando o neolutador e takando-o fora do círculo.

Noutra entrevista, Taka disse que foi arrastado pro sumô pelo pai que queria que esta luta fosse divulgada no Brasil.  O objetivo foi alcançado, segundo ele, mais de 80% dos praticantes são brasileiros.

Cida, por exemplo, acompanhava a filha Joice que logo foi campeã.  Certa ocasião, acompanhando a filha num campeonato em Londrina, completou a equipe paulista. E não parou por aí. Passou a treinar outras meninas, além da filha, e tornou-se técnica da Seleção Brasileira Feminina de Sumô.

– Pois é, conta com orgulho, eu que sou Cida, a diarista, no fim de semana, sou Maria Aparecida, técnica da seleção, treinando meninas, muitas filhas de meus patrões.

Alan Galvão migrou do judô para o sumô. Seu currículo é invejável: 5 x campeão brasileiro, 5 x campeão sul-americano e 3 participações em campeonato mundial. Só perde para o Taka, 10 x no brasileiro, 5 também no sul-americano e 5 copas mundiais.

Taka, depois de uma boa participação no Japão, em 1999, foi convidado para se profissionalizar. Mas era um projeto de longo prazo pois somente os 60 primeiros do ranking recebem salários, os 140 restantes ganhavam somente a comida. Preferiu ficar no Brasil para estudar e não se arrependeu pois no ginásio municipal Mie Nishi/Seme, no Bom Retiro, encontrou a sua namorada, hoje, noiva.

Bancário de dia, trabalha à noite no Izakaya Kintaro, bar da família, point dos sumotoris. No ano passado, os irmãos Taka/William e Wagner/ Yoshi  Eguchi, filhos de D.Líria, responsável, pelas guloseimas do bar, foram notícias nos jornais. O bar teve que fechar pois Yoshi ia participar de um torneio na Colômbia. Graças aos churrascos, jantares e rifa tipo  “Ajude o gordinho ir à China” promovidos pelo bar, sempre com o apoio dos fregueses  e amigos,eles  arrecadam a grana necessária para essas viagens internacionais.

Se você se interessou pelo sumô, compareça aos treinos no Bom Retiro ou vá tomar um quente no Kintaro, na rua Tomás Gonzaga, 75, na Liberdade, para bater um papo com os simpáticos irmãos.

E viva o sumô! Takale pau, Taka!

 


 

 

……………………..EPIDENGUIA  (jn)

 

Dengue,

Que perrengue!

zzzzz

Pegou o Guerreiro

que pegar as gueixas

então é guerra!

zzzzzzz

Sem guéri-guéri,

seja um Guevara

um guerrilheiro

um ciborgue

que persegue

e extingue

Esse dengoso sanguessuga.

zzzzzzzzzzzzzz

Pegue a raquete

o estilingue

bolinhas de pingue-pongue

vá aos  guetos

deságue tudo

a gente consegue

vencer a dengue

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Lá vai ele, em zigue-zague,

z   z   z   z   z   z   z   z   z

z   z    z  z   z   z z  z   z

PÓF!

The Eng!

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

     

     

    Related Post

    JORGE NAGAO: GAIOLA SF Nos anos 80, era moda entre a moçada, viajar pelo Rio São Francisco, o Velho Chico, durante dez dias, dormindo na rede. O gaiola, como é chamada a emb...
    CANTO DO BACURI > Francisco Handa: Um olhar sobre ... Em recente viagem a este país enigmático, a terceira realizada por interesses pessoais, ainda me causou um espanto. Não se trata apenas em perceber qu...
    MUNDO VIRTUAL: Terrorismo e mundo virtual Como apaixonado pelas questões do mundo virtual, lamentei saber que a internet vem sendo usada por terroristas para recrutar jovens suicidas e que os ...
    BELEZA BY YUMI KATAOKA: Make Lilás Esfumaçado Olá amigas, Hoje vamos fazer passo-a-passo de um olho lilás esfumado. E aquele medo de usar sombra roxa e ficar parecendo uma olheira? E se borrar?...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *