JORGE NAGAO: Thanks, Leicester!

Comemoração do título e gol de Ikasaki, de bicicleta, contra o Newcastle.

Comemoração do título e gol de Ikasaki, de bicicleta, contra o Newcastle.

 

1458045818304

 

Era uma vez, um pequeno time de futebol de uma cidade pequena no interior da Inglaterra, que era campeão de rúgbi e de basquete, mas que não sabia que entraria para a história do futebol.

Os boleiros do mundo inteiro agradecem ao Leicester pela façanha de vencer a Premier League com pouco money e um elenco limitado mas com muita garra e união. Comandado pelo técnico italiano Claudio Ranieri esse exército de brincalhones derrotou gigantes como o Liverpool, o United, o City, Arsenal, Chelsea e Totenham, entre outros. Seria como o Figueirense ou o Santa Cruz vencesse o Brasileirão com duas rodadas de antecedência. Zebra, bota zebra nisso!

No ano passado, o Leicester City Football Clube was on the fundo do poço. Na lanterna da tabela, praticamente rebaixado, até que cidade foi sacudida com uma notícia: a ossada do Rei Ricardo III foi encontrada 527 anos depois, num estacionamento da city. The king não tivera um enterro digno e ainda ficou com fama de furioso por causa de Shakespeare.

Fizeram uma little cow/vaquinha para um re(i)enterro na cathedral. A população colaborou e o patrocinador King Power completou a arrecadação necessária para reisgatar a honra do rei que morreu numa batalha próximo de Leicester. Durante essa campanha, O inglês que é como o brasileiro,não perdeu a piada:

– Quem vai ser enterrado primeiro: o time ou o rei?

Após o enterro real, a imagem do rei guerreiro foi resgatada e o time, milagrosamente, ganhou do West Ham com um gol de King! E foi vencendo, somando pontos e escapou da degola. Viva o rei que ajudou o time do King Power Stadium.

Veio 2016. Chegou Claudio Ranieri um técnico italiano perdedor. E o atacante argelino Mahrez vindo da segunda divisão do Francês. A torcida não botava fé no time. O “Lestar” seria last again?

Jogo de estreia, o técnico pediu para tocar no estádio um hit do Kasabian, a banda de rock local. Deu certo. O LCFC ganhou de 4 com 3 gols da dupla de ataque, Vardi e Mahrez, que valia  apenas R$5 milhões.

O time foi ganhando até que levou um sacode do Arsenal, em casa: 2×5. Fim da magia? Não, o pequeno time dos fox/raposas seguiu em frente com a sua torcida que canta e vibra, rsrs, e chegou na liderança no fim do primeiro turno.

A ESPN Brasil resolveu transmitir os jogos da sensação do Inglês que bagunçou o campeonato. Na semana passada, o canal do fã de esporte, exibiu o Especial Leicester e contou um pouco da história da cidade.

Com 300 mil habitantes, a multicultural Leicester foi a first city a ter minoria white.  30% of the peoples são indianos que eram hostilizados quando frequentavam o stadium. Hoje, convivem bem compartilhando as vitórias do time of the heart.

A imprensa e os adversários continuaram esperando que o cavalo paraguaio/inglês empacasse mas o inacreditável Leicester seguiu firme and strong rumo ao título.

Vardi, 23 anos, chegou ao time dos azuis para jogar a 7ª.divisão. Com seus gols ajudou o Leicester que foi subindo, subindo, subindo, até chegar `a Premier League.

Na temporada 2015/16, Vardi foi o artilheiro e Mahrez foi eleito the best of Premier League. Vardi ainda quebrou um recorde fazendo onze gols em jogos consecutivos. Ainda foi homenageado com o café Vardicchino, um café com a imagem dele feita com canela.

Claudio Ranieri, após os jogos, levava os seus guerreiros a uma pizzaria italiana e assim mantinha o grupo unido e motivado.

No domingo,01 de maio, a torcida se preparou para comemorar o título diante do United. Festa adiada por conta do empate. Na segunda, o principal oponente Totenham precisava vencer para continuar a sonhar com o título

Fifty years after a Inglaterra conquistar a sua Copa do Mundo, em 1966, o little Leicester, fundado em 1884, ganhou este ano a Premier. O último campeão inédito foi o Notinghan que levantou a taça em 1978. Neste ano, o Guarani foi o primeiro team do interior a vencer o Brasileirão. Quem não se lembra do trio Careca, Zenon e Renato?

Mas foram 50 torcedores de Leicester que mais se deram bem, alguns ficaram milionários. Colocaram suas libras no Leicester Champion e ganharam cinco mil por cada libra apostada. Ei, ainda dá pra apostar no Figueirense e no Santa Cruz?

No jogo seguinte, the singer Andrea Bocelli homenageou o amigo Ranieri cantando no King Power Stadium emocionando o técnico, enfim, campeão.

Por essa história ter rei, no país do Buckingam Palace, concluiu o competente repórter João Castelo Branco, da ESPN, parece um conto de fadas com um final FeLeicester.

The End.

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

     

    Related Post

    HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
    AKIRA SAITO: LEALDADE   “A beleza da relação entre duas ou mais pessoas é simplesmente a capacidade de se manterem leais umas com as outras.” No antigo código de con...
    BEM ESTAR: O que é viver? Chegou o momento do despertar! Aprendizes da vida, como humanos, acordai. Vamos relembrar para o que vieram fazer nesse plano terreno. Vieram...
    SILVIO SANO > NIPÔNICA: SOU SÃO PAULO?!   Doze anos atrás, em minha primeira fase deste jornal Nippak, o já redator-chefe, Aldo-san, pediu-me para escrever um artigo sobre minha impr...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *