JORGE NAGAO: Vamoqvamu e tamojuntu + Tristorosa

Tamojuntu e vamoqvamu

 

 

 

Cachoeira faz um sinal e a banda pára a música.

— Boa tarde, pessoal! Como é que é mesmo? Primeiramente… – estica o microfone pra multidão.

— Foooora, Temer! Foooora Temer! – responde a massa.

 

— Ô abre alas que eu quero passar. Eu sou da luta, eu quero passar. Eu sou da luta, eu quero passar. – canta o moço do som. Para provar que não somos baderneiros, vamos cantar o Hino Nacional, galera. Pronto, maestro?

 

— ”Ouviram do Ipiranga um FORA TEMER

De um povo heroico o brado FORA TEMER

E o sol da liberdade em FORA TEMER

Brilhou no céu da pátria um FORA TEMER

Entre outras mil és tu, Brasil, Ó FORA TEMER

Dos filhos deste solo és mãe gentil, FORA TEMER Brasil!” – cantam os patriotas.

 

— É isso aí! Vamuqvamu! Vem cá, Guilherme, do Movimento dos Sem-Teto. – convida Cachoeira.

— Boa tarde, meu povo! É um prazer estar com vocês que moram na jogada e apoiam o nosso movimento. Somos sem-teto, sem medo das bombas de gás e temer jamais esses que assaltaram o poder. Tamojuntu, galera. Sua casa vai cair, golpista! Cantem comigo: Ai, ai ai ai ai, se empurrar o Temer cai.

— Ai ai ai ai ai, se empurrar o Temer cai. – repete o público.

— Que maravilha! – diz Cachoeira . E agora, vamos receber a Camila, líder estudantil.

— Obrigado, Cascata!

— Cachoeira, Camila! Cascata comigo não tem vez. – esclarece ele.

— Foi mal, parceiro. Eu sou contra o ensino médio. O ensino tem que ser ótimo. E essa história de escola sem partido é invenção desse governo golpista que quer tirar partido até da Educação. Governo pirata, não vai ter arrego, roubou meu voto, não vai ter seu sossego.

— É isso aí! – grita alguém na multidão.

 

— Pessoal, agora vamos de música. Com vocês, Chico de Holanda. – anuncia Cachu.

— “Apesar de Temer, amanhã há de ser outro dia,/ sem lhe pedir licença/

E eu vou morrer de rir/ esse dia há de vir antes do que você pensa.”

 

E agora Construção do golpe

“Armou daquela vez como se fosse a última,/ foi vice da Dilma como se fosse o máximo,com Cunha tramou como se fosse um mágico/ e preparou o golpe como se fosse impeachment assumiu como interino como se fosse sólido/ começou a desfazer o que fez a Dilma combinou com parceiros sem escrúpulos/ e agora acuado terá um final trágico”

Mas o que eu quero lhe dizer é que a coisa aqui tá preta. Valeu pessoal! – concluiu Holanda.

— Chico! Chico! – reage o povo.

(Primeiramente, esta é a primeira parte da minha crônica que está na antologia Primeiramente, organizada por Sonia Nabarrete e Vanessa Farias, lançada pela @link editora.)

Primeiramentistas: Luiz Bras, Fabio Mariano, Nanete Neves, Plínio Camillo, Renato Ladeia, Kakao Braga, Paulo Lai Werneck, Marcílio Godoi, Jorge Nagao, Gláuber Soares, Aline Viana, Sonia Nabarrete, Manu Araujo, Vanessa Farias, Germano Quaresma, Mauricio Kanno e Melissa Suárez. Que timaço!

 

 


 

 

Tristorosa, finalista do Jabuti

 

A mesma editora de Primeiramente, de Gláuber Soares, surpreendeu o mundo da literatura com o livro Tristorosa, do estreante Eugen Weiss, finalista do Jabuti, na categoria romance.

“Não sou colunista social. O objetivo deste breve texto não é por em risco, com indiscrições e fofocas, as sutilezas da narrativa e o prazer da leitura.

Direi apenas que os personagens desta novela-partitura tiveram a sorte de encontrar um compositor talentoso. O hábil contraponto ficcional de Eugen Weiss deu sentido à vida momentânea dessas criaturas voláteis. Mas não foi apenas talento técnico. Foi também afeto. Eugen apaixonou-se por seus personagens, e sofreu uma mudança profunda depois de conhecê-los.” (Nelson de Oliveira)

Parabéns, Eugen, por seu livro desconcertante. Chegou a sua Weiss!

 

Links da alink para adquirir os livros acima:

https://alinkeditora.commercesuite.com.br/contos/primeiramente

https://alinkeditora.commercesuite.com.br/romance-e-novela/tristorosa

 

 

JORGE NAGAO

JORGE NAGAO

além do Nippak e www.nippak.com.br,também está na constelação do www.algoadizer.com.br.
E-mail: jlcnagao@uol.com.br
JORGE NAGAO

Últimos posts por JORGE NAGAO (exibir todos)

     

    Related Post

    SILVIO SANO > NIPÔNICA: Participar é preciso…... O tema desta Nipônica, depois de tudo que ocorreu ao longo da semana que passou, não poderia ser outro senão... o mar de lama, inclusive literal, que ...
    JORGE NAGAO: Um nihondim em BH e Inhotim BH A  caravana Damas&Valetes  (Leonel, Marcílio/Mônica, Marilena e eu – Maria Balé, dodói, e Vivina, em compromisso familiar, não puderam ir) f...
    MUNDO VIRTUAL: Terrorismo e mundo virtual Como apaixonado pelas questões do mundo virtual, lamentei saber que a internet vem sendo usada por terroristas para recrutar jovens suicidas e que os ...
    JORGE NAGAO: O PERU DE FUJIMORI   Peru lembra Machu Picchu, maravilha do mundo. Quem chega nessas ruínas do império inca se encanta com esse lugar mágico. E se sente u...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *