JOVENS: ‘Exemplo de transformação’, Lidiane Yoshie Aoki assume Presidência do Seinen Bunkyo

Em cerimônia realizada no último dia 24, no Salão Nobre do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, no bairro da Liberdade, em São Paulo, Lidiane Yoshie Aoki assumiu a Presidência do Seinen Bunkyo. Formada em Ciências Contábeis, ela assume o cargo que era ocupado por Andrew Hideo Kajiyama. Além de Lidiane, também tomaram posse como vice-presidentes Luiz Gustavo Hiroki Komatsu e Guilherme Seigo Matsumoto.

Compuseram a Mesa o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, a vice-presidente do Bunkyo, Teruco Kamitsuji e o presidente do Comitê Jovem, Ricardo Luis Nishimura, além de Lidiane e Andrew.

Abrindo a série de discursos, Ricardo Nishimura lembrou que a atuação do Seinen Bunkyo não se restringe ao Bunkyo, “mas também fora dele, ajudando outras associações, além de planejar e executar seus próprios eventos”. “Todos os membros podem desenvolver suas habilidades e liderança dentro do grupo”, explicou Nishimura.

 

Lidiane Yoshie Aoki assume Presidência do Seinen Bunkyo e define metas.
Foto: Aldo Shiguti

 

Família – Como seu último ato, Andrew Kajiyama deu posse a Lidiane Yoshie parabenizando sua sucessora. Lembrou que, durante sua gestão, comemorou-se o 20º aniversário de fundação da Comissão de Jovens do Bunkyo e, para “honrar a história e a grandiosidade desta comissão e desta casa, evoluímos, passando a atuar de forma menos operacional e mais estratégica, com ações planejadas e eventos próprios voltados não apenas para a divulgação e valorização da cultura japonesa mas em multiplicação de conhecimento e desevolvimento pessoal profisisonal, contribuindo para o crescimento do grupo, do volume e do impacto nos nossos eventos e das nossas ações”.

Depois, bastante emocionado, falou sobre seu sentimento em relação à comissão. Disse que considera o Seinen “praticamente minha família”. “Com certeza, no ano passado e início deste ano, ouvi mais a comissão do que minha própria família. Toda experiência, todas as etapas e até mesmo as brigas vou levar com muito carinho porque foram os melhores momentos da minha vida”, destacou Andrew, acrescentando que “em nenhum outro lugar fiz tantos amigos, próximos e leais, quanto fiz aqui na Comissão”.

 

Teruco, Lidiane Yoshie, cônsul Yasushi Noguchi, Andrew e Ricardo Nishimura (a partir da esquerda).
Foto: Aldo Shiguti

 

Liderança – Já o cônsul agradeceu o convite e parabenizou a nova presidente. “Estou certo que, com sua liderança, o Seinen terá muito sucesso em suas atividades em 2018”, disse Yasushi Noguchi, lembrando que este ano comemoram-se os 110 anos da imigração japonesa. “Estou sempre destacando a importância da participação dos jovens nas atividades e espero que o Seinen Bunkyo, bem como outros grupos de jovens, participem ativamente das atividades”, frisou.

 

Andrew Kajiyama empossa sua sucessora, Lidiane Yoshie.
Foto: Aldo Shiguti

 

Transformação – Na Comissão de Jovens desde agosto de 2015, Lidiane conta que conheceu o trabalho do Seinen Bunkyo durante o Festival do Japão. “Trabalhar como voluntária pela Comissão de Jovens se tornou minha paixão. Descobri que vai muto além de apenas servir sem esperar retorno. É trabalhar entre amigos e rir entre amigos, tomar chuva e sol, ficar sem dormir e , no final, quando estamos exaustos, vem a sensação de termos feitos algo incrível com todos os esforços possíveis. Mas sempre lembrando que foi graças ao trablho em conjunto”, disse Lidiane, afirmando que o Seinen Bunkyo ajudou a transformar sua vida. “Quando estamos em grupo ganhamos força. Sempre bato na tecla que devemos nos unir para que possamos alcançar nossos objetivos. Meu desenvolvimento ocorreu de forma meio que automático na medida em que frequentava os eventos e os desafios iam aparecendo. Fui assumindo responsabilidades, como coordenar eventos, até receber o convite para assumir a Presidência”, disse Lidiane.

Ao Jornal Nippak, a nova presidente explicou que sua gestão será direcionada, principalmente, para o desesenvolvimento dos jovens. “A ideia é fortalecer ainda mais o grupo e assim difundir de forma mais abrangente a cultura japonesa, em especial os valores e a identidade, além de tentar aproximar os não descendentes que querem conhecer mais sobre o Japão”, observou Lidiane, lembrando que, fundado em fevereiro de 1997, hoje o Seinen organiza o  Hanashimashou (evento voltado para pessoas interessadas na língua e na cultura japonesa), palestras e a Revi, cujo objetivo é reunir membros de diversas entidades para abordar cenários da realidade vivida por eles para a análise dos problemas em suas entidades e a busca por soluções, além de apoiar as quatro entidades assistenciais – Kodomo-no-Sono, Ikoi-no-Sono, Yassuragui Home e Kibô-no-Iê e o próprio Bunkyo.

 

Lidiane assina o livro observada pelo cônsul, Andrew e Teruco.
Foto: Aldo Shiguti

 

Missão – Segundo ela, a Comissão de Jovens está bem alinhada à missão que se propõe, ou seja, a de preservar, valorizar e divulgar a cultura japonesa através da integração e desenvolvimento dos jovens das entidades em prol da sociedade. “Preservar, valorizar e divulgar a cultura japonesa é hoje o nosso grande desafio. Acredito que a comissão tem se esforçado bastante para cumprir esta missão. Além do Hanashimashou, organizamos wokshops de taiko, matsuri dance e temos muitos outros que estão por vir e que com certeza vão dar continuidade ao trabalho de divulgar a cultura japonesa”, disse Lidiane, acrescentando que, “quanto à questão da integração e desenvolvimento dos jovens das entidades em prol da sociedade, nós temos como principal evento a Revitalização”.

“A Comissão procura desenvolver também seus próprios membros e acredito que sou um exemplo deste processo. Quando entrei não falava nada e era extremamente timida e hoje consigo lidar com minha timidez, o que possibilitou desenvolver outras atividades profissionais e sociais e com isso contribuir melhor para a sociedade”, destacou Lidiane.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    MOGI DAS CRUZES: Kiyoji Nakayama volta ao comando... O Bunkyo – Associação Cultural de Mogi das Cruzes – elegeu no último dia 16 a sua nova diretoria. Em assembleia geral ordinária ficou estabelecido que...
    SOCIAL: Teru Teru Bozu garante tempo ameno no Tema...   A 5ª edição do Temaki Fest, no dia 27 de outubro, lotou as duas tendas armadas no jardim da sede da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-So...
    SALVADOR: Festival do Japão de Salvador atrai mais...   No último final de semana (25 e 26), foi realizado VI Festival de Cultura Japonesa – XXI Bon Odori, na Associação Atlética Banco do Brasil, ...
    PRESTAÇÃO DE CONTAS: O deputado estadual Hélio Nis... PRESTAÇÃO DE CONTAS – No último dia 11, o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) reuniu lideranças e representantes da comunidade nipo-brasileira na...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *