JUSTIÇA: Comunidade nikkei participa da Semana da Anistia

semana-da-anistiaIniciativa da Comissão da Anistia, instituição vinculada ao Ministério da Justiça e Cidadania, a Semana da Anistia reúne mais de 50 atividades espalhadas pelo Brasil. Entre elas, algumas envolvendo a comunidade nikkei. No sábado, 27, será realizado uma roda de conversa com jovens mobilizadores do coletivo “Perigo Amarelo”, que tratarão de identidade, memória e resistência. A atividade acontecerá às 15h no Centro Cultural São Paulo.

No domingo, 28, às 9h30, na Igreja São Gonçalo, no bairro da Liberdade , em São Paulo, uma missa especial relembrará o episódio da expulsão de 6.500 imigrantes japoneses e descendentes da cidade de Santos em 1943, com destaque para a atuação e resistência de Dona Margarida Watanabe, considerada a mãe da comunidade japonesa no Brasil.

Além disso, outras atividades serão realizadas paralelamente para reforçar a presença nipo-brasileira na Semana da Anistia:

Hoje, quinta, às 18h, o documentário “Perigo Amarelo” do professor e sociólogo David Leal, será exibido na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Após a exibição, um debate será realizado com a participação da Profª Daniela Bucci (Coordenadora do Observatório dos Direitos Humanos da Universidade),do Prof. Dr. Robinson Alves (Gestor do Curso de Direito) e da Profª Priscila Perazzo (Autora do livro “Prisioneiros de Guerra”).

Dia 28 de agosto às 9h30, na Igreja Santa Terezinha do Rio de Janeiro, missa em memória dos imigrantes japoneses confinados em campos de concentração no Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial.

Em Curitiba, o Espaço Memória, Mulher e Trabalho homenageia as mulheres que lutaram contra as ditaduras no Brasil, no Estado Novo (como a poeta e feminista Patrícia Galvão e Olga Benares, companheira do fundador do Partido Comunista do Brasil, Luís Carlos Prestes) e no Golpe de 1964, com a exposição “Onde está Suely?”. O destaque para Suely Yumiko Kanayama, que militou no Partido Comunista do Brasil e lutou na Guerrilha do Araguaia.

 

(Fonte: Jornal Memai)

 

Related Post

BRASIL-JAPÃO: Príncipe deve se reunir com a comuni... Conforme divulgado pela NHK, a emissora estatal do Japão, o príncipe do Japão Akishino e sua esposa, a princesa Kiko, serão os representantes da famíl...
VISTO PARA YONSEI: ‘Devemos corresponder a vontade... A Comissão de Orçamento da Câmara dos Representantes do Japão se reuniu na tarde do dia 28 de novembro e o deputado Mikio Shimoji – membro do partido ...
COMUNIDADE: Associação Aomori Kenjin do Brasil com...   A Associação Aomori Kenjin do Brasil realizou no dia 24 de agosto, na sede da Associação Centro Social Tochigi do Brasil (zona Sul de São Paul...
SILVIA IN TOKYO: Festival de Música Japão e Brasil... Músicos de Gunma realizam o “Primeiro Festival de Música Japão e Brasil 2015”.   Primeiro Festival de Música Japão e Brasil 2015   ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *