KABUKI: Mostra Fujima reúne dança e exposição no Bunkyo

A dança kabuki, elemento do teatro kabuki, gênero artístico que nasceu no Japão há 400 anos, é apresentado na Mostra Fujima de Dança Kabuki, que acontece neste fim de semana (4 e 5), no Grande Auditório do Bunkyo –  Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Realizada pela Cia Fujima de Dança Kabuki, no mês da imigração japonesa no Brasil, a mostra reúne espetáculos de danças clássicas e contemporâneas e uma exposição.

 

Expressões corporais, coreografias, gestos, vestimentas e acessórios fazem parte do universo kabuki. Foto: divulgação.

Expressões corporais, coreografias, gestos, vestimentas e acessórios fazem parte do universo kabuki. Foto: divulgação.

 

A exposição traz fotos e ilustrações, que explicam o movimento coreográfico, além de figurinos utilizados no kabuki e uma demonstração, ao vivo, das técnicas de vestimenta e maquiagem. Tal diversidade estará refletida nas apresentações de dança, realizadas por mais de 50 dançarinos, cobrindo as principais temáticas da dança kabuki e os estilos musicais mais representativos.

No domingo (5), a partir das 12h durante cinco horas ininterruptas, serão apresentadas 40 peças entre clássicas, com cerca de 10 minutos, e contemporâneas, com aproximadamente 5 minutos de duração.

Antes das apresentações de dança, às 10h, no espaço da Exposição, o público poderá acompanhar uma dançarina ser maquiada e vestida para abrir as apresentações de dança. A demonstração será realizada em um ambiente que destacará mais quatro grandes figurinos de palco da dança kabuki.

Muitos números clássicos serão acompanhados pela Orquestra Kabuki, único grupo musical do gênero no país, liderada pela mestra Kazuko Sugiura, que vem ao Brasil especialmente para o evento. A Orquestra Kabuki, composta por flauta, tambor e um instrumento de três cordas, chamado shamisen, contará ainda com a parceria dos músicos Setsuo Kinoshita, Mitsue Iwamoto e do Grupo Ikuta-ryu Seiha Brasil Koto no Kai. Na ocasião, o público terá a oportunidade de ver famosas danças clássicas kabuki ao som dos tradicionais instrumentos do gênero e do koto, instrumento de sete cordas.

 

Neste domingo, serão apresentadas 40 peças, entre clássicas, em cinco horas ininterruptas

Neste domingo, serão apresentadas 40 peças, entre clássicas, em cinco horas ininterruptas

Curiosidade – A ideia da mostra é aproximar essa arte tradicional japonesa do público brasileiro através de exposição fotográfica que explica a origem e a essência técnica das danças clássicas e que estruturam também as versões contemporâneas.

“Queremos instigar a curiosidade das pessoas que gostariam de apreciar a dança kabuki, compreendendo um pouco mais dos significados das coreografias pantomímicas que se valem dos gestos, expressões corporais, vestimentas e acessórios, para transmitir significados e emoções”, afirma Katsura Eguti, curadora da Mostra Fujima de Dança Kabuki e filha de Yoshinojo Fujima, que trouxe este estilo para o Brasil em 1961.

 

Continuidade – Fundada em 1961 pela coreógrafa e dançarina japonesa Yoshinojo Fujima, que se manteve à frente da companhia por 55 anos, a Cia de Dança Kabuki Fujima forma e mantém dançarinos profissionais e amadores no Brasil e no Japão. A escola também forma talentos nas áreas de maquiagem, figurino e cenografia relativos à dança Kabuki. Atualmente, 60 dançarinos integram a companhia, dirigida pela filha de Yoshinojo, Katsura Eguti.

A Cia de Dança Kabuki Fujima busca a continuidade desta tradicional arte japonesa não só entre os imigrantes e seus descendentes, mas através da difusão entre os brasileiros de todas as idades, que começam a se destacar nessa arte.

 

 

 

Mostra Fujima de Dança Kabuki

Exposição: Dias 4 e 5 de junho (sábado e domingo), 10h às 21h (Entrada gratuita)

 

Espetáculos de dança:

Domingo, das 12h às 17h (Preço único de 40,00 = Preço promocional de Meia Entrada: idosos, portadores de necessidades especiais, professores da rede pública de ensino, estudantes).

Onde: Bunkyo (Rua São Joaquim, 381, Liberdade)

 

Ingressos:

Cia Fujima de Dança Kabuki: terça, 14h às 18h; quinta, 10h às 12h; sexta, 16h às 18h. Rua São Joaquim, 381, 4º andar. www.ciafujima.com.br

Ingresso Rápido: (www.ingressorapido.com.br)

Related Post

ARTES: MuBE apresenta ‘A Paisagem Mexicana’, de Lu...   A Embaixada do México no Brasil, o Consulado do México em São Paulo e o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura inauguram nesta sexta-feira (14...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
MOGI DAS CRUZES: 32º AKIMATSURI RECEBE 88 MIL VISI... Realizado pela Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo), nos dias 1, 2, 8 e 9 de abril, em seu Centro Esportivo, a 32ª edição do Akimatsuri – F...
SESC/SP: Sesc Sorocaba traz Contação de Estórias c...   SESC Sorocaba apresenta nos dia 04 e 11 de maio às 16 horas,  Contação de Estórias com Origamis e Kamishibai, representada por Diana Ishimit...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *